Cada vez mais pessoas dão preferência por residirem em um condomínio residencial, seja pela segurança ou pelo conforto oferecidos por eles. Não à toa, é possível encontrar diversos lançamentos residenciais na cidade e no estado de São Paulo, justamente para atender a grande procura do mercado.

Ainda, os empreendimentos residenciais possuem algumas curiosidades pouco conhecidas por quem mora em um. Portanto, se está a procura de um novo lar no site do Meu Imóvel, confira este post com cinco fatos interessantes sobre viver em um condomínio.

1- O síndico não necessariamente precisa ficar isento de pagar condomínio

Você já deve ter ouvido falar de que síndico de um prédio fica isento do valor de condomínio pago por todos os moradores. Na verdade, esse “benefício” serve apenas para dar um incentivo a pessoa poder exercer um dos cargos administrativos condominiais mais importantes.

Outro ponto, este talvez já conhecido, faz referência ao salário recebido pelo síndico. No caso, essa remuneração paga por todos os moradores pelos serviços prestados pelo profissional também é facultativa e varia de acordo com as normas internas do condomínio.

Dessa forma, tanto a isenção do condomínio, quanto a remuneração do síndico, deve ser decidida em assembleia com a maioria ou todos os moradores. Assim como qualquer outra decisão, estas precisam ser votadas e só podem ser aprovadas com o consentimento de 50% ou 2/3 dos condôminos.

2- O valor do condomínio pode variar de acordo com cada mês

Hoje em dia, muitos empreendimentos residenciais possuem boa parte dos seus funcionários (porteiro, zelador, encarregado de limpeza) terceirizados. Em outras palavras, não é de responsabilidade do condomínio pagar seus salários e benefícios trabalhistas, como o FGTS.

No entanto, alguns fatores envolvendo reformas na fachada do prédio ou outros reparos contribuem pela oscilação do valor a ser pago todo mês. Porém, lembre-se de que quaisquer situações do tipo devem ser aprovadas na assembleia de moradores.

Há ainda a possibilidade de prever qual mês do ano o condomínio será mais caro por meio de uma assembleia extraordinária feita em novembro ou dezembro. Nela, é possível orçar os projetos previstos nos próximos 12 meses e já deixar os moradores previamente avisados.

3- Condomínios novos prezam cada vez mais pela sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais inserida nos apartamentos novos construídos nas grandes cidades. Seja com políticas voltadas à economia de recursos naturais, coleta seletiva ou, até mesmo, uma grande área verde no interior do condomínio.

Os chamados condomínios sustentáveis, normalmente, utilizam água de reúso para irrigar seus jardins e lavar os ambientes coletivos. Isso é possível graças a um mecanismo capaz de armazenar a chuva e outras fontes, como máquina de lavar, sem deixa-lá contaminada.

Geralmente, a reciclagem nos condomínios é outro fator muito presente nas novas construções. Na área coletiva, por exemplo, é possível encontrar os famosos latões de lixo coloridos com o objetivo de incentivar o morador a separar o que for plástico, vidro, metal, papel e orgânico.

Já, dentro das unidades, os moradores contribuem com o meio ambiente adotando descargas inteligentes que controlam o volume de água no banheiro e iluminação de LED nos cômodos. Além disso, mini hortas são montadas na varanda com plantas suculentas e de pequeno porte.

4- Studios ganham cada vez mais espaço no mercado

Quem está a procura de um novo apartamento, preza cada vez mais por acessibilidade, conforto e praticidade no dia a dia. Diante deste cenário, os studios vem ganhando espaço no mercado e são construídos no mesmo condomínio onde se encontram unidades maiores do tipo padrão.

Para quem não sabe, os studios são imóveis cuja metragem varia entre 20 e 50 m² e todos os cômodos são conjugados, eliminando as paredes no interior. Por ser muito procurado por jovens e pessoas que moram sozinhas, muitos deles são construídos no centro das grandes cidades, onde a infraestrutura completa e as infinitas opções de lazer ganham destaque.

5- O preço de condomínio varia de acordo com a unidade

Na maioria dos prédios residenciais, os serviços condominiais pagos mensalmente pelos moradores sofrem uma variação de valor, tendo em vista o tamanho de cada apartamento. Em outras palavras, quanto maior for a metragem do seu imóvel, mais caro você irá pagar.

De acordo com o artigo nº 1.336 do Código Civil, essa forma de cobrança denominada fração ideal é a que deve ser usada por todos os condomínios residenciais. Contudo, dependendo da assembleia de moradores, existe a opção de cobrar por unidade, assim, todos os apartamentos pagam o mesmo valor, independentemente do tamanho de cada um.

Existe ainda a possibilidade do condomínio usar os dois tipos de fração no pagamento do condomínio. Com isso, despesas comuns são cobradas com base no cálculo por unidade e, gastos com reforma e outras melhorias, por meio da fração ideal.

Existem muitas curiosidades que você acabou descobrindo sobre um condomínio residencial, não é? Então, agora chegou o momento de encontrar um apartamento de acordo com seu perfil. Acesse já o site do Meu Imóvel e fique por dentro dos diversos lançamentos residenciais do estado de São Paulo.