O loft caiu no gosto popular em torno da década de 80, quando filmes como Ghost e Flashdance exibiram um charmoso e aconchegante estilo de vida nesse tipo de moradia, que faz sucesso até os dias atuais.

Esse tipo de apartamento carrega um valor histórico por trás de sua arquitetura, que é fortemente caracterizada pelos ambientes integrados (como cozinha e sala) e pé direito alto, muitas vezes comportando um mezanino. Confira, a seguir, como é um loft.

Como o loft surgiu

loft

Nos anos de 1950, na França, galpões industriais desativados passaram a ser ocupados, principalmente por artistas e pessoas com um estilo de vida alternativo. Esse novo tipo de moradia chamou a atenção de outras pessoas e, pouco tempo depois, o conceito chegou à Nova York.

Sua arquitetura nada convencional passou a ser considerada charmosa, remetendo a um estilo de vida único. Com isso, ambientes que não eram originalmente galpões empresariais, passaram a ser adaptados para carregarem tais características, e assim, foi definido como construir um loft.

Características

Originalmente, os lofts estavam localizados no alto dos galpões, como um verdadeiro sótão. Por conta disso, seu pé direito costuma ser alto, suportando, inclusive, um mezanino.

Outro ponto muito forte são as aberturas altas e amplas, que promovem maior incidência de luz no ambiente. Mesmo tendo menor metragem, os lofts costumam parecer maiores do que realmente são.

Além da ausência de divisões, a característica que dá mais charme ao ambiente são as estruturas e tubulações visíveis, com revestimento rústico — podendo, inclusive, ter tijolos aparentes — e piso de cimento queimado. Em alguns casos, é possível ter colunas no meio do loft.

Vantagens de morar em um loft

O loft é ideal para aqueles que desejam morar em um ambiente menor. Além disso, seu espaço é propício também para a redução de custos. Por ser encontrado principalmente em grandes centros, o morador de um loft conta com localização privilegiada.

Por não ter divisórias, é possível personalizar o ambiente da maneira que desejar, quantas vezes quiser. Seu pé direito duplo possibilita a implantação de um mezanino, que dá ainda mais espaço e amplitude ao apartamento.

Por não possuir metragem específica (é possível encontrar lofts maiores do que apartamentos tradicionais, assim como menores), atende a vários públicos: desde jovens até quem é solteiro ou recém-casado. Por conta de sua praticidade, é indicado para quem não passa muito tempo em casa.

loft-apartamento

Loft e kitnet são a mesma coisa?

Não, loft e kitnet são imóveis totalmente distintos. Enquanto o primeiro não tem metragem definida, o segundo é necessariamente pequeno, não passando dos 50 m², e tem como principal característica sua cozinha pequena, como o próprio nome remete.

Outra confusão muito comum de ser feita é entre loft e studio. Apesar de serem bem semelhantes, especialmente pelo ar moderno e a estrutura, que também pode ser apresentada com as industriais, o segundo tem metragens menores que o primeiro.

Quando não vale a pena morar em um loft

Se você é uma daquelas pessoas que precisa de ambientes determinados em uma casa — um escritório, por exemplo — talvez esse tipo de moradia (até mesmo os lofts decorados de forma a criar ambientes, com a ajuda de mobília) não seja uma boa escolha.

Outro ponto negativo, que também define o que é um loft, é a ausência de privacidade. Se você divide um loft com outra pessoa, tenha consciência de que tudo que você fizer será visto. Caso a privacidade seja fundamental para você, repense a ideia de morar em um apartamento desse tipo.

Encontre o imóvel ideal conosco!

Agora que você sabe exatamente o que é um loft e quais as suas principais características, analise se essa é a melhor escolha para suas necessidades. Caso a resposta seja positiva, não deixe de conferir o catálogo do Meu Imóvel!

E para mais conteúdos como esse, acompanhe nossas publicações e esclareça as principais dúvidas sobre a vida em apartamento, os principais tipos de residências e quais delas são mais adequadas a você. Conte com a ajuda do Meu Imóvel!