Por questões de segurança, muitas pessoas, ao comprarem um imóvel novo, optam por fazerem seguro residencial, com o objetivo de protegerem esse bem.

Hoje em dia, uma corretora de seguros oferece proteção contra inúmeros pertences, como celulares e automóveis. Muitas vezes, ao juntar mais de um item a ser protegido, é possível até conseguir algum desconto no valor das mensalidades.

Pensando em uma melhor proteção para suas propriedades imobiliárias, o Meu Imóvel selecionou algumas informações sobre os tipos de seguros existentes, dentre outros dados importantes sobre o assunto.

Tipos de seguro imobiliário

Existem diversos tipos de proteção residencial que cobrem inúmeros danos causados acidentalmente em um apartamento. Vale lembrar que, quanto maior for a cobertura da seguradora, mais cara será a mensalidade ou anuidade.

Dentre as principais garantias contratadas pelos brasileiros para proteger sua residência podemos citar aquelas contra furtos, incêndios, vazamentos e ações naturais (vento forte e chuva intensa). Conheça abaixo, tudo sobre cada uma delas!

Seguro contra vazamentos

Apesar da vistoria ser feita antes dos moradores se mudarem para os apartamentos novos, problemas como vazamentos podem surgir inesperadamente ao longo dos meses.

Geralmente, a vazão de água dentro do imóvel acontece pelo simples fato da tubulação ter furado ou rompido devido a inúmeros fatores naturais.

Entretanto, seguro contra vazamentos não costuma cobrir problemas que surgem por falha humana. Nesse caso, podemos citar a falta de manutenção do encanamento, curto-circuito provocado pelo contato da água com a eletricidade, dentre outras situações.

Seguro contra incêndios

Incêndios provocados por descargas elétricas podem acontecer a qualquer momento e, por isso, você precisa estar preparado para receber toda a assistência caso seu imóvel seja consumido pelas chamas.

Para quem não sabe, uma simples vela, quando encostada acidentalmente em algum móvel, pode ser a grande responsável por um acidente de grande porte. Assim como a água, a medida em que o tempo vai passando, o fogo tende a se alastrar intensamente caso não seja controlado a tempo.

Além disso, os incêndios em apartamentos podem ser causados por curto-circuitos na fiação caso ela entra em contato com a água. Por isso que o velho ditado não falha: fogo e ambientes úmidos nunca serão amigos.

Contratando um seguro contra incêndio, você obtém ampla cobertura em casos de incêndios acidentais, curto-circuitos e panes elétricas em toda sua residência.

Seguro contra roubos e furtos

Apesar de muitos pensarem que roubo e furto possuem o mesmo significado, essas palavras possuem sentidos totalmente diferentes.

Roubo é toda ação cometida mediante uso de ameaças, violência, agressão e uso de armas. Já o furto é cometido quando o proprietário do imóvel não está presente e, a partir daí, estranhos arrombam janelas e portas para pegar objetos de valor dentro da propriedade.

No entanto, apesar dessa diferença entre ambas as palavras, a apólice contra roubos cobre o valor de quaisquer objetos dentro do imóvel. Entram na lista, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas, louças e artefatos de uso cotidiano.

Com o intuito de facilitar o trabalho da empresa contratada para cobrir os danos causados, uma dica é o proprietário fazer uma lista de todos os itens furtados e que estejam sob seguro.

Vantagens de fazer um seguro residencial

Ao contratar um seguro imobiliário, o proprietário do apartamento só possui vantagens, pois ficará protegido diante de alguns acidentes ou problemas que podem acontecer de maneira inesperada.

Conheça abaixo alguns benefícios de fechar negócio com uma seguradora de confiança:

  • Apólices para apartamentos podem sair até 20% mais baratas em relação às de casas;
  • Em situações de roubo, incêndio e demais acontecimentos imprevisíveis, a empresa te dará a quantia monetária necessária para recuperar todos os bens perdidos ou danificados,
  • Apesar de apartamentos valerem mais em relação aos automóveis, o seguro para habitações costuma ter uma mensalidade inferior devido a grande procura.

Como escolher a seguradora ideal para seu apartamento

Agora que você já conhece quais são os principais tipos de seguro e as principais vantagens de contratar esses serviços, chegou o momento de escolher qual o melhor seguro residencial.

Por isso, confira algumas informações importantes que podem ser levadas em consideração antes de fechar negócio com alguma empresa do ramo de seguros!

  • Solicite informações com alguma instituição bancária ou seguradora para averiguar qual é a apólice mais adequada às suas necessidades. Nesse ponto, também pode-se considerar a realização de orçamentos para constatar qual é a empresa que possui melhor relação custo-benefício ao fechar negócio;
  • Aquele ditado “o barato, muitas vezes, pode sair caro” se aplica perfeitamente nesse caso! Por questões de economia, muitas pessoas optam por fazer apólices com o mínimo de cobertura possível e isso pode ter sérias consequências caso aconteça algum incidente,
  • Você pode contratar a melhor empresa de seguro residencial mas, se você não souber em quais situações elas irão te ressarcir o prejuízo, as chances de não receber nenhuma quantia em alguns casos específicos é muito grande.

Fazer seguro para seu apartamento é um dos itens básicos para quem preza por não perder seus bens em casos imprevisíveis. Mas, se você ainda não encontrou seu lar doce lar, não deixe de acessar o site do Meu Imóvel e conferir nossas opções de empreendimentos!