Ao realizar o sonho de ter uma moradia própria, muitas vezes, surgem dúvidas sobre como elaborar um apartamento decorado com um charme especial que irá agradar você e sua família.

Entretanto, antes de qualquer coisa, é preciso verificar qual é o tamanho do imóvel e o estilo e cores que mais lhe agradam, para, assim, criar o ambiente dos seus sonhos. Conheça a seguir, os principais tipos de decorações para seu apartamento!

Decoração ideal para cada tamanho de apartamento

No momento de escolher qual é a decoração que mais combina com o seu estilo de vida, é preciso saber como aplicá-la em ambientes de diversos tamanhos.

A decoração de apartamentos pequenos pode ser feita com uma menor quantidade de móveis, proporcionando um ambiente alegre e aconchegante ao mesmo tempo. Geralmente, esse tipo de imóvel é o preferido pelas pessoas solteiras ou que acabaram de  casar, que desejam um ambiente organizado e prático de limpar.

As paredes desses domicílios podem ser pintadas com tons claros que proporcionam tranquilidade e leveza para o lugar. Além disso, espelhos podem ser distribuídos pelos quatro cantos da casa, já que ampliam e proporcionam uma melhor iluminação no espaço

Agora, se você possui um apartamento grande, é muito fácil deixá-lo elegante sem precisar gastar muito e fazer grandes esforços. Entretanto, a uniformidade na hora de decorar todos os aposentos precisa ser mantida para que eles fiquem bonitos e aconchegantes em todos os sentidos.

Em ambientes amplos, como a sala, a iluminação precisa ser difusa, para que todo o espaço fique com a mesma luminosidade e faça um contraste com os móveis e espelhos a serem instalados neste cômodo. Já nos dormitórios, é ideal fazer com que a luz seja direcionada para a cama, de modo a deixar esse móvel em evidência no espaço.

Estilos de decoração

Agora que você já sabe como decorar ambientes pequenos e grandes fazendo o uso de cores e móveis que mais combinam com cada tamanho de apartamento, chegou a hora de conferir os diferentes modelos de apartamentos decorados que estão ganhando cada vez mais destaque no mercado:

Decoração clássica: é um estilo que dificilmente irá sair de moda. De origem grega e romana, esse estilo exige ambientes amplos para acomodar todos os móveis sofisticados produzidos, na maioria das vezes, com madeiras nobres e escuras, como a cerejeira. Outro material muito usado é o mármore, ideal para cozinhas e  banheiros. Quanto à pintura, cores claras, como o branco, são fundamentais para que se mantenha um contraste com a mobília.

Decoração retrô: nos remete a uma viagem no tempo, com peças e utensílios usados, principalmente, na segunda metade do século XX, quando a televisão e o rádio atingiram sua popularidade máxima. Móveis com formas abstratas, geométricas e com detalhes em xadrez são muito usados nesse estilo. As cores laranja, vermelha, amarela, rosa e azul dão cara aos ambientes compostos por móveis baixos e com as pontas arredondadas.  

Decoração noir: é aquela que possui a maior parte da mobília constituída na cor preta, que favorece uma maior elegância e sofisticação. Para uma excelente combinação e contraste, recomenda-se que as paredes sejam pintadas de branco.

Decoração industrial: cada vez mais ganhando espaço no Brasil e no mundo, esse estilo surgiu na década de 1960 em Nova York, quando os antigos galpões industriais se transformaram no que hoje chamamos de loft. Geralmente, as paredes desse estilo são constituídas de pequenos tijolos e pisos rústicos que, quando em contato com janelas grandes e amplas, deixam o apto decorado pequeno mais harmonioso.

Decoração rústica: proveniente da vida no campo, esse estilo é muito aconchegante. Geralmente, seus móveis são produzidos com madeiras que já sofreram desgaste devido à ação do tempo, mas que ainda possuem um acabamento. Peças artesanais, cadeiras de balanço, almofadas e mantas contribuem para deixar o ambiente ainda mais ruralizado.

Decoração minimalista: estilo no qual estética e funcionalidade precisam andar lado a lado, para que os ambientes sejam planejados adequadamente. Sua principal característica é prezar por um ambiente mais leve e confortável em detrimento do excesso de móveis e objetos decorativos, ajudando  na formação de algo modesto e de bom gosto.  

Decoração contemporânea: ideal para pessoas que almejam um ambiente moderno e agradável. Geralmente, é constituído por objetos com traços geométricos, que representam a alta tecnologia. O uso de cores e texturas, bem como traços suaves e neutros, entram em contraste com uma mobília larga e espaçosa, constituída por vidros, metais, pedras polidas, aço inox, dentre outros materiais que contribuem para uma luminosidade de destaque.

Decoração de sala de apartamento

A sala de estar é o principal cartão de visita em um apartamento decorado e, por essa razão, precisa estar equipada com paredes que entram em contraste com a mobília usada.

Existem diversos tipos de decoração de sala de apartamento inspiradas nos principais estilos, e que proporcionam ambientes aconchegantes e alegres para todos os gostos. O ideal é que as cores sejam harmônicas para que o espaço seja leve e confortável.

Já a decoração de sala de apartamento pequeno precisa ser composta por uma reduzida quantidade de móveis, de modo com que o ambiente não fique apertado e permita com que todos possam transitar por ele sem maiores dificuldades. Papéis de parede listrados, móveis arredondados e espelhos, contribuem para uma maior amplitude do espaço.

Que tal conferir opções de apartamentos novos e escolher uma decoração ideal para deixá-lo aconchegante? Para isso, acesse o Meu Imóvel e confira as diversas opções de condomínios na cidade de São Paulo.