A reforma de apartamento é praticamente inevitável, mesmo que seja em imóveis novos. Alguns reparos para o conforto do morador são indispensáveis. Mas, em caso de aquisição de moradias seminovas, as obras podem ser muito maiores.

Mas, por se tratar de apartamento, há alguns detalhes com os quais os moradores de sobrados não precisam se preocupar. Um deles é a necessidade de informar o síndico sobre a obra, além de precisar de algumas documentações para o início da reforma.

Então, para que o trabalho não dê dores de cabeça desnecessárias e para que o transtorno seja o menor possível, confira, a seguir, algumas dicas para lidar com a situação e torná-la mais fácil.

Reformas em condomínios

reforma de apartamento

Antes de partimos para as dicas de planejamento de obras, é importante frisar alguns pontos necessários para o início de reformas em apartamentos. O primeiro passo é informar o síndico de que deseja realizar mudanças que estão relacionadas com a estrutura do imóvel.

Isso é necessário porque, tratando-se de um edifício, qualquer modificação pode afetar seriamente a estrutura de todo o prédio. Então, para garantir a sua segurança e a de todos, é preciso comunicar o síndico, de acordo com a norma ABNT 16.280.

Além de fazer o comunicado, é preciso que o morador apresente o plano de reforma em condomínio, bem como o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Para saber como conseguir esse documento e quem pode emiti-lo, confira o conteúdo que fizemos exclusivamente sobre o tema clicando aqui.

Como manter as obras em ordem

Agora, sabendo que a reforma de apartamento exige alguns cuidados extras, é preciso criar uma lista de prioridades para que as obras sejam mantidas em ordem e saiam como esperado. Confira 4 dicas a seguir.

Se possível, fique em outro lugar até o final das obras

Obras, em si, são bem desconfortáveis, mas, quando se trata de uma reforma de apartamento pequeno, pode ser um pouco pior. Por conta do espaço limitado, os moradores podem se sentir deslocados dentro da própria casa, além de sujeira e bagunça, que atrapalham as tarefas do dia a dia.

Então, se tiver possibilidade, é recomendável passar esse período hospedado em outro local. Caso não seja possível, pense em maneiras de adaptar os espaços que serão ocupados.

No caso de uma reforma na cozinha pequena de apartamento, por exemplo, pense em outros locais onde as refeições serão feitas, ou então se haverá a necessidade de comprá-las, caso não dê para utilizar o fogão ou o micro-ondas.

Busque inspirações

Procure inspirações na internet. Ter em mente, de maneira mais clara, o que você deseja fazer na sua casa é fundamental para a montagem de um planejamento financeiro, o custo do orçamento de obra cobrado pelo profissional e, também, de prazos.

Com a ideia do novo ambiente, fica mais fácil procurar os móveis, as tintas e os demais materiais necessários para a execução da obra. Use isso, ainda, para a pesquisa de preços em lojas de construção e bricolagem.

Antecipe-se

Antecipe a contratação do profissional e a compra de materiais necessários para as obras. Alguns deles são vendidos por encomenda, então, para que não haja atrasos no início dos serviços de reforma, providencie-os o mais rápido possível.

Pense no mobiliário

No caso de imóveis que ainda estão sendo preparados para receber seus moradores, é necessário pensar em móveis que serão instalados no ambiente, especialmente os que são sob medida.

reforma de apartamento

Se possível, compre-os ou agende suas instalações após a finalização das obras, pelo menos no espaço onde serão colocados. Dessa forma, evita-se transtornos com a preservação do mobiliário, além de gastos extras.

Acompanhe o blog Meu Imóvel

Gostou de saber mais sobre reforma de apartamento? Então, para conferir mais conteúdos como este, não deixe de acompanhar nossas publicações. Mantenha-se informado com o blog Meu Imóvel!