Pegar a chave de apartamento novo é o momento mais aguardado após a compra do imóvel. É quando o sonho da casa própria realmente se concretiza e a mudança para o novo lar está cada vez mais próxima. Mas essa é realmente a etapa final?

Apesar de estar bem próximo da conclusão da compra da propriedade, essa não é a etapa final da aquisição de um imóvel. Depois da entrega de chaves, é necessário realizar mais alguns procedimentos, para garantir que estará tudo certo com seu novo lar.

Pensando nisso, o blog Meu Imóvel preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, para que você saiba o que fazer após pegar as chaves do apartamento novo e evitar dores de cabeça e frustrações. Confira o conteúdo a seguir.

Recebi as chaves, e agora?

Ao receber as chaves da sua nova casa, é muito comum querer visitar o apartamento pela primeira vez, para ver, de perto, como será seu novo lar. E essa é a etapa mais importante.

chave de apartamento

Com a chave em mãos, o primeiro passo do dono do imóvel é fazer uma vistoria, para garantir que o apartamento está sendo entregue em perfeitas condições de moradia. Confira se as portas estão funcionando bem, se não há rachaduras na parede e se os revestimentos estão de acordo com o combinado.

O recomendável é contratar um especialista para realizar essa vistoria de imóvel. Com um olhar técnico, será possível enxergar defeitos que o novo dono — com sua empolgação — pode deixar passar despercebidos.

No caso de apartamentos comprados na planta, a construtora deve entregar, junto das chaves, o manual do proprietário. Nesse documento, há todas as informações necessárias sobre a manutenção e as condições de reparo nas diferentes etapas de compra. Ele serve como uma espécie de certificado de garantia.

E se for um imóvel alugado?

No caso de imóveis alugados, a vistoria se faz ainda mais necessária. Isso porque a casa ou o apartamento deve ser devolvido pelo locatário nas mesmas condições em que foi entregue. Portanto, ao final do contrato, também será feita uma avaliação das condições do imóvel.

Em tal situação, não haverá um manual do proprietário junto da entrega da chave de apartamento ou casa em questão. Mas é importante se atentar a todas as condições descritas no contrato de locação, pois é nele que deverá constar as informações sobre manutenção, reformas e afins.

O que passa a ser pago após a entrega das chaves?

Uma dúvida muito comum entre quem acabou de receber a chave de um apartamento novo é se essa etapa também implica no início do pagamento do condomínio. Comumente, a taxa condominial começa a ser paga nesse momento, sim. Mas pode haver exceções.

Em alguns casos, pode acontecer de as chaves só serem entregues após o imóvel ser quitado. Com isso, é preciso pagar o condomínio mesmo sem ter recebido as chaves ainda. Mas essa questão também pode ser negociada com a construtora, dependendo da situação.

Atraso na entrega das chaves

Após comprar um imóvel novo, o proprietário não vê a hora de finalmente poder morar em seu novo lar. Mas o que fazer em caso de atraso na entrega da chave de apartamento comprado na planta?

Por lei, as construtoras têm uma tolerância de 180 dias. Melhor dizendo, após o prazo dado para a entrega das chaves, é aceitável um atraso de até seis meses para a entrega das chaves. Essa informação deve estar descrita no contrato.

Mas, caso aconteça de o atraso ultrapassar esses 180 dias, a construtora deverá pagar uma espécie de multa para o proprietário do apartamento de 1% do valor que foi pago até o momento.

chave de apartamento

Mantenha-se informado com nossas publicações

Gostou de saber mais sobre como funciona a entrega de chave de apartamento novo? Então, não deixe de conferir outros temas como este, aqui, no blog Meu Imóvel. Mantenha-se informado sobre o mercado imobiliário e receba dicas de como fechar um bom negócio e conquistar o lar dos seus sonhos com os nossos posts!