Há quem acredite que não há como decorar um apartamento pequeno devido à falta de espaço. No entanto, é possível criar um ambiente cheio de personalidade e totalmente funcional com poucos metros de área útil.

Confira, a seguir, as principais dicas para ter um apartamento decorado como você sempre sonhou – independentemente da metragem disponível -, e truques para dar uma sensação visual de amplitude no ambiente.

Como fazer

São inúmeras opções de decoração de apartamento pequeno, mas isso só funciona se houver planejamento. A regra para imóveis menores é desapegar do que não cabe e não acumular aquilo que está sem serventia.

Antes de decidir quais móveis comprar, tenha a medida de todos os cômodos do apartamento. Isso facilita na hora de definir o que colocar em cada local. Se possível, tente fazer esse planejamento no desenho da planta do imóvel.

Controle os impulsos

Para que o seu planejamento funcione e você tenha a mobília que sempre sonhou, não aja por impulso. Compre apenas o que for necessário e que terá serventia. Não adianta, por exemplo, adquirir um conjunto de sofá quando o espaço só comporta uma peça.

Faça integrações

apartamento-pequeno-imovel

Integrar ambientes vai além da questão de espaço. Até mesmo os locais mais espaçosos se utilizam da técnica — por serem tendência e, também, por se tratar de um conceito inteligente e dar sensação de amplitude ao ambiente.

Ao invés de comprar uma mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno, por exemplo, invista em um balcão que separe a cozinha da sala de estar. Além de aumentar visualmente o espaço, será um ambiente mais favorável para socialização.

Outra vantagem da integração é a praticidade de locomoção entre os cômodos. Há, ainda, a facilidade de organização dos espaços, já que o local será mais aberto e a visualização do ambiente como um todo será favorável.

Opte por eletrodomésticos multifuncionais

Apostar em eletrodomésticos funcionais é ideal para ambientes menores. Na decoração de cozinha de apartamento pequeno, por exemplo, aposte em cooktops e, quando possível, faça suportes nas paredes para embutir microondas e fornos.

Isso também vale para eletrônicos. Ao invés de colocar uma televisão que ocupe praticamente a parede inteira, invista em uma menor e aproveite o espaço restante para prateleiras, no caso de sala de apartamento pequeno.

Invista em móveis dois-em-um

Móveis multifuncionais são bem-vindos, principalmente para a otimização do espaço de todo o apartamento. Cama-baú, mesa de centro com gavetas, estantes com nichos, mesas dobráveis e até mesmo beliches são ótimos exemplos.

Dessa forma, todo o espaço disponível do apartamento é aproveitado, além de dar mais estilo e singularidade à sua decoração. É possível, ainda, planejar esse tipo de mobília, aliando conforto, organização e praticidade ao local.

Faça um projeto de iluminação

apartamento-pequeno

Quando, além de pequeno, o apartamento tem o pé direito baixo, é indicado investir em luminárias de chão e até abajures, para que o cômodo seja valorizado. Caso contrário, o ideal é utilizar lâmpadas embutidas.

Mas não deixe de pensar em toda a iluminação natural que pode ser aproveitada. Ela contribui ainda mais na sensação de amplitude, especialmente em locais com cores claras e monocromáticas.

Valorize as linhas

Para apartamento pequeno de pé direito baixo é recomendado explorar a verticalidade do local, pois ela proporciona amplitude. Já as linhas horizontais dão sensação maior de aconchego e conforto.

Fique por dentro das dicas

Gostou das dicas? Então, agora que você já sabe a melhor maneira de decorar apartamento pequeno, não deixe de acompanhar o blog do Meu Imóvel. Confira, ainda, as novidades de apartamentos disponíveis em nosso catálogo!