Em tempos de crise, você pode estar se perguntando: será que vale a pena comprar um apartamento agora? Na verdade, tudo depende do tipo de investimento que pretende realizar e os financiamentos que terá que fazer para conseguir adquirir um cantinho só seu.

Além disso, é muito importante se informar a respeito da atual situação econômica do país e como ela pode interferir no mercado de imóveis, e, ainda, ficar por dentro de algumas dicas sobre como poupar recursos para fazer um investimento de maneira adequada.

Confira tudo isso e muito mais nas dicas que o Meu Imóvel preparou para você!

O mercado imobiliário atual

A recessão econômica que o Brasil enfrenta atualmente, reflete diretamente na compra e venda de imóveis. Somente em 2016, os negócios imobiliários sofreram uma brusca queda devido ao aumento do desemprego e das taxas de juros Selic.

Entretanto, após um período em queda, o mercado paulistano está se recuperando cada vez mais e já apresenta um aumento de 20,8% entre os meses de janeiro e agosto de 2017, se comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

O aumento pode ser considerado ainda maior se estabelecermos uma relação entre os meses de julho e agosto deste ano, em que houve um incrível aumento de 50,6% na venda de apartamentos. É importante dizer que, boa parte dos empreendimentos foram comprados de forma financiada, cujos valores giram em torno de R$ 200 mil.

Porém, em entrevista ao IstoÉ, o economista-chefe do Secovi, Celso Petrucci, afirmou que a expectativa é que, considerando os dados até agosto e as perspectivas para o final do ano, o mercado imobiliário tenha um avanço de apenas 10% em 2017, um número considerado fraco quando comparado a 2016.

Para 2018, o esperado é que o setor receba novos investimentos, acompanhado de uma diminuição do número de desempregados, maior estabilidade financeira e redução da taxa anual de juros básicos (Selic), cuja previsão é de 8% para o ano seguinte. Mas, lembre-se: antes de fechar qualquer negócio, é importante fazer um cauteloso planejamento.

Como planejar os custos?

Se você decidiu que é o momento certo para comprar um imóvel, o primeiro passo para realizar um investimento imobiliário é verificar qual faixa de preço está de  acordo com sua situação financeira e favoreça um financiamento sem grandes transtornos. A seguir, confira algumas dicas sobre como fazer um planejamento financeiro adequado:

  • Todo mês, ao receber o salário, faça um planejamento que permita que você não gaste todo o dinheiro e economize uma determinada quantia todo mês. Nessa situação, recomenda-se estabelecer um teto de gastos para fazer parte do seu cotidiano;
  • O ideal é que o dinheiro poupado não vire sinônimo de prejuízo. Por isso, é essencial que você aplique o seu capital em uma carteira de investimento para que ele renda periodicamente;
  • No momento de procurar apartamentos novos, verifique qual é a melhor forma de pagamento para adquiri-lo. As três mais comuns são: à vista, financiado e aquela feita por meio de um consórcio imobiliário. O ideal é verificar sua situação financeira e não deixar de pagar as parcelas, para que elas não se acumulem;
  • Ao escolher o apartamento para comprar, não tenha pressa para decidir qual é o melhor e que atende perfeitamente suas necessidades. Além de que, uma boa pesquisa antes de comprar também te ajuda a poupar uma graninha,
  • Atente-se quanto aos gastos extras, tais como documentação, encargos bancários e IPTU, que podem culminar em um aumento das parcelas iniciais, no caso de pagamentos financiados. Além disso, é importante pesquisar detalhes como o tipo de apartamento que mais lhe agrada e sua localização antes de fechar um contrato.

Como encontrar o bairro ideal para morar?

Se já estiver com algum apartamento à venda na planta em vista, é muito importante conhecer o bairro onde ele está localizado, bem como as facilidades que terá naquela região.

Uma das recomendações a serem seguidas é que você faça uma análise se prefere morar próximo do ambiente de trabalho ou perto do lugar de lazer favorito. Vale ressaltar que, quanto maior for o seu tempo de deslocamento para realizar as tarefas do dia a dia, mais trânsito você terá que enfrentar na capital paulista.

Escolha bairros que permitam que seu tempo de deslocamento seja menor para a maioria dos compromissos da sua agenda. Nesse caso, dê preferência para distritos que são atendidos pelo metrô e pela CPTM pois, com esses transportes sobre trilhos, você consegue cruzar a cidade sem enfrentar congestionamentos e maior tempo de viagem.

A proximidade com o comércio também precisa ser levado em conta na hora de escolher o melhor apartamento à venda em SP, já que estar próximo de conveniências como supermercados, padarias e  farmácias é essencial.

Verifique, também, a infraestrutura do bairro em questão, fazendo uma análise para averiguar se as ruas do entorno são asfaltadas e iluminadas, se o endereço fica próximo de um ponto de ônibus e se está perto de atrativos como parques e praças.

Antes da mudança, também é fundamental visitar a região em diversos horários e dias da semana para conhecer a nova vizinhança e conferir se ela é tranquila ou se tem movimento a qualquer hora.

Agora que você já conhece a atual situação do mercado e as melhores sugestões para comprar apartamento, que tal conferir as opções do Meu Imóvel? Acesse o site e confira os melhores imóveis para o seu perfil!