A iluminação de apartamento é um dos pontos principais a serem pensados na hora de dar aquele tom no seu imóvel, deixando-o atraente e aconchegante ao mesmo tempo. Hoje em dia, existem diversas combinações de lâmpadas capazes de transformar o ambiente em apenas um clique.

Para um projeto de iluminação do apartamento sair do papel, é preciso criatividade e cuidado na hora de escolher qual é o tom de luz mais agradável, que combina com o cômodo em questão.

Pensando em como deixar seu apartamento iluminado, sem precisar  gastar muita energia elétrica, o Meu Imóvel selecionou algumas dicas para você deixá-lo com um toque especial. Confira!

O que levar em consideração no projeto de iluminação do apartamento? 

Algumas coisas básicas precisam ser levadas em consideração no momento de escolher a iluminação perfeita para o seu apartamento. É possível deixá-lo com a intensidade de luz ideal sem ser preciso usar lâmpadas de alta voltagem.

Cada ambiente do seu imóvel precisa de um toque de iluminação diferente, de acordo com sua função. Por exemplo, uma sala ampla pode se dar bem com lâmpadas claras e intensas, enquanto os dormitórios ganham destaque com luzes menos fortes.

Recomenda-se pensar a intensidade de luz que você deseja em cada cômodo, para não haver desperdício de energia elétrica. Por isso, dê preferência por lâmpadas fluorescentes e de LED, pois são mais econômicas, possuem voltagens menores e intensidade mais forte se comparada às tradicionais fluorescentes.

A coloração das paredes também precisa ser levada em consideração na hora de escolher qual é a melhor iluminação para seu apartamento. Ambientes com paredes escuras geralmente necessitam de uma lâmpada mais forte se comparado àqueles pintados com tons claros.

Durante o verão, é normal deixarmos as luzes apagadas pois elas esquentam ainda mais o ambiente. Lâmpadas incandescentes tendem a emitir mais calor em relação às fluorescentes e as de LED. Entretanto, cabe a você decidir qual é a melhor para iluminar cada aposento do seu imóvel.

Como criar a iluminação ideal para cada cômodo?

Cada cômodo de um apartamento precisa receber uma iluminação de acordo com sua função e características. Um dormitório, por exemplo, pode receber uma luz não tão forte quanto a de uma sala, um dos ambientes principais para reunir a família e receber os amigos.

São infinitas as possibilidades de iluminar os aposentos de um imóvel! Conheça a seguir, algumas dicas de iluminação para apartamento de forma a deixá-los com a luz que julgar mais ideal!

Iluminação de sala 

A sala possui múltiplas funções: descansar assistindo uma TV, receber visitas e reuni-las durante um jantar. Em apartamentos pequenos, essas três características se reúnem em um único ambiente, que precisa estar com a iluminação perfeita a ponto de não deixá-lo cansativo aos olhos de quem os vê.

Lâmpadas brancas (fluorescentes) ou amarelas (incandescentes) são as mais recomendadas para esse aposento, onde as luminárias possam instaladas apenas nos cantos, permitindo uma melhor distribuição da luz e destacando cada mobília.

As lâmpadas não necessariamente precisam ir em direção ao local onde a televisão estiver instalada, pois sua luz pode acabar refletindo na tela, impedindo as pessoas de enxergarem a telenovela.

Já na região onde a mesa de jantar estiver instalada, uma sugestão é embutir algumas luminárias no centro de teto, gerando amplitude do espaço e o deixando mais clean. Para completar a iluminação de sala, que tal um espelho na parede?

Iluminação para a cozinha 

A maioria dos apartamentos novos compactos não possuem uma cozinha extensa, sendo algumas abertas e em conjunto com a sala. Por ser um dos cômodos com maior circulação de pessoas, sua iluminação precisa estar de acordo com essa característica, de forma a deixá-lo ainda mais agradável.

Você pode iluminar a cozinha deixando-a clara em toda a sua extensão, pois, além de garantir uma maior amplitude de espaço, permite uma maior inspiração na hora de preparar pratos.

Uma sugestão é colocar lâmpadas brancas, principalmente na região onde a bancada e os armários estiverem instalados, deixando um menor contraste entre a cor verdadeira de um alimento e a sob efeito de luz.

Iluminação dos dormitórios

Os dormitórios são ambientes onde não há uma grande circulação de pessoas e, por isso, requerem uma iluminação mais aconchegante e intimista, que transmitem tranquilidade e paz.

As luzes um pouco mais fortes podem ser usadas apenas na região da escrivaninha e do closet, pois lá a iluminação precisa estar presente para conseguirmos escrever, ler um livro ou escolher a roupa ideal.

Já próximo à cama, o escurinho cai como uma luva! Recomenda-se o uso de abajures, com lâmpadas de até 40W ao lado ou, se preferir, algo embutido no teto, deixando o espaço ainda mais aconchegante.

Iluminação para uma varanda

Um dos espaços que cada vez mais tem ganhado destaque nos apartamentos é a varanda. Gourmet ou não, ela está presente na maioria dos novos empreendimentos e sedia inúmeras confraternizações durante o ano. Por se tratar de um ambiente externo, sua iluminação precisa se diferenciar da sala.

Lâmpadas de LED brancas ou amarelas são ideais para esse ambiente, pois são mais resistentes às chuvas e mudanças climáticas em relação as tradicionais incandescentes e fluorescentes. Além disso, elas valorizam a beleza externa, deixando-o mais vivo e alegre.

São diversas as combinações de luzes que você pode fazer quando for escolher a iluminação de apartamento mais agradável aos seus olhos. Mas, antes de pensar nisso, dê uma olhada nas opções de empreendimentos novos no site do Meu Imóvel! Acesse já!