Ao sair em busca de um imóvel novo, precisamos levar em consideração uma série de fatores antes de fecharmos negócio. Dentre eles, podemos citar se a região está bem localizada, possui fácil acesso e se é considerada bairro residencial, comercial ou industrial.

Tendo em vista uma maior tranquilidade, muitos paulistanos preferem morar em regiões residenciais, sem a grande agitação dos centros comerciais. A seguir, conheça as principais diferenças entre os três tipos de bairros e confira alguns voltados para moradia em diversas regiões da cidade!

Conheça os três tipos de bairros existentes

Existem três tipos de bairros: comerciais, residenciais e industriais. São Paulo possui um pouco de cada um e, muitas vezes, eles estão situados em um único distrito. Por exemplo: o distrito da Mooca é formado pelo bairro comercial de mesmo nome e pelo residencial Água Rasa.

Você gostaria de saber as diferenças entre as características principais de cada região e conhecer mais sobre eles? Então, confira abaixo algumas informações importantes sobre esses diferentes tipos de bairros!

Bairro residencial

Denomina-se bairro residencial todo aquele que possui a maioria de suas construções voltadas para moradia. Nessa região é onde estão localizados muitos apartamentos novos, que prezam pelo conforto e lazer de seus moradores.  

Contudo, neles podem existir uma tímida quantidade de comércios cujos produtos vendidos são voltados para o uso cotidiano. Nesse caso, podemos citar pequenas padarias, farmácias, vendas e mercadinhos.

Mesmo a maioria dos residenciais estarem localizados um pouco afastados do centro da cidade, existem alguns muito próximos do centro expandido e, até mesmo, dentro de um distrito comercial. Por exemplo: o Jardim Anália Franco, na zona leste, pertence a região da Vila Formosa.

 Bairro comercial

Os bairros comerciais são aqueles cujo ponto forte são a presença de inúmeros prédios empresariais e vias de comércio popular.

Geralmente situados no centro expandido de São Paulo, os distritos com essa característica são atendidos por diversas linhas de ônibus e metrô. Além disso, possuem infraestrutura composta por hipermercados, restaurantes, hamburguerias, shoppings centers, dentre outros lugares.

Um exemplo de bairro comercial em São Paulo é o tradicional Itaim Bibi! Lá, enquanto a rua Joaquim Floriano e avenida Brigadeiro Faria Lima são voltadas para grandes empresas, a rua João Cachoeira possui mais uma pegada de comércio popular.

Bairro industrial

No século XX, durante o processo de desenvolvimento da capital paulista, existiam diversos bairros industriais ao longo da cidade. Entretanto, a grande maioria sofreu uma transformação ao longo dos anos e, atualmente, possuem poucos vestígios fabris.

Dentre as antigas regiões industriais mais conhecidas é o distrito da Mooca, zona leste. Por mais que hoje em dia a especulação imobiliária tomou conta do pedaço, no século passado o bairro abrigou as instalações da Arno, Lorenzetti, Ford, dentre outras indústrias.

Conheça alguns bairros residenciais de São Paulo

Agora que você já sabe quais as diferenças existentes entre os três tipos de bairro da cidade, chegou o momento de conhecer algumas regiões residenciais situadas nas diversas regiões de São Paulo. Confira!

Jardim Anália Franco

Pertencente a prefeitura regional da Vila Formosa, o Jardim Anália Franco é um bairro fundado em 1968 e, atualmente, considerado um dos mais valorizados da cidade.

O bairro possui uma completa infraestrutura, com serviços de educação e saúde disponíveis na região. Podemos destacar um campus da Universidade Cruzeiro do Sul e a unidade Tatuapé do hospital e maternidade São Luiz.

Quando o assunto é lazer, a região conta com o CERET (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), com cerca de 286 mil m² de área verde, próximo ao condomínio Première Anália Franco. Além disso, o shopping Anália Franco é uma excelente opção de compras no pedaço e está situado ao lado da futura estação da linha 2-Verde do Metrô.

Vila Romana

Um dos bairros mais residenciais da zona oeste de São Paulo é a Vila Romana! Pertencente ao distrito da Lapa, essa pequena região de apenas 1 km² tem passado por uma intensa valorização ao longo dessa década.

Suas principais vias homenageiam inúmeras personalidades políticas da Roma Antiga. Podemos citar as ruas Aurélia, Coriolano, Fábia e Vespasiano, onde se localiza as futuras instalações do condomínio Clock Vila Romana onde por muitos anos foi a fábrica da Melhoramentos.

Apesar da características residencial, a Vila Romana fica próximo do Sesc Pompeia e do Bourbon Shopping. Além disso, o bairro abriga o teatro Cacilda Becker, na rua Tito; e a casa de shows Olympia, na rua Clélia.  

Vila Nova Conceição

A Vila Nova Conceição é um dos bairros residenciais da cidade com o metro quadrado mais valorizado, segundo levantamento do Exame feito em 2017.

Pertencente a prefeitura regional da Vila Mariana, o bairro fica ao lado do Itaim Bibi, Moema e Jardim Paulista, e fica a poucos minutos do tradicional Parque do Ibirapuera, o maior da América Latina.

Região bastante arborizada, hoje em dia, inúmeros empreendimentos de alto padrão, somados a uma grande variedade de restaurantes chiques, são facilmente encontrados ao longo de sua extensão.

Jaçanã

Imortalizado na canção “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa, o Jaçanã pertence a zona norte de São Paulo e, por muitos anos ao longo do século XX, era atendido pelo extinto Tramway da Cantareira.

Com mais de 100 anos de história, o Jaçanã só recebeu esse nome em 1930 devido a grande quantidade da ave desse mesmo nome em toda a região.

Fazendo fronteira com o município de Guarulhos, o bairro ainda fica ao lado dos distritos do Tremembé, Vila Medeiros e Tucuruvi.

Morar em um bairro residencial muitas vezes pode ser a melhor opção para quem deseja fugir da movimentação de regiões comerciais e rodeadas de indústrias. Encontre o apartamento perfeito nessas regiões de São Paulo! Acesse já o site do Meu Imóvel!