Você, que acabou de comprar um imóvel novo, saiba que, antes de se mudar, uma empresa especializada deve fazer uma vistoria de apartamento. Isso possibilita averiguar se a construção foi entregue sem nenhum erro estrutural.

Quer conhecer a importância da vistoria, quais os materiais e objetos usados nesse processo, e quais regiões do apartamento analisar? Confira abaixo, essas e outras informações relevantes preparadas exclusivamente para você!

Afinal, por que é preciso fazer uma vistoria do imóvel?

A vistoria de apartamento novo é extremamente importante pois, por meio dela, o comprador saberá se a construção foi entregue sem nenhum problema ou erro estrutural e na planta.

É muito importante fazer a checagem de todos os itens básicos entregues pela construtora o mais rápido possível. Assim, será possível contatar a empreiteira responsável para que a mesma faça os reparos e ajustes no imóvel e no condomínio em geral.

Para quem não sabe, é de obrigação da empresa que realizou as obras arrumar quaisquer defeitos e imperfeições existentes naquela propriedade. Esse direito do proprietário consta, geralmente, nos termos de compra da propriedade assinados por ambas as partes no ato de fechamento do negócio.

Entretanto, o proprietário possui um prazo para fazer qualquer reclamação a construtora. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, defeitos de fácil reparação, como fechaduras mal colocadas, possuem garantia de 90 dias para o morador recorrer a empreiteira e solicitar o reparo.

Agora, quandos os defeitos forem estruturais a ponto de impedirem a habitação do lugar, a garantia do proprietário se estende, dependendo da situação, por até cinco anos após ter recebido as chaves. Neste tópico, enquadram-se casos de infiltrações, rachaduras, dentre outros pontos.  

Itens a serem analisados nos apartamentos novos

Ao fazer vistoria de imóvel corretamente, a empresa contratada para realizar o serviço precisa conferir os principais pontos a serem analisados na habitação.

Desde detalhes estruturais, até falhas no leve acabamento proporcionado pelas construtoras: tudo é conferido friamente para os possíveis problemas serem solucionados o quanto antes.

Situação dos revestimentos

Essa tarefa a ser realizada pelo profissional é muito importante, pois, caso estejam ocos, os azulejos precisam ser retirados e serem assentados novamente pela construtora.

O rejuntamento desse instrumento de acabamento também precisa ser analisado detalhadamente! Muitas vezes, por questão de pressa, o rejunte é feito de qualquer jeito a ponto de causar excesso de massa entre dois pisos ou azulejos.

Além disso, caso algum revestimento esteja trincado ou com rachaduras, o reparo precisa ser feito rapidamente, pois isso pode acabar ferindo e cortando uma pessoa.

Fechaduras e encanamento

As fechaduras também precisam estar em dia antes da pessoa trazer sua mudança para o apartamento. O teste desse item é fácil! O especialista só precisa fechar e abrir as portas e verificar se há ruídos incômodos.

Com relação ao encanamento, é importante a empresa contratada abrir todos os registros e verificar se as torneiras não estão espanadas. Outro detalhe nesse item, é constatar se não há nenhum cano furado que pode causar infiltrações e umidade nas paredes posteriormente.

Medição das janelas e metragens do apartamento

As janelas e portas-balcão – caso o apartamento tenha varanda – precisam também passar por uma leve avaliação. Nessa tarefa, é verificado se nenhum vidro está trincado, se elas não emperram ao abrir e fechar, se os trincos estão funcionando corretamente e se sua instalação não está torta na parede.

Outro ponto analisado é a verificação da metragem total do apartamento para saber se ele possui a área prometida pela planta da construção. Por exemplo: se no projeto, o imóvel estiver com 50 m², na realidade ele não pode estar fora dessa margem permitida por lei.

Instalação elétrica

Na parte elétrica, a empresa será responsável por olhar todas as tomadas do apartamento e averiguar se estão instalados nos lugares corretos. Feito isso, cada interruptor é testado para verificar se não há perigo deles provocarem curto-circuito.

Por fim, será conferido se todos os circuitos estão presentes no quadro de força. Isso é importante pois, em caso de queda de energia, os aparelhos eletrônicos da casa não correm tanto risco de pifarem.

Impermeabilização e pintura das paredes

Um dos principais detalhes do acabamento de uma nova construção é a pintura! Por esse motivo, todas as paredes precisam passar por uma avaliação para constatar se esse serviço está bem feito ou não.

Os principais itens  verificados nesse caso são: se suas quinas e nivelamentos não estão tortos, e se a massa corrida e impermeabilizantes em geral deixaram o concreto liso, sem excesso de produto.

Banheiros

Ao fazer a vistoria de apartamento neste cômodo, o especialista precisa conferir uma série de itens que garantem seu pleno uso e não irão causar possíveis transtornos aos novos moradores. Confira abaixo a relação dos elementos observados nesse ambiente:

  • Cano do chuveiro: esse item não pode ser posicionado muito perto do teto, pois isso pode dificultar a instalação da ducha;
  • Conferir se a água que cai do chuveiro vai direto para o ralo, sem ficar empoçada no meio do caminho;
  • Vedação da pia e da latrina, pois, caso contrário, isso pode inundar o toalete;
  • Apertar a descarga e constatar seu pleno uso,
  • Averiguar se a torneira da pia não está espanada.

A vistoria é uma importante tarefa a ser feita por um profissional nos apartamentos novos, pois garante menos transtornos para o novo morador. Se você ainda não encontrou seu lar doce lar, acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções de empreendimentos na cidade de São Paulo!