Solicitar um laudo de avaliação de imóvel é algo muito sério, já que há diferentes maneiras e  objetivos para fazê-lo. Geralmente, é muito usado na compra e venda de apartamentos, com o intuito de se fazer um excelente negócio.

Ao solicitar uma avaliação do imóvel para a compra ou venda, é recomendado ter conhecimento sobre como o processo é desenvolvido e quais os tipos de laudos melhor atendem seus objetivos.

Veja a seguir, algumas informações importantes a respeito de como fazer cada laudo e quais suas principais características.

Tipos de laudos

Os laudos imobiliários possuem funções distintas, que caracterizam o modo de executar cada um. Usados na compra e venda de apartamentos novos, servem para calcular o valor venal do terreno, de toda área construída, dentre outras finalidades. Confira as principais características de cada um:

Valor venal: feito com base nos valores do mercado para se chegar a um preço ideal por cada m², é muito usado quando é necessário fazer desapropriações e verificar o preço do IPTU. A fórmula para calculá-lo em boa parte dos municípios se refere os seguintes fatores: localização, idade, tamanho da área e o número de reformas e modificações feitas ao longo dos anos.

Valor do terreno: varia de acordo com o bairro onde o apartamento de localiza, sua extensão e se o condomínio é fechado ou aberto. Geralmente, distritos com o IDH alto possuem um maior valor do m² em detrimento de regiões onde esse número é razoável.

Área construída: em apartamentos, se difere do anterior nas situações em que o imóvel é duplex, ou seja, possui dois andares. Por exemplo: o terreno tem 72 m² e a área construída é equivalente ao dobro, ou seja, 144 m². Aqui, também é levado em consideração a localização e se o condomínio é fechado ou aberto.

O que levar em conta na avaliação de um imóvel?

Para um laudo técnico de avaliação ser feito sem maiores problemas, é preciso definir respostas para alguns itens fundamentais que farão toda a diferença nos critérios de avaliação.

Antes de mais nada, é preciso saber se o imóvel será alugado ou para uso próprio. No caso da primeira opção, é fundamental avaliar quanto será o valor cobrado e se o mesmo é vantajoso ou não.

Feito isso, chegou a hora de conferir a descrição de tudo o que o apartamento pode oferecer, o tamanho de sua área e a localização. Isso é fundamental para definir o valor exato do condomínio.

Verificar a documentação e ver se nela estão contidas todas as informações do imóvel, bem como se não há nenhum problema relacionado a construção, é um passo importante que também precisa ser analisado.

Concluída todas essas tarefas, o ideal é que seja feito um laudo de vistoria de imóvel com fotos, para você ter certeza de que está fazendo um excelente negócio, além de conhecer o empreendimento pessoalmente, bem como a futura vizinhança.

Atualmente, existe a avaliação de imóveis online, que pode ser feita de forma fácil e rápida com algumas ferramentas disponíveis na internet, levando em consideração todos os critérios fundamentais para escolher o apartamento ideal.

Critérios levados em conta na hora da avaliação

No laudo de avaliação de imóvel para venda, muitas questões são levadas em conta para o resultado final ser o mais positivo possível. Confira a seguir, alguns desses critérios básicos e como eles interferem na compra ou venda de um apartamento:

  • Localização em bairro comercial, residencial ou industrial;
  • Infraestrutura do pedaço (saneamento básico, via asfaltada, gás canalizado);
  • Fácil acesso a linhas de ônibus e metrô;
  • Área total do terreno e de cada cômodo;
  • Situado em um quarteirão inteiro, no meio dele, ou em uma esquina;
  • Próximo à regiões de alagamento ou de morros;
  • Número de andares do edifício;
  • Quantidade de prédios existentes no condomínio em geral;
  • Em qual pavimento o apartamento está situado;
  • Quanto tempo o prédio foi construído;
  • Se está conservado e foi construído/reformado recentemente;
  • Número de vagas disponíveis no estacionamento,
  • Tamanho da área de lazer e quais as opções oferecidas.

Quem pode fazer a avaliação de imóveis?

Nem todas as pessoas podem fazer um laudo de avaliação de imóvel, pois é necessário conhecimento e experiência na área antes de assumir um compromisso desse nível.

O ideal é que ele seja feito por engenheiros e arquitetos, que se enquadram a norma número NBR-14653-2 da ABNT, de avaliação dos imóveis urbanos.

Agora que já sabe como fazer um laudo técnico antes de comprar o apartamento ideal, não deixe de conferir os melhores empreendimentos de São Paulo no site do Meu Imóvel. Acesse já!