Localizada no coração do ABC Paulista, a cidade de Santo André está situada a 22 km da capital paulista, em uma altitude – distância entre o nível do mar – de, aproximadamente, 760 metros.

O município faz fronteira com as cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, Rio Grande da Serra, Suzano, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires, Mauá, Santos, São Bernardo do Campo e Cubatão. Dessas, a maioria se situa na denominada região metropolitana de São Paulo.

Atualmente, sua população é de pouco mais de 715 mil habitantes, que ocupam uma área total de quase 175 km².

Seu IDH é de 0,815 e, por essa razão, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade é considerada a oitava com melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo. Além disso, no ranking dos municípios mais desenvolvidos de todo o Brasil, Santo André ocupa a 15ª posição.

Para saber mais sobre essa grande cidade do ABC, confira abaixo uma seleção de informações importantes sobre a região, bem como sua história de mais de quatro séculos!

História de Santo André

Fundada em 1553, um ano antes da cidade de São Paulo, Santo André só ganhou esse nome em 1910. Até então, a região foi chamada por três nomes: São Bernardo da Borda do Campo (1553-1560); um simples bairro da capital paulista (1560-1889); e São Bernardo (1889-1910).

Contudo, foi na segunda metade do século XIX, quando a extinta São Paulo Railway (SPR), construiu nas proximidades a primeira estação ferroviária. Tal linha de trem, depois denominada Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ), interligava o litoral ao planalto paulista, passando pelo ABC e alguns bairros de São Paulo.

A partir de 1889, diante do constante crescimento que a região vinha passando, a atual Santo André se emancipou da capital e se tornou um município independente denominado São Bernardo.

Ao longo da primeira metade do século XX, pequenas fábricas de diversos setores passaram a preencher o espaço da atual cidade do ABC. Por esse motivo, em meio ao grande desenvolvimento industrial, Santo André se tornou independente em 1939 e, já na década de 1950, recebeu incentivos fiscais para abrigar inúmeras multinacionais.

Por fim, nos anos 1990, com o Brasil mergulhado em uma profunda crise econômica, inúmeras fábricas saíram do município e migraram para o interior do estado. Isso foi possível devido a um aumento de incentivos governamentais em cidades distantes da capital.

Infraestrutura e opções de lazer da cidade

Hoje em dia, a cidade de Santo André é dividida em três partes: Santo André, Capuava e Paranapiacaba – anexa na última década como parte do município. Ainda, o distrito principal se divide em duas metades: a primeira se chama Santo André, e a segunda, Utinga.

Com relação a transporte público, essa cidade do ABC é atendida pela rede de ônibus municipais e da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo). Além disso, abriga as estações Prefeito Celso Daniel – Santo André, Utinga e Prefeito Saladino das linhas 10-Turquesa e Expresso ABC da CPTM.

De fácil acesso, Santo André possui saída para importantes vias do ABC e da capital paulista, tais como as avenidas dos Estados, Dom Pedro I, Prestes Maia e Pereira Barreto. Ainda, três rodovias atendem o pedaço, são elas a Índio Tibiriçá, o Rodoanel Mário Covas e a SP-122 (Paranapiacaba – Ribeirão Pires).

Opções de lazer é o que não faltam em seus quase 175 km² de extensão. Periodicamente, a Orquestra Sinfônica de Santo André realiza apresentações periódicas no Theatro Municipal e, diariamente, inúmeras pessoas se reúnem em seu famoso escadão.

Quando o assunto é futebol, o município é a sede do Esporte Clube Santo André, time fundado em 1967 que já chegou a disputar as séries A e B do Brasileirão. Hoje em dia, participa mais de competições estaduais, como o Campeonato Paulista todo início de ano.

Para quem deseja curtir o fim de semana em meio a natureza, a Vila de Paranapiacaba é uma excelente opção dentro de Santo André. Construída no século XIX na raíz da Serra do Mar, por muitos anos ela foi considerada o ponto principal da ferrovia paulista e, atualmente, é considerada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.

Conheça os melhores bairros para se morar na região

Santo André possui mais de vinte bairros ao longo de sua extensão, localizados em seus três distritos. Neles, inúmeros apartamentos novos são construídos anualmente em meio a diversas opções de entretenimento para quem deseja excelente qualidade de vida.

Conheça a seguir, quatro dos seus principais bairros que prezam em oferecer o máximo de acessibilidade e comodidade aos andreenses.

Jardim

Um dos bairros mais valorizados da cidade, o Jardim – não confundir com Jardim Santo André -, possui um dos melhores índices de qualidade de vida da cidade.

Curiosamente, todas as suas ruas e avenidas possuem nomes de árvores, como Figueiras, Goiabeiras e Laranjeiras. Percorrendo-as, é possível encontrar uma grande quantidade de barzinhos e restaurantes de Santo André para quem curte a vida noturna.

Vila Assunção

Para quem curte paisagens naturais e respirar ar puro em meio a tamanha quantidade de concreto, o bairro da Vila Assunção é um dos mais adequados ao seu estilo de vida.

Nele, se situa o parque Central, o maior dos onze parques existentes em todo o município. Lá, é possível encontrar inúmeros aparelhos de ginástica, além de espaços voltados às crianças e pistas de cooper para queimar calorias.

Vila Gilda

Bairro onde se situa o shopping ABC, o principal de Santo André, a Vila Gilda oferece inúmeras opções de lazer para você curtir com a família.

Além disso, a região conta com acesso facilitado ao parque Central, na Vila Assunção, e à avenida Portugal, uma das mais arborizadas da cidade, que corta o bairro e termina no Jardim Bela Vista.

Centro da cidade

Assim como na maioria das cidades urbanas, é no centro da cidade de Santo André que se localiza a sede da Prefeitura Municipal e do famoso Theatro Municipal com inúmeras apresentações anuais.

Considerada uma região com elevado padrão de vida, no centro está localizado o parque IV Centenário, inúmeras opções de comércio, restaurantes e bares tradicionais do município.

Opções de imóveis em Santo André

Município com completa infraestrutura, cada vez mais pessoas estão a procura de imóveis no ABC, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida sem perder a comodidade da cidade grande.

Por esse motivo, existem cada vez mais novos apartamentos em Santo André em fase de projeto, em obras ou pronto para morar. A seguir, confira alguns empreendimentos localizados em regiões privilegiadas deste município do ABC!

Le Quartier Santo André

Situado no entroncamento da avenida Ramiro Colleoni com a rua Venezuela, no centro de Santo André, o Le Quartier Santo André é um empreendimento com unidades de 88 a 128 m². Cada uma, é composta por três ou quatro dormitórios, sendo uma ou duas suítes e duas vagas de garagem.

Sua localização privilegiada no coração do município faz com que esse condomínio residencial fique a menos de 1 km do shopping ABC, do Senac Santo André e da ETEC Júlio de Mesquita.

Na área de lazer, é possível encontrar diversos espaços para todas as idades. Merecem destaque as piscinas e salões de festas adulto e infantil; playground; quadra recreativa; salão de jogos; sauna; dentre outros ambientes de lazer.

Century Plaza Living

O Century Plaza Living é um empreendimento imobiliário com apartamentos de metragens que variam entre 57 e 80 m². Cada um é equipado com dois ou três dormitórios, sendo uma suíte, e uma ou duas vagas para cada morador do empreendimento.

Incorporado pela Tegra, o condomínio possui piscinas, área fitness, quadra poliesportiva, espaço gourmet, dentre outros ambientes.

Localizado na avenida Giovanni Battista Pirelli, 397, na Vila Homero Thon, esse apartamento em Santo André fica próximo da fábrica de pneus Pirelli, do auto shopping Global e do hospital Santa Helena. Além disso, está a menos de 15 minutos do Clube Atlético Aramaçan e do estádio Bruno José Daniel.

Santo André uma cidade excelente para se morar no coração do ABC Paulista e ao lado da capital devido a sua completa infraestrutura e facilidade de acesso. Ficou interessado em encontrar algum imóvel nesse município? Então, acesse o site do Meu Imóvel e confira nossas opções!