Se você está em busca de uma composição simples e elegante ao mesmo tempo, então vale a pena apostar na decoração minimalista. Mesmo com suas poucas cores e mobília, esse estilo deixa o ambiente muito aconchegante e acolhedor.

Quer saber mais sobre o que é decoração minimalista e dicas de como criar esse estilo de composição? Então, confira a seguir o conteúdo exclusivo que o blog Meu Imóvel preparou sobre o tema.

Características da decoração minimalista

Uma das características mais marcantes dos ambientes minimalistas é o fato deles serem compostos com o mínimo de móveis possível, pensando justamente em deixar os cômodos mais leves.

decoração minimalista

Surgido na década de 1960, o minimalismo preza por ambientes decorados com cores neutras, como preto, cinza e branco, e com itens decorativos em formatos geométricos. Além disso, seus móveis costumam ter mais de uma função, colaborando para deixar os ambientes multifuncionais.

Decoração minimalista e apartamentos pequenos

A decoração minimalista fica perfeita em ambientes amplos, mas, para quem mora em apartamentos pequenos, essa pode ser a melhor escolha. Além de não sobrecarregar os ambientes — o que faz com que eles pareçam menores do que realmente são —, ainda contribui na exploração da multifuncionalidade de móveis e cômodos.

Vantagens de criar uma decoração minimalista

Além de proporcionarem simplicidade, ambientes minimalistas possuem inúmeras outras vantagens envolvendo aspectos econômicos e funcionais, como:

  • Móveis minimalistas, como o balcão de cozinha americana, que ajudam a integrar melhor alguns cômodos do apartamento;
  • Por não demandarem grandes mobiliários, os itens que compõem os ambientes prezam por uma maior qualidade, resistência e durabilidade;
  • Cores neutras costumam deixar o ambiente simples, discreto e elegante ao mesmo tempo;
  • Seus móveis e objetos decorativos tendem a ser o mais simples possível e, por isso, costumam ter um baixo custo de aquisição,
  • Devido à presença de móveis multifuncionais, é possível obter economia de espaço, deixando-o mais livre.

Dicas de como decorar diversos cômodos de forma minimalista

Uma dica muito usada no estilo minimalista na decoração são dois tons neutros em uma mesma parede. Para isso, basta inserir papéis de parede branco e preto em linhas retas ou desenhadas, criando excelentes combinações.

Paredes claras e móveis escuros também são opções que se adequam perfeitamente às características minimalistas. Além disso, dessa forma, é possível ter a sensação de amplitude de espaço, principalmente em apartamentos compactos.

Sala de estar

As salas minimalistas costumam adotar móveis simples e, ao mesmo tempo, com mais de uma função — um exemplo disso é o sofá-cama, que permite receber visitas.

Suas paredes costumam ser pintadas com cores neutras que entram em perfeito contraste com mobílias escuras. Ainda, é possível escolher móveis com acabamentos em madeira clara.

Painéis de parede em substituição às tradicionais estantes também são excelentes dicas para deixar o cômodo mais amplo. Nele, é possível colocar a TV e algumas prateleiras para apoiar estátuas e apetrechos de decoração.

Cozinha

A cozinha minimalista costuma ser integrada a algum outro ambiente, por meio do modelo americano. Diante disso, uma dica é decorá-la de forma com que ela possa combinar com a mobília da sala, por exemplo.

Revestimentos claros nas paredes em combinação com finas faixas de pastilhas escuras são uma excelente opção para quem quer deixar esse ambiente amplo, simples e moderno. Já com relação ao piso, tons claros são mais indicados, com o intuito de combinarem esteticamente com os azulejos.

Dormitórios

decoração minimalista

Assim como todos os cômodos do apartamento, os quartos minimalistas prezam por simplicidade, modernidade e praticidade. Camas e guarda-roupas produzidos com madeiras leves combinam com as paredes e os revestimentos em tons claros presentes no ambiente.

Outra boa aposta na decoração minimalista do dormitório são os móveis com acabamento e design em linha reta, pois transmitem elegância e leveza. Para completar, uma sugestão é pintar apenas a parede da cama com tons escuros, aumentando o glamour do ambiente.

Confira mais dicas de decoração

Gostou de aprender mais sobre a decoração minimalista? Então, confira nossas publicações para conhecer outros estilos de composição. Conte com a ajuda do blog Meu Imóvel para deixar sua casa ainda mais bela e confortável!