Assim como as varandas gourmets, as cozinhas planejadas pequenas estão cada vez mais conquistando o gosto das pessoas que desejam um ambiente moderno e, ao mesmo tempo, prático.

Existem diversos modelos de cozinha sob medida pequena, que podem ser decoradas com estilos e cores de sua preferência. Mas, para que tudo fique em ordem, é muito importante que você saiba organizar o ambiente, de maneira com que se tenha um melhor aproveitamento de espaço. A seguir, confira algumas dicas especiais que o Meu Imóvel preparou para você!

Organização da cozinha

Ao adquirir uma cozinha planejada, é muito importante manter uma organização para que os móveis sejam instalados de modo com que nenhum espaço seja desperdiçado.

Na hora de dar aquela arrumada no armário planejado cozinha, o primeiro passo a ser dado é eliminar todos os acessórios que estão lá dentro, para que a limpeza comece do zero e nenhum resquício de bagunça permaneça nele. Vale lembrar que o conteúdo das gavetas, principalmente as que os talheres são guardados, também precisam receber uma faxina para eliminar qualquer resíduo de gordura ou de água.

Após o término dessa tarefa, chegou a hora de preservar o armário para que ele não sofra com a ação do tempo e estrague. Para isso, forre com um plástico incolor ou colorido todas as prateleiras e, em seguida, divida-as para que os alimentos sejam guardados separadamente dos pratos, copos e assadeiras. Mas lembre-se: tudo o que for de uso cotidiano, precisa estar em uma altura mais baixa em relação ao que é usado raramente.

Para que o micro-ondas não ocupe espaço no armário, o ideal é instalar  um nicho, com portas e gavetas, para acomodá-lo sem maiores problemas. Dentro das gavetas, uma sugestão é que sejam guardados os potes usados ocasionalmente para colocar as sobras de alimentos. Entretanto, retire as tampas dos mesmos para não correrem o risco de embolorar.

Vamos limpar a geladeira e o freezer? Para isso, retire todos os alimentos de dentro deles, verifique os que estão vencidos e descarte-os. Logo após, passe um pano em todas as prateleiras e compartimentos e coloque os mantimentos novamente, sendo que os laticínios fiquem na parte superior e os legumes e verduras embaixo. geralmente em uma gaveta de acrílico.

Para melhor aproveitamento das paredes da cozinha, instale suportes para pendurar utensílios usados no dia a dia. Grãos de arroz, de feijão, pimenta e demais temperos devem ser guardados em potes individuais e colocados em um lugar de fácil acesso, afinal, eles são usados diariamente.

Existem diversos móveis planejados para cozinha pequena, que deixam o ambiente agradável e aconchegante para que você se inspire e exerça seus dotes culinários.

Por fim, para destrancar espaço no ambiente, retire a mesa de jantar da cozinha e mova-a para a sala. Em seu lugar, coloque uma mesa-bancada, que pode ser facilmente desmontada após o término de cada refeição.

Cozinhas modernas

A maioria dos apartamentos novos possuem cozinhas de estilo moderno que contribuem para uma melhor manutenção, limpeza e praticidade.

O cinza é predominante nas cozinhas do século XXI, pois esse tom apresenta traços tanto do preto, quanto do branco, que são cores neutras, e garante uma melhor presença de luz no ambiente. Os eletrodomésticos, como a geladeira, são revestidos com aço inox, cada vez mais presentes nesse ambiente.

Em uma cozinha projetada pequena, o tradicional fogão está cada vez mais perdendo espaço para os cooktops, que são aparelhos de vidro portáteis instalados em cima da pia e de fácil limpeza. Os fornos a gás, nesse caso, são substituídos pelos elétricos embutidos na parede e em uma altura não tão baixa.

Os armários possuem diversos tons e, geralmente, são fabricados em MDF, uma madeira que não embolora com muita frequência e possui maior durabilidade.

O modelo de cozinha americana é facilmente aplicado na contemporaneidade, pois nele não há paredes que o separam da sala, sendo essa, a função de um balcão, que pode servir como mesa. Um armário planejado para cozinha pequena é ideal para ser usado em um ambiente como esse, que visa uma maior amplitude de espaço.

Cozinhas tradicionais e retrôs

Mesmo com a modernidade cada vez mais batendo na porta, há pessoas que preferem as cozinhas tradicionais, com estilo retrô ou com móveis mais simples. Nelas, os azulejos são, muitas vezes, pequenos e com ilustrações que remetem a uma decoração típica da segunda metade do século XX.

A cozinha pequena simples, geralmente, é composta por uma mesa de quatro ou seis cadeiras, fogão e geladeira brancos, armários de madeira e pia de granito. Para as paredes, que tal um relógio e deixar algumas panelas penduradas?

Móveis e eletrodomésticos coloridos também fazem parte desse estilo, visto que nos velhos tempos existia fogão azul, geladeira vermelha, pia de mármore ou de alumínio, armários com detalhes rústicos e as tradicionais cristaleiras.

Gostou das ideias de cozinhas planejadas pequenas? Então, não deixe de acessar o Meu Imóvel e conferir os melhores apartamentos que irão possibilitar você a ter a cozinha dos seus sonhos!