Prezando por mais sustentabilidade, muitos brasileiros têm investido na compra de apartamentos com elementos de iluminação natural na arquitetura. Normalmente, tais propriedades costumam ter alta luminosidade por conta de receberem a visita do sol por mais horas durante o dia, gerando economia de eletricidade.  

Muito mais do que um simples artefato de decoração, a luz solar tende a deixar o ambiente mais arejado e evita a proliferação de fungos e bactérias. Confira neste post do Meu Imóvel, mais informações sobre os benefícios da iluminação natural e sua importância quando o assunto é ambientalismo.

Como escolher um imóvel com iluminação natural

Um dos principais elementos de iluminação natural dos apartamentos diz respeito a sua posição em relação ao sol — uma importante fonte de luz. Esse fator, inclusive, é um dos grandes responsáveis pela valorização da propriedade em algumas situações.

Aqui no Brasil e demais países da América do Sul, apartamentos ao norte da bússola possuem tendência a terem uma maior incidência solar. Nesse caso, é importante considerar que cômodos, como salas e dormitórios, devem receber maior luminosidade pois são os locais onde os moradores permanecem por mais tempo.

A quantidade e o tamanho das janelas presentes nos cômodos é essencial para garantir a boa iluminação. Portanto, antes de fechar negócio, recomenda-se verificar a quantidade de luz a entrar nos ambientes em diferentes horas do dia.

Benefícios proporcionados pela iluminação natural

A iluminação natural residencial apresenta inúmeras vantagens envolvendo desde estilos de decoração cleans até uma melhor qualidade de vida dos moradores. Conheça a seguir alguns benefícios proporcionados por essa tendência.

1- Maior entrada de luz e menos gastos com eletricidade

Quanto maior luminosidade seu imóvel tiver, menos gastos com energia elétrica você terá. Do ponto de vista ambiental, essa é uma das grandes vantagens de adquirir apartamentos novos e prezar por uma melhor preservação da natureza.

Durante os meses de outubro e fevereiro, principalmente, é possível economizar eletricidade por mais tempo. Isso porque, com o horário de verão, o sol se põe mais tarde e você pode acender as luzes do seu lar uma hora mais tarde.

Nesta época do ano, os órgãos municipais incentivam o consumidor a seguir algumas dicas de economia, como:

  • tomar banhos mais curtos;
  • deixar a janela aberta até a noite, evitando acender as luzes e ligar ventiladores e ar-condicionados;
  • manter os eletrônicos no modo stand-by;
  • trocar as lâmpadas dos principais cômodos por LED, capaz de aumentar a iluminação e gastar menos energia,
  • ligar a máquina de lavar e o ferro de passar, no máximo, duas vezes na semana.

2- Aproveite a iluminação natural e invista na decoração

Pode parecer inusitado, mas uma das dicas sobre como aproveitar a iluminação natural diz respeito ao estilo de decoração do seu lar. Atentando-se às regras do condomínio, é possível envidraçar a varanda e parte das paredes do imóvel, aproveitando melhor a luz do sol.

Como complemento, é possível aplicar tons pastéis nas paredes dos principais cômodos, deixando-os com características cleans. Cores claras, geralmente, transmitem a sensação de leveza e tranquilidade no apartamento.

3- Iluminação natural é sinônimo de qualidade de vida

Moradores de apartamentos cuja irradiação solar é intensa costumam ter melhores condições de saúde e, consequentemente, mais qualidade de vida. Tudo isso porque o sol é uma importante fonte de vitamina D e a entrada de luminosidade é capaz de reduzir os problemas respiratórios.

Dicas de como aproveitar o melhor da iluminação natural

Como mencionado, é possível investir na iluminação natural na arquitetura usando tons pastéis na pintura das paredes. Ao contrário das cores quentes, que só retém o calor, deixando o ambiente mais quente, as cores claras aproveitam melhor a luminosidade externa, fazendo você economizar eletricidade.

Caso a irradiação solar esteja muito forte durante o dia, uma dica é usar persianas e controlar a intensidade de calor dentro do ambiente. Contudo, lembre-se de instalar aquelas de tons claros pois, caso contrário, de nada adiantará e o apartamento ficará mais escuro.

Uma alternativa às persianas, é utilizar cortinas de tecido fino e claro, capazes de transmitir a sensação de leveza no imóvel. Com elas, também é possível obter grande luminosidade dentro do apartamento, sem deixar o ambiente muito quente em dias de altas temperaturas.

Uma das principais novidades do mercado é a denominada iluminação zenital. Tal técnica consiste na abertura de pequenos espaços a serem cobertos por painéis de vidros ou clarabóias. Com isso, a luz solar permanece uniforme em toda a varanda por mais tempo.

A iluminação natural na arquitetura dos novos apartamentos é capaz de proporcionar diversas vantagens ao seu estilo de vida. Caso queira usufruir dessa tendência, não deixe de conferir no site do Meu Imóvel diversos lançamentos imobiliários e faça um excelente negócio!

Copyright © 2017 blog.appmeuimovel.com é uma iniciativa do appmeuimovel.com