O momento de decorar a nova casa é o mais aguardado e, também, o que causa mais dúvidas, principalmente em relação à mobília. Afinal, em qual vale mais a pena investir: móveis planejados ou prontos?

A dúvida atinge especialmente os novos moradores de apartamentos, que possuem espaços mais limitados. Confira, a seguir, os prós e contras de cada opção de móveis e, assim, coloque fim a esse dilema.

O que deve ser analisado

Antigamente, os móveis sob medida eram peças muito caras e, por isso, presentes em poucas residências. Agora, a prática se tornou mais comum e acessível, principalmente quando se leva em consideração as novas medidas de imóveis.

As mobílias prontas também passaram por mudanças, uma vez que apartamentos com metragem menor se popularizaram. Assim, as lojas passaram a fazer peças com medidas mais próximas à nova realidade de moradias.

Por conta dessas evoluções, a dúvida sobre em qual tipo de serviço investir é cada vez mais comum em quem está pensando nos mínimos detalhes para montar um ambiente receptivo e aconchegante.

Uma dica valiosa é analisar a frequência com que você costuma mudar de endereço, se tem o hábito de colocar móveis em outros ambientes ou, ainda, se há a possibilidade de adaptar peças prontas em cômodos com medidas incompatíveis.

Estude, ainda, a facilidade de aquisição e ajustes de cada tipo de móvel. Não descarte, também, a urgência da mobília. Afinal, os móveis planejados costumam levar um tempo maior de entrega em comparação aos modulares.

As vantagens dos móveis planejados

Essa opção é cada vez mais buscada por quem mora em residências com medidas fora do padrão, como apartamentos muito pequenos ou, então, muito grandes; com vários locais a serem explorados e decorados.

moveis-planejados-imovel

A grande vantagem dessa opção é ter o móvel do tamanho exato do ambiente. Os mais comuns são as cozinhas planejadas, uma vez que é importante ter espaço no cômodo. Quando feito sob medida, todo o ambiente é aproveitado.

Além disso, a residência passa a ter mais personalidade, já que a mobília será planejada de acordo com o gosto do cliente. É possível ter um guarda-roupa com mais gavetas, uma estante com mais prateleiras, além de cores diferenciadas.

Ter um escritório planejado é certeza de conforto ao trabalhar em casa. A mesa terá o tamanho certo do ambiente e comportará, sem dificuldades, todos os equipamentos necessários, como computador, impressora e livros.

O mesmo vale para armários planejados. Ter a certeza de que terá o máximo de espaço para guardar suas roupas, sapatos e acessórios é reconfortante. Há, ainda, a liberdade de fazer um pequeno closet ou um grande guarda-roupa otimizado.

Desvantagens dos móveis planejados

Os móveis planejados demandam mais tempo de produção e, consequentemente, de entrega e colocação. Por isso, se você tem pressa para receber a mobília, talvez não seja uma boa ideia investir naqueles sob medida.

É preciso ter em mente que, quando colocados, esses móveis não poderão ser mais retirados dali. É como se eles passassem a fazer parte da estrutura da residência. Então, se você tem o costume de mudar de casa com frequência, pense bem antes de fazer um projeto.

Os móveis planejados para apartamento são uma boa ideia, uma vez que o espaço é ainda melhor aproveitado. Mas a residência é alugada? Se sim, vale a pena fazer o investimento em um móvel que você não poderá tirar dali?

Móveis prontos

Os móveis modulados ainda são os mais buscados no mercado, especialmente pela praticidade oferecida. Muitos deles possuem tempo curto de entrega e, algumas vezes, dispensam a contratação de mão de obra.

Outra grande vantagem é a possibilidade de brincar com a decoração, uma vez que esse tipo de mobília é “solta”. Os móveis modulados para quarto, por exemplo, podem se tornar uma estante para o escritório ou parte decorativa da sacada.

Esses móveis serão seus, e não da casa. Ao contrário dos planejados, os prontos te acompanham nas mudanças, uma vez que não foram projetados para aquele lugar exato. Se mudar de endereço, a mobília vai junto.

Desvantagens dos móveis prontos

Ter móveis prontos é mais fácil e prático, não tem como negar. Mas, por serem feitos em grande escala, eles geralmente possuem cores neutras e, assim, há menos chances de darem um ar singular em sua casa.

moveis-planejados

Para deixar o ambiente com a sua cara, será necessário investir em itens decorativos, uma vez que não será possível definir cores mais ousadas ou design muito diferenciado.

Você terá que se adaptar aos móveis. Não terá opções de mais gavetas no guarda-roupa, por exemplo, ou então de uma escrivaninha mais alta. Os itens de escritórios terão que caber naquele espaço, que não foram feitos com exclusividade.

Há, ainda, a questão das medidas. O tamanho do local em que ficará o móvel limitará as escolhas. A estante pode ser muito pequena para sua parede, ou então, a cômoda pode ser muito grande para o quarto. Alguns ajustes podem ser necessários, nesses casos.

Escolha final

A escolha entre móveis planejados e modulares, no final, dependerão do seu estilo de vida. Estude bem suas necessidades e, então, opte pelo mais adequado a você e à sua residência. Se você gostou das dicas, não deixe de acompanhar o blog do Meu Imóvel. Agora, se a sua busca inclui também apartamentos, confira nosso catálogo! Com certeza um deles atenderá perfeitamente às suas necessidades e ao seu estilo de vida.