Sonho para alguns, pesadelo para outros, morar em um andar alto possui inúmeros questionamentos por parte das pessoas que estão em busca de um novo apartamento.

Por esse motivo, o Meu Imóvel preparou uma seleção de informações importantes a respeito das principais vantagens e desvantagens de morar nos últimos pisos e na cobertura de um condomínio. Confira!

As vantagens de morar em um andar alto

Muitos brasileiros desejam morar em um apartamento de andar alto e de lá ter uma vista ímpar da cidade onde mora, principalmente à noite quando todas as construções urbanas ficam iluminadas.

Atualmente, a maioria dos apartamentos novos possuem varanda simples ou gourmet, na qual é possível reunir amigos e familiares para confraternizações e jantares. Além disso, dependendo do tamanho da área, é possível instalar sofá e televisão para você relaxar enquanto observa a grandiosidade da cidade grande vista de cima.

Vazamentos e problemas na estrutura de um prédio, na maioria das vezes, costuma aparecer nos pisos mais baixos da construção. Isso acontece pelo fato de, com o passar dos anos, os andares inferiores tendem a suportar mais peso devido a movimentação natural da estrutura.

Muitas pessoas que moram em condomínios se sentem incomodadas com os barulhos provenientes da piscina, playground e demais espaços de lazer comuns. Entretanto, quanto mais alto for seu apartamento, menos ruídos externos você irá ouvir. Assim, será possível assistir TV e descansar sem problema algum com relação a barulheiras.

Durante o verão, é normal a quantidade de insetos aumentar em todos os cantos devido às condições climáticas favorecem suas reproduções. Mas, ao morar nas alturas, esses bichinhos incômodos dificilmente conseguirão entrar no imóvel, pois, quanto mais alto, menor a pressão do ar que garante sua sobrevivência.

Privacidade é outra vantagem que as pessoas possuem ao adquirirem um imóvel em andares altos. Ao contrário dos primeiros pisos, é quase impossível os moradores do prédio da frente conseguirem enxergar seu apartamento.

Por fim, quanto mais alto for seu apartamento, mais ventilação ele terá!  Assim, é possível sentir melhor as rajadas de vento que irão balançar as cortinas e refrescar todo o apartamento, deixando-o mais fresco.

Desvantagens de morar nas alturas

Apesar de todas as vantagens de morar em um andar alto, ao comprar apartamento é preciso se atentar com relação a algumas desvantagens e pequenos incômodos que você poderá  enfrentará.

Um dos pontos mais importantes, economicamente falando, diz respeito ao valor dos imóveis mais altos. Geralmente, essas habitações tendem a custar mais caro em relação aos andares inferiores. Mas, algumas vezes, o preço é feito por agrupamentos de vários pisos, isso significa que, do 4º ao 7º, por exemplo, os apartamentos podem valer a mesma coisa.

Mesmo tendo elevador, morar nos últimos pavimentos implica em uma menor acessibilidade em relação aos mais baixos em algumas situações, como queda de energia. Isso pode dificultar situações como  processo de mudança, compras de supermercado e, também, para pessoas com mobilidade reduzida.

Apartamentos nas alturas tendem a ficar mais empoeirados com as sujeiras externas presentes no ar. Isso acontece, pois a intensidade do vento é maior em lugares altos e, consequentemente, faz com que ele carregue mais resíduos em velocidade superior em relação à espaços baixos.

Morar na cobertura vale a pena?

Denomina-se coberturas aqueles apartamentos no último andar, situados no pico mais alto de um edifício. Essas habitações possuem inúmeras vantagens que garantem mais privacidade para seus moradores.

Dependendo do projeto estrutural, é possível instalar até mesmo uma piscina dentro da propriedade para as pessoas tomarem banho de sol sem ser preciso usar a coletiva na área de lazer comum.

Se ao morar em andar alto já é possível obter uma vista geral da cidade toda iluminada a noite, na cobertura esse cenário fica ainda mais privilegiado, principalmente quando a mesma é descoberta.

A área total desse imóvel geralmente costuma ser maior em relação às demais unidades em pisos inferiores, pois muitas coberturas possuem cômodos distribuídos em dois pavimentos.

Contudo, pessoas que moram nas coberturas são as com maior dificuldade de locomoção em caso de queda de energia. Quando no edifício não há gerador, os moradores precisam subir infinitas escadas de emergência até chegarem em casa.

Além disso, assim como acontece com o ar, a pressão da água tende a ser menor devido a altura do apartamento. Consequentemente, alguns chuveiros acabam perdendo força e potência quando instalado nesse tipo de imóvel.

Existem diversos apartamentos à venda nos últimos andares de um edifício no Meu Imóvel! Por isso, se você concluiu que vale a pena morar nas alturas, acesse já nosso site e dê uma olhada nas nossas opções!