Adquirir um novo lar e sair do aluguel é o objetivo de vida de muitos brasileiros em busca de mais comodidade e estabilidade. No entanto, procurar um apartamento para morar leva tempo e exige planejamento financeiro.

Além disso, é preciso tomar alguns cuidados de modo a não comprometer o orçamento e fazer um bom negócio com segurança. Pensando nisso, o Meu Imóvel preparou este post com seis dicas para comprar apartamento de acordo com seu perfil e estilo de vida!

1- Verifique o melhor financiamento de acordo com seu perfil

Financiamento direto com a construtora, com algum banco, por qual sistema de amortização? São muitas as decisões a serem tomadas ao analisar uma proposta de crédito capaz de atender perfeitamente sua necessidade financeira, sem prejudicar sua estabilidade.

Basicamente, a compra de apartamento na planta via financiamento direto com a construtora funciona da seguinte forma: a empresa obtém o crédito com o banco e o proprietário paga mensalmente as prestações a ela que, por sua vez, repassa o montante à instituição financeira.

Com relação ao financiamento direto com o banco, é preciso analisar qual oferece as melhores opções de crédito de acordo com seu perfil. No caso, serão analisados todos os seus dados pessoais e renda mensal.

2- Saiba qual sistema de amortização adotar

SAC, SACRE ou Tabela Price? São três os tipos de amortização existentes em um processo de financiamento. Todos possuem suas particularidades e estas devem ser analisadas calmamente por você com ajuda de um profissional da área. Confira:

  • Sistema Price: o valor de todas as prestações do financiamento se mantém constantes. No entanto, enquanto as primeiras são compostas basicamente pelos juros, as últimas são formadas mais pelo preço do imóvel em si;
  • SAC: o Sistema de Amortização Constante faz as primeiras parcelas do crédito serem maiores em relação às últimas. Como o próprio nome diz, as amortizações se mantém estáveis ao longo de todo o processo,
  • SACRE: sigla para Sistema de Amortização Crescente, é formado por características tanto do Price, como do SAC. No caso, as prestações vão aumentando a cada mês, até chegar em um mês em que começam a diminuir.

3- Não comprometa seu orçamento pessoal

Diante de um período de instabilidade econômica em nosso país, uma das coisas mais importantes sobre como financiar apartamento está relacionado ao comprometimento da sua renda. No caso, as parcelas do crédito não podem custar mais de 30% do seu orçamento mensal.

Alguns bancos, inclusive, limitam até a compra de imóveis mais caros por pessoas com determinada renda mensal, justamente para não prejudicar o orçamento. Exemplificando a situação, se seu salário for de R$ 10 mil, as prestações do financiamento de apartamentos novos não podem ser superiores a R$ 3 mil.

4- Conheça o valor de cada parcela do financiamento

Como mencionado, o valor a ser pago por cada prestação do financiamento via sistemas SAC e SACRE podem sofrer uma variação mensal de valor. Além desse fator, existem os reajustes sobre o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) e IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), no caso de imóveis prontos.

Por esse motivo, é muito importante conhecer o quanto será pago mensalmente pelo financiamento e evitar imprevistos financeiros. Uma alternativa de fuga destes últimos impostos é tentar adiantar o pagamento de algumas prestações, caso sua situação financeira permita.

5- Atente-se as demais despesas

Com o objetivo de manter tudo regularizado e evitar problemas com a justiça, ao comprar um apartamento, é preciso registrá-lo de modo a deixar a escritura em seu nome. Por ser algo pago pelo proprietário, na maioria das situações, é preciso deixar separado o montante necessário para poder arcar com este custo.

Outro imposto cobrado do morador é o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). Na cidade de São Paulo, por exemplo, o montante a ser pago é de 3% do valor total da propriedade. Essa porcentagem pode variar de acordo com cada município.

6- Confira no Meu Imóvel qual apartamento melhor lhe atende

A última dica sobre como comprar um apartamento, está diretamente relacionada ao site do Meu Imóvel. Acessando-o, você irá encontrar um passo a passo para inserir todas as informações relevantes. Feito isso, iremos mostrar as melhores opções de acordo com seu estilo de vida. Confira:

  • primeiramente, selecione se mora sozinho, é casado ou possui filhos;
  • em seguida, mencione qual a idade dos seus filhos;
  • coloque quantos automóveis sua família possui;
  • selecione se há animais de estimação morando junto;
  • verifique quais das quatro opções de lazer desenhadas você faz questão de ter no condomínio,
  • responda se há empregada trabalhando no seu lar;
  • coloque qual o valor médio do imóvel a ser adquirido e insira uma localização de sua preferência.

Pronto! Iremos te mostrar quais apartamentos possuem as características mencionadas nos passos anteriores. Assim, fica mais fácil encontrar um de acordo com seu perfil.

Após conhecer seis dicas para comprar apartamento, confira no site do Meu Imóvel, diversos lançamentos residenciais na capital e em todo o estado paulista. Verifique nossas opções e faça um ótimo negócio!