A ansiedade de comprar móveis para a casa nova é inevitável. Mas é necessário se atentar a alguns detalhes, especialmente na decoração de apartamento pequeno. Algumas cores e posições de móveis podem deixar o local com aparência ainda menor.

Se você está passando pelo dilema da escolha da decoração, mas não sabe ao certo o que comprar, confira 10 dicas de cores e posições de mobílias que vão dar a sensação de amplitude ao seu lar.

Branco aumenta o ambiente

As cores claras refletem luz e, com isso, cria-se a sensação de amplitude no ambiente. Sendo assim, pinte o teto, as guarnições e os rodapés de branco. Somados às cores claras, esses itens deixarão o local visualmente maior.

Cores escuras também estão liberadas

Da mesma forma que cores claras aumentam o ambiente, as escuras costumam produzir o efeito contrário. Por conta disso, os tons mais fechados passaram a ser, de certa forma, proibidos em lugares com pouco espaço.

Mas, se você tem um apartamento pequeno e, mesmo assim, quer apostar em uma parede de cimento queimado, por exemplo, saiba que é possível! Nesse caso, basta deixar as outras paredes brancas. Dessa forma, a luz ainda será refletida com intensidade, mantendo a impressão de amplitude.

Paredes são grandes aliadas

Usar móveis altos contribuem muito para a sensação de amplitude e, também, para mais espaço de armazenamento. É possível, por exemplo, ter uma estante com diversos nichos, oferecendo melhor acomodação para seus objetos.

A dica de decoração, aqui, é tomar cuidado para não acabar poluindo visualmente o ambiente, dando a sensação de local amontoado. Isso causa desconforto e, também, a sensação de que o apartamento é ainda menor.

Luz natural como melhor amiga

Uma das principais dicas para quem tem apartamento pequeno é deixar a luz natural entrar o máximo possível. Para isso, é necessário usar cortinas que não fechem completamente a visão da janela, um exemplo é as persianas.

Técnica do triângulo

decoração-apartamento

Encaixar determinados móveis em espaços muito limitados é um verdadeiro desafio. Fazer isso e ainda dar a sensação de amplitude é ainda mais desafiador. Mas, não precisa se desesperar! Basta utilizar a técnica do triângulo.

Para decoração de interiores, posicionar os móveis formando um triângulo, onde o centro é preenchido, dá a sensação de mais espaço. Por exemplo: na sala, faça com que o sofá represente uma das três pontas e, duas poltronas, as demais extremidades. No centro deles, coloque uma mesa.

Isso fará com que pareça que cabe muita coisa em pouco espaço, mesmo que a mobília seja pequena. Para fazer uma mesinha de centro, é possível usar dois tamboretes, por exemplo.

A versatilidade das listras

Há diversas maneiras de usar listras na decoração de apartamento pequeno. A estampa, que pode ser encontrada em papéis de parede e tapetes, dá a sensação de amplitude tanto quanto as paredes claras.

Em apartamentos muito pequenos, a dica é ter um tapete de listras finas — que podem ser pretas ou coloridas — e manter a parede branca. O tamanho da tapeçaria também contribui muito nesse quesito. Quanto maior ela for, maior o ambiente parecerá.

Paleta de cores

Unificar a paleta de cores de um imóvel pequeno é fundamental. Além de deixar o ambiente com um ar mais simples e refinado, elimina a impressão de um espaço bagunçado e poluído.

Espelho, espelho meu

Uma dica valiosíssima de decoração de apartamento pequeno é o uso de espelhos. Eles são peças coringas quando o assunto é ampliar o local, uma vez que refletem luz e dão a sensação de profundidade.

O mais indicado é o uso de espelhos maiores, porém, caso não seja possível, faça um conjunto de peças menores e preencha a parede com elas. Isso dá um ar moderno e é tão eficiente quanto o objeto inteiro.

Prateleiras para organização visual

As peças podem mudar todo o estilo do ambiente, deixando-o com ar refinado, como, também, pode proporcionar um visual mais despojado, dependendo do que for usado para mantê-la fixada.

Outro ponto a favor das prateleiras é o espaço que elas oferecem para organização e, também, objetos de decoração. Vale ressaltar que a decoração vertical e larga dá a tão desejada sensação de amplitude.

Móveis funcionais são bem vindos

apartamento-pequeno

Por proporcionar a organização inteligente de poucos metros, os móveis multiuso mantêm o ambiente completo, possibilitando, por exemplo, a chance de ter uma mesa de centro e uma mesa de jantar em uma única mobília.

Para quem mora em studios, esse tipo de móvel se mostra muito útil em criar ambientes, uma vez que pode ser usado para dividir espaços. Uma estante, por exemplo, pode ser usada para criar uma sala e, também, um dormitório.

Para mais dicas de decoração de apartamento pequeno, ou então casa com amplo espaço, não deixe de acompanhar o site do Meu Imóvel. E para quem está a procura de uma casa, confira nosso catálogo.