Fazer a decoração de cozinha pequena pode parecer uma tarefa muito limitada e difícil, uma vez que os eletrodomésticos já ocupam uma boa parte do espaço. Porém, assim como em outros cômodos, é possível trabalhar a amplitude, sobretudo com móveis funcionais.

Considerado o coração da casa, esse cômodo é um dos poucos que permite que cada centímetro receba móveis e demais artefatos. Se está buscando por dicas de como decorar cozinha, confira, a seguir, o conteúdo que o Blog Meu Imóvel preparou especialmente para você.

Aposte em móveis de canto

Para que seja possível aproveitar cada centímetro do cômodo, é válido apostar em móveis de canto na decoração de cozinha pequena. Além disso, projetos em formato “U” são muito bem-vindos nessas situações, uma vez que proporcionam ao cozinheiro o acesso a todos os pontos do ambiente e dos armários.

Além disso, esse formato de disposição dos armários e eletrodomésticos faz com que o centro da cozinha permaneça livre para circulação, o que também dá um “respiro” para o cômodo. Para quem conta com uma área um pouco maior, é possível explorar a ideia de ilhas.

decoracao-de-cozinha

Considere as mesas dobráveis e banquetas

Para quem deseja fazer uma cozinha pequena planejada, é interessante considerar a ideia de mesas dobráveis. Assim, é possível ter um móvel extremamente necessário, mas que não ocupe um espaço significativo no ambiente.

Mas, para quem não se agrada com essa ideia, outra opção são as bancadas americanas, que economizam espaço e contam, ainda, com banquetas, que contribuem muito para a decoração do cômodo. Por serem mais altos e estreitos, esses móveis podem abrigar, ainda, uma parte dos armários da cozinha.

Papel de parede na cozinha?

Os papéis de parede conquistaram todos os cômodos da casa, mostrando-se curingas nos projetos decorativos. E na decoração para cozinha, não poderia ser diferente. Além de dar um ar mais alegre ao ambiente, algumas de suas estampas — como de azulejos português e as listras — dão a sensação de amplitude à área.

No caso de utilizar papéis de parede estampados e coloridos, o ideal é fazer uso de móveis de cores claras, especialmente os brancos. Assim, o ambiente dará a impressão de ser mais amplo, ao mesmo tempo em que a escala de cores fará sentido.

Uma ideia que deixa a decoração mais moderna e que combina com as cozinhas simples e, também, as mais trabalhadas, são os papéis de parede de quadro-negro. Com ele, é possível trabalhar a criatividade e a versatilidade do ambiente, quando aplicado na parede inteira.

Deixe o ambiente bem iluminado

A iluminação é uma das partes mais importantes da decoração de cozinha, seja ela pequena ou grande. Além de ampliar o espaço, a luz também é responsável pelo aconchego do cômodo. Uma dica é mesclar luzes frias e quentes.

É importante escolher um ponto central da cozinha para que a iluminação atinja todas as partes do cômodo de maneira uniforme. Para quem optou por ter uma bancada americana, pendentes sobre ela proporcionarão uma experiência satisfatória para quem utilizar o ambiente, além de dar um charme especial.

decoracao-de-cozinha-imovel

Acompanhe o Blog Meu Imóvel

Assim como as dicas de decoração de cozinha, no blog Meu Imóvel você encontra ideias para decorar os demais ambientes da sua casa. Portanto, se você está compondo os ambientes ou reformando-os, acompanhe nossas publicações!

E, se você está procurando um novo lar, confira as opções disponíveis no catálogo do Meu Imóvel. Nele, você encontra a melhor seleção de apartamentos, podendo escolher de acordo com seu perfil e necessidades.