Se você ainda não encontrou um novo apartamento, mas já está pensando em como criar uma decoração perfeita ao seu estilo de vida, que tal começar a ver algumas dicas para o teto?

Hoje em dia, a decoração de teto tem se reinventado com diversos modelos de sancas e molduras que irão deixar seu imóvel lindo de cima a baixo. Se você deseja conhecer algumas dicas de como transformar o forro da seu lar em algo incrível, confira as sugestões preparadas pelo Meu Imóvel!  

Invista em moldura nos tetos

Pode parecer simples e, muitas vezes, imperceptível, mas molduras em gesso dão um charme a mais no teto, passando a impressão deles não serem apenas um limite de altura para as paredes.

Existem diversos modelos a serem aplicados tanto nos diferentes tipos de forro. Alguns deles, inclusive, possuem design contemporâneo e podem ser coloridos com diversos tons, de forma a combinar com as paredes.

  • Modelo simples: investindo no formato em L, essa moldura é a mais tradicional dos lares brasileiros e uma excelente opção a todos os estilos de decoração;
  • Modelo reto frisado: voltado ao minimalismo, ele forma uma espécie de cantoneira nas extremidades das paredes,
  • Cortineiro: embutido ou sobreposto, esse modelo rebaixa as laterais do teto a ponto de esconder parte da cortina.

Sancas abertas: uma nova tendência

Existem dois modelos de sanca: fechada e aberta. Enquanto a primeira aposta em um toque mais tradicional, a segunda possui um design inovador que vai deixar o apartamento ainda mais moderno.

Geralmente feitas sob formato geométrico, as sancas são uma excelente opção a quem deseja dar toques especiais na iluminação de todo o imóvel, principalmente nas salas de estar e jantar.

Isso é possível devido à existência de um vão entre a base do forro de gesso e o teto da habitação. Nesse espaço, uma dica é instalar lâmpadas de LED capazes de cobrir toda a sua extensão, deixando o ambiente iluminado sem ser preciso instalar lustres.

Tetos minimalistas para quem deseja simplicidade

Criado com o objetivo de deixar os ambientes mais cleans e simples, a decoração minimalista é um estilo muito usado na atualidade, pois oferece bem-estar, aconchego e economia.

Apostando no contraste existente entre o branco e o preto, os tetos minimalistas podem ser feitos com molduras de gesso claras, que entram em perfeita combinação com móveis escuros.

Além disso, dois tons distintos no teto também são uma boa pedida no minimalismo. Por exemplo: enquanto o branco predomina em toda a extensão do forro, o mesmo pode ter pequenos detalhes – como faixas – na cor azul marinha ou preta.

Tetos coloridos

Com o intuito de deixar o ambiente mais alegre, muitos apostam em colorir o teto dos apartamentos com diversos tons. O azul, por exemplo, quando colorido em combinação com o branco, fornece a sensação de tranquilidade, paz e aconchego.

Para dar aquele toque diferenciado, uma dica muito usada atualmente é pintar de branco as paredes de um cômodo e colorir o teto, proporcionando um contraste invertido entre ambas as estruturas.

No entanto, cores escuras podem não ser muito bem-vindas no teto de gesso do lar, pois podem acabar interferindo na iluminação do apartamento, fazendo você acender as luzes a todo momento.  

 

Invista em papéis de parede

Sabia que papéis de parede também poder ser usados na decoração de teto? Isso mesmo! Por terem diferentes estampas, esse material pode combinar perfeitamente com diversos estilos de decoração.

Inclusive, alguns combinam com o tom de tinta aplicado nas paredes de um ambiente. Por exemplo: caso o papel tenha estampa de fundo verde e desenhada de branco, o mesmo pode ser usado em cômodos cujas estruturas estão pintadas com essas mesmas cores.

Uma importante dica para quem deseja aplicar esse estilo no teto do apartamento a ser adquirido é instalar um papel de parede que esteja de acordo com algum item presente no cômodo. Não adianta ter um forro vermelho e branco, caso seu sofá seja azul, por exemplo.

Colunas de madeira no teto oferecem um design mais rústico

Aos amantes de um estilo de decoração rústica, forros de madeira ou que imitam tal material, são uma excelente opção para combinar com a mobília dos cômodos remetentes a vida no campo.

Semelhantes ao PVC, os tetos de madeira geralmente são constituídos por tábuas retangulares que atingem toda a extensão do forro, permitindo pequenas emendas entre si.

Ainda, se seu objetivo for rebaixar o teto do imóvel, uma dica é pintá-lo normalmente de branco e suspender sobre ele ripas, garantindo um ambiente moderno e rústico ao mesmo tempo.

A grande vantagem dessa cobertura se dá, principalmente, durante o inverno, pois a presença da madeira permite um melhor aquecimento de todos os cômodos do lar.

Existem infinitas opções para você adotar um design incrível no teto do seu novo lar. Mas, para seus projetos de decoração se tornarem realidade, antes você precisa comprar um apartamento novo que atenda seu estilo de vida. Por isso, acesse já o site do Meu Imóvel e confira opções de empreendimentos em São Paulo e cidades próximas.