Quando o assunto é conforto e segurança, muitos brasileiros em busca de um novo apartamento dão preferência aos situados em condomínios de prédios.

Geralmente compostos por mais de uma torre e diversas unidades por andar, muitas vezes os condomínios proporcionam mais opções de lazer ao morador sem ser preciso fazer ele sair de casa.

Se você deseja saber mais sobre essa construção que está cada vez mais conquistando o gosto dos brasileiros, não deixe de conferir a seleção de informações preparadas pelo Meu Imóvel!

As vantagens de morar em condomínios com vários prédios

Existem diversas vantagens de residir em condomínios com vários blocos, no qual segurança e conforto imperam em todos os sentidos. Conheça abaixo alguns benefícios que tentarão te convencer a comprar apartamentos nesses conjuntos residenciais modernos.

1- Segurança e comodidade para todos

Talvez a principal vantagem de residir em um condomínio seja a segurança oferecida por ele a todos os moradores de uma cidade.

Independentemente da área total do terreno no qual as habitações foram construídas, todos os empreendimentos possuem uma portaria que impede a entrada de desconhecidos na propriedade. Assim, se reduz consideravelmente a possibilidade  de assaltos.

Em cada apartamento, há um interfone interligando com o portão de entrada do condomínio. Assim, cabe ao porteiro ou funcionário encarregado pela função, avisar o morador quando uma visita chegar.

Além disso, em nome da segurança condominial, são instaladas câmeras em todos os ambientes da área de lazer. Assim, caso algum morador cometa qualquer irregularidade ou danificação em algo de uso comum, ele será facilmente identificado.

2- Em geral, o valor do condomínio mensal pode ser mais barato

Outra vantagem de morar em conjuntos residenciais é que o valor de condomínio a ser pago mensalmente por cada morador tende a ser mais barato. Isso é possível devido à quantidade de proprietários nessas construções ser relativamente maior.

Exemplificando o contexto acima, considere a seguinte situação ocorrida em muitos condomínios que consideram a quantidade de moradores para calcular essa mensalidade:

  • O número de blocos em um condomínio é de seis torres com 15 andares cada;
  • Totalizando 90 andares, em cada um habitam seis condôminos. Assim, pode-se afirmar que, no total, existem 540 moradores;
  • A quantia de condomínio a ser paga mensalmente para despesas de manutenção e pagamento de funcionários corresponde a R$ 270 mil,
  • Fazendo as contas, conclui-se que cada proprietário terá de pagar R$ 500 todo mês. Um valor razoavelmente inferior se comparado a empreendimentos de uma única torre e um morador por andar.

3- Maior quantidade de espaços na área de lazer

Um condomínio de prédios, por ser construído em terrenos maiores, pode ter mais ambientes na área de lazer, oferecendo um maior bem-estar e comodidade a todos os moradores, como:

  • Academia: tendo esse ambiente dentro do condomínio, não necessariamente você precisará pagar uma particular;
  • Salão de festas: espaço voltado a eventos e confraternizações, nele é possível reunir amigos e familiares sem precisar gastar muito e sair de casa;
  • Pet place: nossos amiguinhos também possuem seu espaço garantido nos condomínios! No espaço pet friendly, o tutor pode levar o cachorro para se exercitar e, muitas vezes, até tomar banho e ser tosado;
  • Quadras recreativas e poliesportivas: ideais para quem gosta de praticar algum esporte, nas quadras é possível jogar desde futebol até vôlei e basquete,
  • Piscinas adulto e infantil: muito frequentadas no verão, as piscinas são excelentes opções para você se refrescar nos dias do ano.

4- A valorização da propriedade pode ser maior

Por estarem situados na maioria das vezes em regiões residenciais e, ao mesmo tempo, comerciais, os condomínios de prédios tendem a sofrer rápida valorização ao longo dos anos. Nesse ponto, pode-se considerar a infraestrutura existente do pedaço, pois, quanto mais completa ela for, mais requisitada a construção será.

Muitos não sabem, mas a quantidade de espaços presentes na área de lazer também contribui na valorização da construção. Por isso, como em condomínios fechados, geralmente, há mais ambientes coletivos, eles tendem a valer mais em relação aos com poucas opções de diversão e entretenimento.

Desvantagens de residir nessas construções

Apesar de todos os benefícios que a pessoa terá ao optar morar em um condomínio de prédios, é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar negócio em alguma propriedade. Assim como em todos os empreendimentos, esses também possuem desvantagens a serem levadas em consideração durante a aquisição.

Se você é aquela pessoa que prefere ambientes mais calmos, esse tipo de construção talvez não atenderá suas necessidades. Como há muitas famílias habitando o mesmo lugar, a quantidade de barulhos e ruídos diários podem acabar tirando um pouco da sua tranquilidade.

Morar em condomínios proporciona mais segurança, privacidade e opções de lazer para você e sua família. Por isso, não perca mais tempo e encontre aquele ideal ao seu estilo de vida! Acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções em São Paulo e municípios próximos.