A área gourmet é algo que está se popularizando, principalmente em apartamentos. Alguns empreendimentos já são entregues com o espaço, enquanto outros são adaptados pelos seus donos.

O espaço, que é voltado para confraternizações com amigos e familiares, desperta o desejo de muitas pessoas, por ser um local diferenciado da casa. Mas será que vale a pena investir nesse ambiente? Confira a seguir.

Tipos de área gourmet

Antes de mais nada, é importante entender que existem as áreas gourmet externa e interna. As mais comuns são as varandas com churrasqueira e mesa de poucos lugares. Uma espécie de extensão da cozinha, com a comodidade da sala de estar.

A integração da cozinha com a sala de jantar e de estar forma um espaço gourmet interno. Esse formato proporciona um local aconchegante e, mesmo com os espaços delimitados, não causa distanciamentos.

Vale a pena investir no espaço?

area-gourmet

Os ambientes são muito vantajosos para quem costuma receber visitas ou organizar reuniões familiares e com os amigos. Além de receber os convidados de uma forma diferenciada, ainda oferece maior conforto.

Outra vantagem é concentrar os eventos em apenas um lugar, poupando a privacidade e ordem de demais cômodos da sua residência. Nos casos de áreas gourmet em varandas, há a vantagem de uma bela vista e sensação de liberdade.

Agora, se você não costuma receber muitas visitas ou realizar eventos em sua casa, o ambiente pode acabar ocupando um espaço que poderia servir para a criação de outro espaço, como um pequeno jardim ou uma extensão da sala de estar.

Quem pode ter uma área gourmet?

Os apartamentos são a prova de que não é preciso muito espaço para criar o ambiente. A área gourmet pequena é uma realidade e, com a otimização correta, é possível deixar muito aconchegante e receptiva.

E são diversas as opções de decoração que podem, inclusive, auxiliar no aumento visual do espaço. Usar pastilhas coloridas, quadros e aramados são opções que ajudam na técnica, além de embelezar ainda mais o local.

Para quem tem mais espaço, uma opção é fazer uma área gourmet rústica. Detalhes em madeira, decoração com plantas e mistura de estampas e cores dão um charme todo especial ao ambiente.

Área gourmet interna

area-gourmet-imovel

Para quem mora em apartamento e deseja ter a sua própria área gourmet, mas não tem espaço suficiente na varanda, ou até mesmo não possui uma, a opção é criar uma na parte interna da residência.

Ter uma cozinha aberta, com uma ilha separando-a da sala de estar, otimiza o espaço do apartamento, além de dar um toque de personalidade ao ambiente. A recepção é moderna e oferecerá conforto aos seus convidados.

Para mais dicas como essa e informações sobre decoração, criação de espaço e afins, não deixe de acompanhar nosso blog. E se você está com intenção de mudar de endereço, confira o catálogo do Meu Imóvel!