Para quem está buscando morar sozinho pela primeira vez ou está se mudando de cidade, morar em um kitnet pode ser a melhor opção. Além de ser mais barato que os demais tipos de apartamento, é mais fácil de encontrar — tanto para alugar quanto para comprar.

Esse tipo de imóvel ainda é muito confundido com studios e lofts. Então, para esclarecer essas questões e apresentar outras informações importantes sobre como alugar kitnet, confira o conteúdo exclusivo que o Blog Meu Imóvel preparou sobre o tema!

Características de um kitnet

kitnet-imovel

Kitnet, ou Kitchenette é uma palavra inglesa que se originou da junção de kitchen (cozinha) com dinette (sala de jantar). Esse tipo de imóvel costuma ter entre 20 e 40 metros de área útil e todos os seus cômodos são conjugados — exceto o banheiro.

Pode-se encontrar kitnets que possuem o espaço da cozinha e do quarto separados por um balcão. Por se tratar de um apartamento compacto, é ideal para quem busca uma experiência de morar sozinho e, geralmente, em boas localizações, contando com atendimento de estações de metrô e proximidade com avenidas.

No Brasil, esse tipo de imóvel é muito popular e encontrado com ainda mais facilidade nas cercanias de centros de educação superior. Pelo preço do kitnet ser mais acessível, é muito buscada por estudantes que precisam mudar de cidade para cursar faculdade. Por conta disso, é muito fácil encontrar kitnet em São Paulo.

O kitnet também é ideal para quem mora sozinho e tem uma rotina mais dinâmica. O tamanho do kitnet contribui para uma limpeza e organização ainda mais facilitada, que pode ser feita em poucos minutos.

Não confunda kitnet com loft ou studio

Por se tratarem de apartamentos com os ambientes conjugados, é muito comum confundir kitnet com studios e lofts. Mas diferenças como seus tamanhos e, até mesmo, a estrutura apresentada por cada uma marcam suas características.

Os studios são espaços mais modernos que os kitnets e geralmente possuem varandas — enquanto kitnets não têm. Os valores do primeiro tipo de imóvel também podem ser bem mais elevados quando comparados com os do segundo.

Já os lofts são apartamentos conjugados e mais espaçosos. Têm o pé-direito mais alto que os demais e apresenta uma estrutura industrial, muitas vezes com encanamento exposto e paredes com os tijolos à mostra. Essa estrutura, inclusive, é a principal responsável pelo charme do imóvel.

Kitnets podem ser versáteis

Apesar de ser um imóvel com espaço mais limitado, a decoração de um kitnet pode se apresentar bem versátil, inclusive devido à utilização de móveis mais funcionais. Para quem deseja investir em um desses apartamentos, pode ser uma boa ideia comprar móveis planejados.

Porém, para quem não deseja fazer esse tipo de investimento em um kitnet, uma simples estante pode criar dois ambientes. Além de ser muito útil, ainda mantém os espaços mais organizados e bem decorados.

kitnet

Fique por dentro das novidades com o Blog Meu Imóvel

Gostou de saber mais sobre o que é kitnet? Então, fique por dentro das publicações do blog Meu Imóvel e saiba tudo sobre decoração de ambientes diversos, tipos de apartamento e regras de condomínio.

E, se você está à procura de um apartamento, o catálogo do Meu Imóvel oferece variados tipos. Confira nossas ofertas e encontre uma residência que atende, perfeitamente, a todas as suas necessidades e estilo de vida!