Envidraçamento de sacadas é uma tendência cada vez mais usada nos novos apartamentos que prezam modernidade e, acima de tudo, segurança.

Contudo, ao instalar uma cortina de vidro na varanda é preciso estar ciente de algumas informações importantes sobre como executar essa tarefa da melhor forma possível, sem deixar de lado o padrão arquitetônico do empreendimento.

Por essa razão, confira a seguir algumas dicas sobre como dar um charme a mais no seu apartamento e, ao mesmo tempo, deixá-lo seguro.

As vantagens de instalar uma cortina de vidro na varanda

Além de deixar o ambiente moderno e com um design sofisticado, existem diversas vantagens que podem fazer você optar pelo fechamento de varanda sem pensar duas vezes. Saiba mais!

  • A varanda fechada oferece maior segurança para aqueles que possuem criança pequena ou algum animalzinho de estimação em casa; Um apartamento fechado com vidro proporciona maior praticidade ao limpar, pois evitará que  rajadas de vento, chuva e poeira sujem o ambiente interno;  
  • Mesmo envidraçada, a vista panorâmica oferecida por uma varanda não sofre nenhuma alteração, ou seja, você continua vendo São Paulo sob um ângulo incrível;
  • Muitas vidraças são antirruído, ou seja, impedem que o barulho externo da rua entre no apartamento e incomode seu descanso,
  • Para quem não gosta de sol, fechar a varanda com vidro só traz vantagens, pois a maioria deles oferece proteção contra os raios ultravioletas.

Os tipos de vidros para sacadas

Antes de fazer uma sacada de vidro em seu apartamento, é preciso saber qual é o tipo de fechamento mais apropriado para ser adotado.

Existem três diferentes tipos de envidraçamento que você pode instalar no imóvel, sem interferir no seu design exterior. Conheça mais sobre cada um!

Sistema versatik

Nesse modelo de envidraçamento, é possível fazer com que todos os vidros corram em um mesmo trilho – sem risco de colidirem um com ou outro – e serem recolhidos em um vidro fixo nos cantos.

Geralmente, o sistema versatik faz uso de vidros temperados e as ferragens e roldanas ficam presas no trilho superior, feito de alumínio na maioria das vezes.

Sistema stanley

O sistema stanley requer a instalação de uma maior quantidade de trilhos por onde os vidros possam correr, dependendo do tamanho do vão entre um vidro e outro.

Por essa razão, todos os vidros conseguem ser recolhidos em um pré-fixado e conseguem proteger sua varanda contra possíveis ventanias.

Sistema europeu

Esse modelo é o mais usado na atualidade pelos apartamentos novos devido a sua fácil adaptação na maioria das sacadas.

Nele, os vidros ficam unidos por um pivô no centro e conseguem ficar alinhados nos trilhos com mais facilidade. Para abri-lo, é muito simples: basta girar cada vidraça  em um ângulo de 90º.

Vidro laminado ou temperado: qual o melhor?

Existem dois tipos de vidros que podem ser usados para  fechar a sacada: os laminados e os temperados. Modelos distintos e com peculiaridades únicas, ambos possuem vantagens e desvantagens a serem levadas em consideração.

O vidro laminado é o material mais indicado para sacadas, pois, caso seja quebrado, seus cacos ficam presos em uma camada intermediária. Entretanto, possuem uma menor resistência e são sensíveis a temperaturas baixas..

Já o temperado, é submetido a um tratamento térmico com temperaturas de até 700ºC e muito ar, a ponto do vidro se tornar mais resistente contra possíveis acidentes que podem acabar danificando-o.

Contudo não é o mais recomendado para ambientes externos, pois, uma vez perfurado e cortado após estar totalmente pronto, pode acabar estilhaçando igual um vidro de carro e ferindo as pessoas próximas.

Antes de envidraçar, confira algumas informações importantes

Ao realizar o fechamento de varanda com vidro, é preciso se atentar a algumas informações a respeito antes de realizar esse processo e violar algumas regras do condomínio e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Muitos empreendimentos não permitem o envidraçamento dos imóveis, pois isso pode acabar descaracterizando a fachada do edifício e despadronizar o mesmo.

Para saber se pode fechar com vidro a sacada ou não, o ideal é que o síndico seja consultado com antecedência e, dependendo do caso, realizar uma assembleia com todos os moradores dispostos a adotar essa medida.

Nos condomínios novos, geralmente o envidraçamento precisa ser feito após o consentimento da empresa responsável por sua construção, pois os mesmos ainda se encontram na garantia.

Outro fator a ser levado em consideração são as normas da ABNT. Todo o processo de envidraçamento precisa ser feito de acordo com essas normas, para não haver nenhum atrito com as leis em vigor.

Existem diversos apartamentos em São Paulo e cidades próximas com varandas específicas para serem envidraçadas. Encontre o ideal para o seu estilo de vida! Acesse o site do Meu Imóvel e confira algumas opções!