Fundada em 19 de fevereiro de 1962, a cidade de Osasco está situada na denominada região metropolitana de São Paulo e está a menos de 16 km da capital paulista.

Com uma população de quase 700 mil habitantes que habitam seus 64.935 km², a cidade possui um IDH de 0,776 e, por essa razão, é considerada uma das melhores para se viver no estado.

Percorrendo a cidade, é possível encontrar diversas opções de lazer que faz as pessoas terem uma excelente qualidade de vida. Se você deseja conhecer mais sobre esse município e os motivos para comprar apartamento em Osasco, descubra a seguir uma série de informações preparadas pelo Meu Imóvel!

História de Osasco

Apesar de ter conseguido sua emancipação há pouco mais de 50 anos, a história de Osasco se inicia ainda no século XVI, quando os primeiros bandeirantes ocuparam a Vila de Quitaúna. Hoje, esse lugar é denominado como um dos bairros mais importantes da cidade, chegando até mesmo a ter uma estação da CPTM com tal nome.

Na segunda metade do século XIX, em 1887, quando a economia cafeeira estava em ascensão, o italiano Antonio Agù adquiriu lotes de terra próximo ao km 16 da Estrada de Ferro Sorocabana. No entanto, somente em 1895, a região passou a abrigar uma estação de trem.

Um dado curioso envolvendo Osasco remete ao ano de 1910, quando na região fora realizado o primeiro voo da América Latina. Tal feito foi obtido graças ao italiano e barão Dimitri Sensaud de Lavaud que, junto com alemães, portugueses e espanhóis, formaram a população predominante na região.

Diante do intenso crescimento populacional, um movimento emancipatório invade o futuro município até 1962, quando foi fundada oficialmente a cidade de Osasco. Assim, como algumas regiões da RMSP, nessa época uma onda de industrialização tomou conta de sua extensão, gerando emprego e infraestrutura aos seus habitantes.

Na atualidade, Osasco passa por um processo de desindustrialização e os investimentos municipais de concentram em instituições de bens e prestação de serviços. Tal fenômeno acontece simultaneamente no ABC Paulista, por exemplo.

Infraestrutura da cidade

Osasco conta com uma infraestrutura completa com inúmeros hospitais, escolas, centros universitários e uma eficiente rede de transporte que proporciona mais comodidades aos seus habitantes.

No campo da educação, a ETEC de Osasco e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ambas públicas, ganham destaque no ensino superior. Além disso, instituições privadas como o Senai, SENAC e a Universidade Nove de Julho (Uninove), também possuem campus no município.

Na área da saúde, Osasco conta com diversos hospitais que oferecem toda a assistência necessária a todos os moradores. Dentre os mais conhecidos, destaca-se o Hospital do Câncer Unidade regional de Osasco (ICESP), Hospital e Maternidade João Paulo II e Hospital Cruzeiro do Sul.

Quando o assunto é transporte, os osasquenses contam com as estações Presidente Altino, Osasco, Comandante Sampaio, Quitaúna e General Miguel Costa, das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM. Ainda, cinco empresas de ônibus prestam serviços com direito a integração a rede ferroviária.

Aos que vem da capital paulista, Osasco possui fácil acesso por meio das rodovias Castelo Branco (SP-280), Anhanguera (SP-330) e Raposo Tavares (SP-270). Já para quem deseja ir no município vizinho de Carapicuíba, a melhor opção é a avenida dos Autonomistas.

Diversas opções de lazer para toda a família

Morar em Osasco significa estar próximo de infinitas opções de lazer para você aproveitar com a família. Lá, concentra-se diversos shoppings, parques, museus e teatros voltados a todas as idades.

Dentre os centros de compras mais conhecidos da região podemos citar os shoppings Pátio Osasco, Osasco Plaza Shopping e o clássico Mercado Municipal, inaugurado em 1953 no centro.

Se você é amante de atrações culturais, uma excelente opção é assistir uma apresentação no Teatro Municipal Glória Giglio e visitar exposições no Espaço Cultural Grande Otelo e no Osasco Cultural.

No campo esportivo, Osasco conta com dois grandes estádios: o Municipal Prefeito José Liberatti e o Municipal Elzo Piteri (Vila Yolanda). Além disso, o Osasco Futebol Clube, fundado em 1992, é um dos times mais tradicionais da cidade.

Conheça alguns bairros de Osasco

Hoje em dia, a cidade de Osasco concentra 60 bairros que contam com total infraestrutura e diversos apartamentos novos em construção.

Dentre eles, quatro são considerados os principais do município, pois estão situados próximos ao centro. Conheça a seguir, detalhes  sobre cada um e saiba qual é o mais adequado ao seu estilo de vida.

Vila São Francisco

Localizada próxima à divisa entre São Paulo e Osasco, a Vila São Francisco é considerado um dos mais nobres da cidade e possui inúmeros empreendimentos de alto padrão em construção.

Sua grande quantidade de espaços verdes proporcionam aos moradores ar puro em meio à  cidade grande.

Bela Vista

Nome homônimo do tradicional bairro de São Paulo, a Bela Vista é uma região em constante crescimento com inúmeros empreendimentos novos de cunho residencial e comercial.

Cortado pelas avenidas Júlio Mesquita e Alberto Santos Dumont, o distrito abriga shoppings, restaurantes, bares e uma grande variedade de ruas com comércio popular.

Vila Campesina

Considerada um dos maiores centros administrativos de Osasco, a Vila Campesina concentra grandes empreendimentos e uma infraestrutura completa, com supermercados e escolas.

Seu maior destaque é o São Francisco Golf Club, situado na avenida Doutor Martin Luther King, 1527, que reúne diversos eventos e campeonatos anualmente.

Opções de empreendimentos em Osasco

Devido a sua proximidade com a capital, comprar apartamento em Osasco é uma excelente opção para quem deseja residir em uma região com completa infraestrutura e facilidades de acesso.

Por isso, cada vez mais as construtoras estão investindo em empreendimentos nesse município cada vez mais desenvolvido e completo.

Belvedere Lorian Boulevard

Situado na avenida Doutor Martin Luther King, 980, o Belvedere Lorian Boulevard é um apartamento em Osasco na planta com unidades de 84, 88, 89, 111, 136 e 225 m² (duplex). Cada um pode ser composto por três ou quatro dormitórios, sendo um ou dois deles suíte.

Na área de lazer, é possível encontrar piscinas adulto e infantil, espaço fitness, quadra de tênis de campo, playground e demais ambientes que oferecem diversão para todas as idades.

Flex Osasco

O Flex Osasco é um apartamento pronto para morar em Osasco, situado na estrada Kenkiti Shimomoto, 1350, no Jardim Novo Osasco, próximo à rodovia Raposo Tavares.

Projeto pela Tecnisa, o empreendimento conta com apartamentos de 62 a 78 m² e é equipado com dois ou três dormitórios. Na área de lazer, a diversão é garantida com biribol, playground, sala de ginástica, campo de futebol e toboágua.

Evidence Osasco

Localizado na avenida José Lourenço, 350, no Jaguaribe, o Evidence Osasco é um condomínio de torre única, com apartamentos de 60 m². Cada unidade possui dois dormitórios – sendo uma suíte – e uma vaga de estacionamento por morador.

Na tentativa de oferecer mais comodidade aos seus moradores, na área de lazer você encontra brinquedoteca, espaço fitness, pomar, quadra recreativa, pet place e demais ambientes comuns.

Se você deseja sair da capital, mas ao mesmo tempo morar em uma cidade com infraestrutura semelhante, que tal comprar apartamento em Osasco? Acessando o site do Meu Imóvel, você confere diversas opções de empreendimentos nessa cidade da Região Metropolitana de São Paulo!