Durante a época do verão, as temperaturas no Brasil costumam ser bem quentes, fazendo com que você queira ficar em uma casa arejada na praia ou com piscina. Porém, nem sempre viajar é uma possibilidade e o clima pode ficar desagradável para quem fica dentro de casa.

Em alguns casos, nem ventiladores e ares-condicionados conseguem ser suficientes para lidar com todo esse calor no ambiente. Para melhorar essa situação, confira algumas dicas de como tornar o seu lar mais refrescante sem precisar de soluções muito complexas.

1.Use materiais e cores favoráveis

A primeira dica de como deixar a casa mais arejada seria evitar decorar o ambiente com objetos de materiais que costumam reter calor. Além disso, é importante usar cores claras nos cômodos. Itens como tapetes felpudos e almofadas aveludadas de tons mais escuros, por exemplo, precisam ser evitados nos dias mais quentes.

Fora isso, cortinas de tecidos grossos e cores escuras são outros elementos que precisam ser substituídos. Em vez deles, opte por materiais mais suaves, claros e naturais, como cetim e algodão, pois costumam melhorar a sensação de frescor.

2.Coloque plantas nos ambientes

Se você for amante de plantas, já deve saber que elas dão a qualquer ambiente uma grande sensação de conforto. Segundo especialistas, indica-se que certos tipos, em grande quantidade, fiquem no mesmo lugar, tornando a casa arejada.

Saiba que as espécies com folhas maiores costumam ser as mais recomendadas, como samambaias e avencas, por exemplo. Elas costumam sobreviver muito bem em locais internos e têm uma manutenção bem tranquila, tanto em vasos quanto em jardins.

casa arejada

3.Tenha cuidado com a ventilação

Pode parecer óbvio, mas ambientes com ventilação são fundamentais para aumentar a sensação de casa arejada. Porém, deve existir certo zelo para que você não acabe contribuindo para que a casa fique abafada.

A forma certa de como deixar a casa mais ventilada é deixar portas e janelas abertas apenas nas horas mais quentes, desde que os cômodos estejam sendo usados. Caso contrário, se os outros lugares não recebem tanto sol, eles devem ficar fechados, porque o sol consegue esquentar esses ambientes e se mantém na casa por horas.

4.Faça da iluminação sua aliada

A iluminação consegue interferir na temperatura dentro da sua casa, por isso, é importante trocar lâmpadas incandescentes pelas de LED. Além dessa troca ser boa para deixar o ambiente arejado, acaba tornando a conta de luz mais econômica e os cômodos bem frescos.

Fora isso, aproveitar a luz natural acaba sendo uma recomendação bem comum e que faz bem para a saúde também. 

5. Escolha pisos com bons acabamentos

casa arejada

Outro detalhe que torna as casas arejadas e simples são os pisos. Aqueles feitos em porcelanato são boas opções se você morar em regiões em que o calor é presente durante todo o ano, como no Rio de Janeiro, ou em cidades do Nordeste, por exemplo.

Já para as outras localidades do país, os pisos de vinílico podem ser ótimas escolhas, pois eles conseguem manter o chão fresco no verão e confortável durante o inverno. Além disso, não costumam absorver tanta temperatura e mantêm as suas características originais, dando um ar sofisticado ao ambiente.

Acompanhe as publicações do blog Meu Imóvel

Viu só quantas sugestões para deixar a sua casa arejada? Agora é só escolher o que melhor se encaixa na sua vida. Para aprender mais sobre temas como lar, decoração ou dicas de empreendimentos, confira outras publicações no blog. 

Se está querendo mudar de casa, pode encontrar o imóvel ideal no catálogo do Meu Imóvel. Nele, você acompanha os últimos lançamentos de empreendimentos, seja de apartamentos ou casas. Veja nossas opções e garanta a melhor escolha!