Considerando os riscos dos raios, não é difícil questionarmos se foram instalados para-raios em nossos lares. Com um sistema que garante impedir o impacto das descargas elétricas, os para-raios, também conhecidos como SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas), propõem maior segurança e evitam diversas tragédias.

Quer ficar por dentro do SPDA e ter informações completas sobre esse sistema? Continue lendo, explicamos o que é e a importância de ter os Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas em um condomínio.

O que é SPDA?

spdaO SPDA minimiza danos em construções dissipando as descargas atmosféricas para um caminho seguro. Sendo assim, serve para proteger tanto condomínios quanto pessoas, tanques, tubulações, edifícios etc.

Dado que os raios são fenômenos naturais, o SPDA não impede que a descarga ocorra, mas reduz consideravelmente os riscos da queda de raios em prédios e outros ambientes.

O sistema SPDA é composto por subsistemas, sendo eles os de captação, descidas, aterramentos, equipotencialização e definições de distâncias de segurança. Nesse caso, o subsistema de captação é responsável por dissipar as descargas elétricas que atingiram a construção.

Por que o SPDA é importante em um condomínio?

A instalação de para-raio em um condomínio é importante por diversos fatores. O primeiro deles é que, de acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. São mais de 50 milhões de raios que caem pelo país, o que torna extremamente necessária a instalação do SPDA.

Além disso, condomínios altos possuem maiores riscos de descargas atmosféricas. Assim, torna-se imprescindível a instalação desse sistema.
Outro fato é que o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas também ameniza riscos de incêndios, explosões, danos materiais e risco de morte em pessoas e animais, causados pelas descargas elétricas.

Sendo assim, um projeto SPDA é eficiente também para evitar prejuízos não só materiais, mas também irreversíveis. Por isso, é essencial que condomínios tenham esse objeto instalados em suas áreas.

A instalação de SPDA é obrigatória em todos os condomínios?

spdaA NR-10 é um órgão que estabelece os requisitos mínimos para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente em instalações elétricas. Nesse caso, tal órgão determina que todo estabelecimento com potência superior a 75kw possua e mantenha o prontuário das instalações elétricas (PIE).

A instalação de para-raios é determinada pelo corpo de bombeiros para edifícios com altura superior a 30 metros de altura e instalações com mais de 1500 m². Além disso, o para-raios deve seguir todos os critérios de confiabilidade, de acordo com as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Acompanhe o blog Meu Imóvel

Gostou de saber tudo sobre o SPDA? Confira mais conteúdos como este! Para isso, não deixe de acompanhar nossas publicações. Mantenha-se informado com o blog Meu Imóvel!