A valorização de imóveis é um dos pontos principais a serem analisados pelas pessoas que desejam comprar um novo apartamento. Hoje em dia, muitos investidores têm levado em conta esse fator ao comprarem uma habitação, principalmente se ela for usada como fonte de renda por meio de aluguel.

São diversos fatores internos e externos que colaboram por um intenso processo de valorização de determinado empreendimento. A seguir, confira mais informações sobre esse assunto financeiro e descubra quais bairros mais sofreram valorização em São Paulo nos últimos tempos!  

Alguns fatores que contribuem para a valorização imobiliária

Localização, segurança, área de lazer, quantidade de vagas na garagem para cada condômino: tudo é levado em conta no mercado imobiliário quando o assunto é valorização.

Conheça abaixo, mais informações sobre os principais itens responsáveis por elevar o valor de um apartamento!

O imóvel é bem localizado? Possui fácil acesso?

Muitas vezes, nos perguntamos porque apartamentos com características semelhantes, costumam ter valores totalmente desiguais. Bem, isso acontece pelo fato deles estarem localizados em regiões com infraestruturas totalmente diferentes.

A facilidade de acesso é um dos critérios para decidir o valor do metro quadrado naquela região. A Vila Prudente, na zona leste, por exemplo, sofreu uma intensa valorização nos últimos anos devido a chegada da linha 2-Verde do Metrô, que faz o trajeto até a avenida Paulista em menos de 15 minutos.

Outros fatores relacionados a esse ponto diz respeito a quantidade de comércios presentes em um bairro. Regiões com grande número de farmácias, escolas, supermercados, padarias, postos de saúde e, ao menos um hospital, oferecem mais comodidade aos seus habitantes.

Tudo isso justifica a atitude das pessoas ao darem preferência por morarem em distritos próximos aos centros velho e expandido da capital. Nessas regiões, vale lembrar, que a quantidade de apartamentos novos compactos, como os studios, cresceram muito na última década.

O empreendimento possui ampla área de lazer?

Com relação aos itens internos presente nos condomínios, quanto mais completa for a área de lazer de um conjunto residencial, mais valorizado ele será.

A causa para isso acontecer é o fato de cada vez mais as pessoas estão a procura de empreendimentos com a comodidade necessária para não saírem muito de casa. Pegamos como exemplo a área de recreação infantil: tendo esse espaço no imóvel, não será preciso levar a criançada nos parques todos os dias.

O número de vagas de garagem para cada morador

A infraestrutura oferecida pelos condomínios vai além da área de lazer! Descendo no subsolo, é possível encontrar uma área responsável por acrescentar mais alguns cifrões ao preço dos imóveis: o estacionamento.

Hoje em dia, existem até  construções que oferecem cinco vagas de garagem para cada condômino e mais algumas específicas para visitantes. A presença dessas últimas, principalmente, é extremamente vantajosa, pois os amigos e familiares do morador não precisam deixar seus veículos nas ruas.

Os bairros de São Paulo que mais valorizaram nos últimos anos

Segundo informações extraídas do site da revista Exame, os bairros com  maior valorização imobiliária ao longo de 2017 estão situados nos centros velho e expandido da capital paulista.

Contudo, é importante ressaltar que, mesmo com essa variação de preço, as regiões com os metros quadrados mais elevados da cidade continuam sendo o Ibirapuera e a Vila Nova Conceição.

 

Lapa

Dividida em parte alta e baixa, a Lapa é um clássico bairro da zona oeste de São Paulo cuja valorização imobiliária foi de 13,9% em 2017. Sua população gira em torno de 59 mil habitantes que ocupam uma área de 10 km².

Conhecida por abrigar o Mercado da Lapa e importantes ruas comerciais, como a 12 de Outubro, na região ainda é possível encontrar o teatro Cacilda Becker, o museu do Relógio e o shopping Center Lapa.

Atendida pelas linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, a Lapa ainda possui um terminal da SPTrans de onde partem diversas linhas com destino ao centro expandido e a zona oeste da capital.

Situada no coração do centro histórico da cidade de São Paulo, a Sé possui extensão de 2,1 km² e uma população de, aproximadamente, 24 mil habitantes cuja renda mensal é de R$ 978,31 per capita.

Na região, é possível encontrar o marco zero da cidade próximo a Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé) e ainda a praça de mesmo nome que conta com inúmeras palmeiras imperiais. Além disso, o bairro possui uma unidade do Poupatempo, a Faculdade de Direito do largo São Francisco, a praça João Mendes e a sede de prefeitura municipal.

Com relação a transporte público, a Sé é atendida pelas linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô e os terminais Mercado (Expresso Tiradentes) e Parques Dom Pedro II da SPTrans.

Barra Funda

Famosa por ser a localização do Memorial da América Latina e dos estúdios da Record TV, a Barra Funda é um bairro da zona oeste de São Paulo com 5,6 km² e uma população de quase 13 mil paulistanos.

Imortalizada no livro “Brás, Bexiga e Barra funda”, de Alcântara Machado, o bairro atualmente abriga o Allianz Parque, estádio do Palmeiras. Além disso, nas avenidas Francisco Matarazzo e Marquês de São Vicente é possível encontrar inúmeras casas noturnas..

De fácil acesso, a Barra Funda possui um terminal rodoviário anexo ao terminal de ônibus municipal da SPTrans e aos trilhos das linhas 3-Vermelha, 7-Rubi e 8-Diamante do Metrô e CPTM.

República

Região com 2,3 km² de extensão, a República passou por uma valorização de 8,8% no último ano de acordo com o índice imobiliário divulgado pela revista Exame.

Com uma população de, aproximadamente, 57 mil habitantes, na República está localizada a Câmara Municipal de São Paulo, o Theatro Municipal e a Biblioteca Mário de Andrade. Para os boêmios, um excelente ponto é o cruzamento das avenidas Ipiranga e São João, onde se situa o Bar Brahma.

Por fim, o pedaço é atendido por uma eficiente rede de trólebus elétricos e as linhas 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô de São Paulo, oferecendo ligação rápida a diversos pontos da cidade.

Valorização de imóveis é um dos principais pontos levados em consideração por pessoas que estão a procura de apartamentos novos. Se você ainda não encontrou o seu, acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções de empreendimentos!