O efeito estufa tem proporcionado um aumento gradual na temperatura a cada ano, fazendo as pessoas sentirem cada vez mais calor. Por isso, o número de pessoas interessadas em instalar um ar-condicionado em apartamento só aumenta a cada dia. Afinal, sentir um friozinho em meio às altas temperaturas é muito bom!

A maioria dos apartamentos construídos hoje em dia já vem preparados para receber aparelhos de ar-condicionado, principalmente na sala e nos dormitórios.

Hoje em dia, há diversos modelos de ar-condicionado para apartamento no mercado, resta saber qual é o que melhor desperta seu interesse e atende suas necessidades. Conheça a seguir, algumas informações sobre esse aparelho responsável por eliminar todo o calor existente em um ambiente!

Saiba como escolher o ar-condicionado ideal para o seu apartamento

Existem diferentes tipos de aparelhos de ar-condicionado, com diferentes capacidades de diminuir a temperatura de um ambiente. O algoritmo utilizado para calcular esse dado é o BTU (British thermal unit), cuja unidade equivale a, aproximadamente, 252 calorias.

Quanto maior o tamanho de um cômodo, maior terá que ser a quantidade de BTU dentro de um ar-condicionado, pois, caso contrário, o aposento não irá gelar em uma temperatura ideal.

Outro fator a ser levado em consideração é se o lugar onde o equipamento for instalado recebe uma grande intensidade de sol durante o dia, pois isso também colabora em um não funcionamento do aparelho de forma adequada.

Vamos fazer um exemplo prático: uma sala com 20 m² de extensão, o ideal é receber um ar-condicionado de 10 mil BTU´s. Agora, se esse cômodo recebe uma grande onda de calor durante o dia, esse valor já salta para 12 mil BTU´s.

Na maior parte das vezes, o valor dos BTU´s são encontrados nos manuais de instrução dos aparelhos ou nos sites do fabricante. Cabe a você decidir qual é o aparelho mais adequado para cada ambiente do seu apartamento.

Onde instalar o ar-condicionado?

Geralmente, o ar refrigerado é instalado nas salas e dormitórios dos apartamentos novos, que já contam com uma instalação pronta para receber esse eletrônico e deixar seu lar doce lar preparado para aguentar os dias de temperatura elevada.

O aparelho a ser instalado nas salas costuma ser maior em relação aos dos dormitórios, pois a área do primeiro costuma ser maior, além de nele haver uma maior circulação de pessoas durante o dia.

Contudo, ao instalar um ar-condicionado em apartamento, é preciso levar em consideração uma série de fatores para que esse processo possa ser feito com sucesso e sem apresentar problemas no futuro.

Dentre os dois maiores cuidados a serem tomados na instalação do eletrônico é verificar se as paredes estruturais do imóvel são aptas a receber um aparelho pesado, cuja maior parte fica para o lado externo.

Além disso, paredes que tendem a receber muito sol durante o dia não são as mais indicadas, pois isso pode atrapalhar o bom funcionamento do aparelho.

Principais tipos de aparelhos de ar-condicionado 

Existem inúmeros modelos de ar-condicionado, sendo que três deles são os mais utilizados nos lares brasileiros devido a praticidade na instalação e limpeza, e uma excelente facilidade para manutenção.

Instalados na parede ou até mesmo no teto dos apartamentos, o ar-condicionado é um item cada vez mais indispensável diante do cenário de que a Terra está ficando cada vez mais quente a cada ano. Confira, algumas peculiares sobre os três modelos mais conhecidos no Brasil!

Ar-condicionado central 

O ar-condicionado central para apartamento costuma ser mais caro se comparado ao portátil e split, entretanto, sua eficiência em climatizar um ambiente de forma rápida e sua fácil manutenção, fazem com que esse aparelho se torne muito vantajoso ao ser colocado em qualquer cômodo do seu imóvel.

Antes de adquirir um ar central, recomenda-se checar a estrutura do imóvel novo com a construtora e ver se o mesmo é preparado para receber esse equipamento pesado no teto. Na hora de instalar, é normal fazer pequenos buracos nas paredes, permitindo uma completa saída de ar.

Entretanto, tudo vale a pena no momento de tentar instalar algo bem no meio de um aposento, com o intuito de refrigerar todos os espaços sem excessão. Aparelhos instalados nas paredes, tendem concentrar uma temperatura mais amena apenas em uma parte da sala, por exemplo.

Ar-condicionado portátil 

Esse modelo de ar-condicionado é ideal para pessoas que não desejam fazer um buraco na parede do imóvel antes de acomodar um aparelho.

Também conhecido como climatizador, o ar-condicionado portátil para apartamento é ideal para ambientes pequenos, no qual não há necessidade de um equipamento grande com o intuito de deixá-los na temperatura adequada a ponto de não passar mais calor.

Seu reservatório de água fica concentrado na parte inferior e pode ser facilmente removido para limpeza e manutenção, sem ser preciso grandes esforços ou a contratação de um especialista.

Além disso, sua instalação requer um tubo extensor, que interliga a área externa da janela e a interna do ambiente, proporcionando o funcionamento correto do aparelho.

A grande vantagem do ar portátil é que ele pode ser levado em qualquer cômodo da casa sem maiores problemas – alguns até possuem rodinhas -, além de ser o mais adequado para um dormitório.

Ar-condicionado split 

Por fim, vamos falar do ar-condicionado split para apartamento, o mais utilizado por todos os brasileiros. Presente nas lojas, supermercados, escritórios e outros lugares comerciais, esse aparelho pode ser instalado facilmente em qualquer parede que comporte seu peso.

Um ar-condicionado split em apartamento possui duas interfaces: uma voltada para o ambiente externo, denominada condensadora; e outra a ser colocada na parte de dentro do imóvel, chamado evaporadora.

É muito importante que a manutenção e limpeza desse aparelho sejam feitas regularmente, pois, como parte dele entra em contato com o ar, suas grelhas tendem a acumular poeira e isso pode fazer você desenvolver alguns probleminhas básicos de saúde ao longo do tempo.

Sua grande vantagem em relação aos demais é o fato de ser muito silencioso, levando o mesmo a ser ideal para um ambiente em que não é possível sequer um ruído. Além disso, não é preciso fazer um grande buraco na parede na hora instalar esse aparelho de refrigeração.

Só mesmo um ar-condicionado em apartamento vai te refrescar e dar coragem para enfrentar o calor intenso nas ruas da cidade, não é? Então, encontre um lar novo onde seja possível instalar esse aparelho sem maiores problemas acessando o site do Meu Imóvel!