Os studios e apartamentos pequenos estão fazendo o maior sucesso para quem não precisa de muito espaço, mas deseja morar em um local confortável e cheio de personalidade. No caso das cozinhas compactas, elas até podem parecer difíceis de decorar, mas com as dicas certas você deixa esse ambiente super adequado.

Assim, é possível cozinhar, locomover-se e fazer as refeições sem se sentir apertado. Quer saber como aproveitar melhor as cozinhas pequenas? Continue lendo, separamos sete dicas incríveis para você!

1. Somente o essencial

cozinhas compactas

Quem tinha uma cozinha gigantesca e passou a ter uma cozinha menor pode não se sentir confortável com o novo ambiente, já que não haverá espaço para colocar todos os itens que havia na cozinha antiga.

Nesse caso, a melhor dica é se livrar do que não precisa a fim de manter a cozinha pequena decorada somente com objetos que serão realmente utilizados. Assim, haverá espaço não só para itens como panelas, talheres, potes etc., mas também quadros, vasos, porta-retratos e outros sem consumir todo o espaço.

2. Armários de tamanhos adequados

Os armários das cozinhas compactas são feitos para atender seu tamanho pequeno. Nesse caso, não compre móveis que mal cabem no cômodo, isso só vai tomar espaço e deixar você sem espaço para circulação.

Uma boa dica, nesses casos, é contratar uma empresa de planejamento de móveis para que faça as medidas e fabrique móveis que caibam na cozinha e ainda haja espaço para circular. Assim, você tem uma cozinha planejada pequena, mas superbonita e feita pensando nas suas necessidades.

3. Prateleiras

Possui móveis adequados e já tem o que é essencial na sua cozinha, mas ainda sente que o local está apertado? Instale prateleiras e arames a fim de guardar itens que ficam espalhados.  

4. Organizadores

Existem centenas de tipos de organizadores de cozinha que ajudam a deixar tudo em ordem, sejam eles para usar em um armário ou gabinete, por exemplo. Desse modo, em um espaço que caberia somente pratos, com os organizadores, você conseguirá colocar pratos embaixo e copos em cima, tudo isso no mesmo espaço.

5. Mantenha tudo no lugar

Apesar de ser mais fácil limpar e organizar cozinhas compactas, qualquer coisa fora do lugar traz a impressão de falta de espaço. Por esse motivo, mantenha sempre o seu lar limpinho e com tudo no seu devido lugar.

Nesse caso, as prateleiras e organizadores podem ser bastante efetivos, já que comportam objetos e você pode colocar centenas de itens em um só espaço. Assim, você tem a cozinha dos sonhos sem o estresse que a bagunça traz.

cozinhas compactas6. Sem espaço para mesa? Que tal um balcão?

Ter cozinha compacta é abdicar de mesas, mas todos precisamos de um local para fazer nossas refeições, não é mesmo? Nesse caso, obtenha um balcão de tamanho apropriado para o seu ambiente.

É possível encontrar balcões e mesas de diversos tamanhos, justamente pela alta busca de apartamentos pequenos ou studios. Então, faça as medidas do seu espaço e obtenha o móvel que cabe melhor na sua cozinha.  

7. Pesquise, pesquise e pesquise!

Tem uma cozinha pequena e não sabe como melhorar o espaço dela sem precisar contratar um design de interiores ou um planejador de móveis? Meça você mesmo o seu espaço e pesquise ao máximo a variedade de estantes, armários, gabinetes etc.

Com um pouco de paciência e busca, é possível encontrar móveis lindos que complementam o lar em vez de só ocupar espaço. Essa é uma maneira de economizar, mas, ainda assim, aproveitar os benefícios que só as cozinhas planejadas pequenas proporcionam.

Acompanhe as publicações do blog Meu Imóvel

Viu só quantas sugestões para aproveitar melhor as cozinhas compactas? Solte a imaginação que, com certeza, o ambiente será muito charmoso e com o espaço necessário. Para saber mais sobre lar, decoração ou dicas de empreendimentos, veja nossas publicações clicando aqui.

Assim, você se torna especialista em diferentes assuntos e deixa sua casa ainda mais convidativa e elegante. E depois de conferir esse conteúdo, que tal aprender a fazer decoração minimalista