Tendo em vista uma constante ascensão dos lofts e studios nas grandes cidades, uma nova tendência tem surgido no mercado imobiliário: a do apartamento kitnet. Isso porque, hoje em dia, a vida no meio urbano exige praticidade, conforto e segurança quando o assunto é moradia.

Além disso, muitos brasileiros preferem morar sozinhos, alavancando a procura por apartamentos compactos com poucos cômodos ou todos os ambientes integrados. Confira neste post feito pelo Meu Imóvel, mais informações sobre este novo conceito de moradia cada vez mais presente no mercado.

Entenda o conceito de kitnet

Os apartamentos kitnet possuem origem nos Estados Unidos e, desde a década de 1940, está presente aqui no Brasil. Desde então, seu conceito se adequa ao padrão de vida urbano onde as pessoas prezam por praticidade, sem deixar de lado o conforto do lar.

Basicamente, as kitnets são semelhantes aos apartamentos padrão, com a diferença de que a quantidade de cômodos e o tamanho de cada um é menor. Ao todo, elas são equipadas com três ambientes: o dormitório, a cozinha integrada com a área de serviço e o banheiro.

A procura por este tipo de imóvel tem sido muito grande por pessoas solteiras que desejam sair da casa dos pais e morarem sozinhas. Ainda, idosos viúvos também optam por ele, por conta da facilidade de manutenção e acessibilidade.

Diferença entre loft e kitnet

Diante de tantas características semelhantes, é normal algumas pessoas confundirem os conceitos de loft e kitnet. Inclusive, a metragem de ambos os tipos de apartamento costuma ser em torno de 30 m² e os público-alvos não possuem muita distinção.

No entanto, os lofts surgiram nos Estados Unidos quase 40 anos depois das kitnets a partir de antigos galpões fabris adaptados como residências. Aqui em nosso país, para se adequar às necessidades dos brasileiros, estes imóveis começaram a ser incorporados aos condomínios residenciais, igual os studios.

Os lofts possuem todos os cômodos conjugados entre si e um pé-direito duplo de aproximadamente três metros, formando uma espécie de mezanino. Já as kitnets, como já citado, possuem os ambientes delimitados por paredes e estes podem ser multifuncionais (cozinha integrada com a lavanderia, por exemplo).

Vantagens de morar em uma kitnet

Os benefícios de comprar kitnet e morar em um imóvel capaz de atender perfeitamente suas necessidades são muitos! Desde economia com mobiliário até localização e facilidade de acesso, esses apartamentos novos têm caído cada vez mais no gosto dos brasileiros. Confira:

  • muitas das kitnets estão concentradas no centro das grandes cidades, onde é possível encontrar várias opções de lazer e entretenimento, além de total infraestrutura e facilidade de acesso;
  • morando sozinho, você consegue criar sua própria rotina com base nos seus hábitos diários. Inclusive, obtêm-se até mais privacidade ao receber visitas quando quiser;
  • existem kitnets voltadas exclusivamente à estudantes por estarem próximas de grandes centros universitários;
  • tendo em vista um melhor aproveitamento de espaço, o dormitório pode servir de sala ao mesmo tempo. Uma dica, nesse caso, é só instalar um sofá-cama;
  • por se tratar de um imóvel compacto, os gastos envolvendo IPTU, contas de água e luz e demais impostos tendem a ser menores,
  • manter a limpeza e a organização do apartamento é bem simples! Como a metragem total não passa de 40 m², não é preciso muito esforço para arrumar cada coisa em seu devido lugar.

Dicas de como organizar uma kitnet

Por ser compacto, o apartamento kitnet te ajuda a ser uma pessoa mais organizada, pois qualquer centímetro a menos pode fazer diferença! Investir em alguns truques de decoração pode ser uma boa opção sempre prezando pelo conforto e aproveitamento de espaço. Dentre eles, podemos citar:

  • colocar um sofá-cama será útil ao receber visitas durante o dia e descansar à noite;
  • na cozinha, instalar um pequeno balcão que se transforma em mesa;
  • portas de correr em todos os ambientes, obtendo melhor aproveitado de espaço;
  • pensando em maior amplitude, coloque espelhos em paredes estratégicas desde que ornem com o estilo de decoração aplicado;
  • móveis para kitnet pequena planejados, além de serem maiores, contribuem por uma economia de espaço em todos os cômodos;
  • faça uma doação de todos os itens não mais usados no dia a dia e libere espaço dentro dos armários e da kitnet em si;
  • caso se sinta desconfortável com um sofá-cama, a alternativa é a cama-baú com espaço para guardar roupas de cama, mesa e banho,
  • tendo em vista uma maior organização, instale prateleiras em todo o ambiente.

No Meu Imóvel, você encontra kitnets e demais tipos de apartamentos compactos capazes de atender perfeitamente seu estilo de vida. Tá esperando o que? Acesse já o nosso site e confira opções em todo o estado de São Paulo!