“Benvenuti a casa nostra”! Por meio dessa frase em italiano já é possível perceber o quão acalorado e receptivo é esse povo do sul da Europa que imigrou para Brasil e, em São Paulo, se instalou no tradicional Bixiga.

Apesar de inúmeros outros bairros paulistanos terem suas raízes cravadas na cultura italiana, é no Bixiga que até hoje encontramos a maioria das melhores cantinas e pizzarias da cidade.

Para saber mais sobre essa região situada no centro da capital, confira algumas informações que irão fazer você se sentir na Itália do Brasil! Diante delas, ficará fácil se convencer a comprar um apartamento próximo a esse bairro!

História do bairro italiano do Bixiga

A história do bairro do Bixiga é remetente ao século XIX quando, na década de 1820, Antônio Bexiga comprou as terras da então Chácara das Jabuticabeiras para lotea-las posteriormente.

Tal processo ocorreu quase cinquenta anos depois, em 1º de outubro de 1870, quando oficialmente foi fundado o bairro do Bexiga na presença do ex-imperador D. Pedro II. A partir daí, diversos pequenos e baratos lotes de terra foram repassados para os recém-chegados imigrantes italianos.

Já no início do século XX, seus habitantes trocaram o nome Bexiga por Bixiga, para deixá-lo de acordo próximo a oralidade brasileira que costuma pronunciar o “e” com som de “i”.

Foi no Bixiga que grandes nomes do samba, como Adoniram Barbosa e seu “trem das onze” se instalaram ao longo dos seus quase 140 anos de história. Além disso, o bairro foi imortalizado no romance “Brás, Bexiga e Barra Funda”, de Alcântara Machado.

Atualmente, essa região tipicamente italiana pertence ao distrito da Bela Vista e a Prefeitura Regional da Sé. Suas principais vias são a rua Major Diogo e as avenidas Brigadeiro Luís Antônio e Nove de Julho, onde se situam inúmeros teatros, cantinas e pizzarias.

Os famosos Arcos do Bixiga

Conhecido pelos paulistanos como os “Arcos do Jânio”, a história desse ícone do Bixiga inicia-se no século XX e é um marco da imigração italiana na região.

Apesar de ter, aproximadamente, 100 anos de história, os arcos foram “redescobertos” na década de 1980 em meio a urbanização da região que praticamente havia engolido sua estrutura.

Situado entre as ruas Jandaia e Assembleia, o monumento é tombado pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) desde 2012.

Seus arcos de até 11 metros de altura foram projetados com técnicas italianas e seus tijolos foram artesanalmente feitos por imigrantes calabreses. Em 2017, a construção passou por uma nova restauração, desta vez para deixá-la mais discreta.

A icônica Vila de Itororó

Construída entre 1922 e 1929 por Francisco de Castro, a Vila de Itororó é uma das construções históricas mais conhecidas do Bixiga. Na época, o prédio recebeu esse nome devido ao riacho Itororó passar próximo a ele.

Considerada nobre, Itororó teve seu processo de degradação iniciado ainda nos anos 1940, quando teve início o processo de ocupação de suas instalações. A situação se agravou na década de 1970 quando a degradação já tomava conta de toda a sua extensão.

Apesar das inúmeras ameaças de demolir o prédio, a Vila ganhou uma sobrevida em 2006 quando passou a ser considerada de utilidade pública. A partir daí, teve início o processo de restauração que perdura até hoje.

Conheça alguns pontos turísticos do Bixiga

Percorrendo as ruas do Bixiga, é possível encontrar inúmeros pontos turísticos tradicionais que atraem milhões de visitantes todos os anos.

Desde museus, até padarias e festas típicas: tudo é encantador nessa região que mantém firme as tradições da cultura italiana. A seguir, confira um guia sobre o que há de melhor no pedaço!

Museu do Óculos

Localizado na rua dos Ingleses, 108, o Museu dos Óculos Gioconda Giannini foi fundado em 1996 em uma construção histórica dos anos 1920 no Bixiga.

Considerado o único museu dedicado aos óculos da América Latina, em seu interior é possível encontrar aqueles usados por grandes personalidades, como Hebe Camargo e Rita Lee.

Além disso, mais de 700 armações diversas são encontradas em seus corredores, sendo o maior destaque aquele considerado o primeiro criado no mundo pelos chineses entre 400 e 500 a.C.

Feira de Antiguidades

Todos os domingos, das 9h às 17h, na praça Dom Orione, é realizada a clássica Feira de Antiguidades do Bixiga, que reúne diversos elementos artísticos, culturais e objetos históricos.

Criado em 1984, o espaço situado em frente a famosa escadaria do Bixiga possui mais de 200 barracas onde infinitos artefatos são comercializados. Destacam-se os expositores de móveis, brinquedos, discos de vinil, lustres e louças do século passado.

Festa de Nossa Senhora da Achiropita

Tradição há 110 anos, a Festa de Nossa Senhora da Achiropita é um dos principais eventos anuais que mostra ainda a forte crença religiosa existente na região.

Realizado em agosto, o evento recebe, aproximadamente, 25 mil pessoas por ano, incluindo turistas que vêm conhecer a cidade. Sua importância é tanta a ponto de, em 2009, ganhar destaque no calendário oficial da Prefeitura de São Paulo.

Ao longo das suas mais de trinta barracas, é possível degustar fogazzas, pizzas, diversos tipos de massa, o bom e tradicional vinho, dentre outros itens da culinária italiana de dar água na boca.  

Teatros

No Bixiga, é possível encontrar inúmeros teatros bastante conhecidos por paulistanos que gostam de assistir peças e espetáculos durante à noite.

  • Teatro Sérgio Cardoso: rua Rui Barbosa, 153. Inaugurado em 1980, sua capacidade é de 856 lugares;
  • Teatro Oficina: rua Jaceguai, 520. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o prédio de 1958 foi projetado por Lina Bo Bardi, arquitetura também responsável pelo MASP;
  • Teatro Ruth Escobar: rua dos Ingleses, 209. Com três salas de espetáculo, o espaço também possui bar e livraria,
  • Teatro Maria Della Costa: rua Paim, 72. Projetado por Oscar Niemeyer, o teatro ganhou fama ao ser dirigido pelo finado e célebre ator Raul Cortez.

Cantinas

Se você é amante da culinária do sul da Europa, não pode deixar de conhecer as inúmeras cantinas italianas existentes nas principais vias desse bairro fantástico.

Com pratos que variam desde o tradicional espaguete até massas sofisticadas, como rondelli e conchiglione, os restaurantes possuem cardápios diversificados para todos os gostos.

  • Conchetta: rua Treze de Maio, 560. Horário de funcionamento: de 3ª a domingo, das 11h30 às 22h; e de 2ª, das 18h às 22h30;
  • C… Que Sabe: rua Rui Barbosa, 192. Horário de funcionamento: domingo a 4ª, das 11h30 às 00h, de 5ª, até à 1h, e de 6ª e sábado, até às 2h;
  • Famiglia Machini: rua Avanhandava, 81. Horário de funcionamento: de 2ª a 5ª, das 11h30 à 1h; de 6ª e sábado, até às 2h, e de domingo, até à 0h,
  • Montechiaro: rua Santo Antônio, 844. Horário de funcionamento: 24 horas de 4ª à domingo; 3ª, das 11h30 às 15h30, e das 18h30 à 0h.

Pizzarias

Muitos não sabem, mas em São Paulo são produzidas cerca de 1 milhão de pizzas todos os dias. Não por acaso, a cidade foi batizada como “capital da pizza no mundo”, perdendo apenas para Nova York.

A tradicional massa, grossa ou fina, acompanhada de molho de tomate e diversas opções de recheio são irresistíveis para a maioria dos paulistanos. Acompanhada de vinho, a refeição fica ainda mais saborosa!

  • Speranza: rua Treze de Maio, 1004. Horário de funcionamento: de 2ª a sábado, das 18h à 1h, e de domingo, até à 0h.;
  • La Romana: rua Santo Amaro, 338. Horário de funcionamento: de domingo a 5ª, das 18h às 1h; e de 6ª e sábado, até às 2h;
  • Mikas: rua Silva, 32. Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 2h,
  • Moraes: avenida Brigadeiro Luís Antônio, 1438. Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h30 às 15h30; de 2ª a 6ª, das 18h às 0h; e de sábado e domingo, até 1h.

Para sentir o clima italiano no ar, só visitando e conhecendo o Bixiga no centro da cidade de São Paulo. Morando na região, você tem acesso a todas essas atrações a qualquer hora do dia! Por isso, se você ainda não encontrou seu novo lar, acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções de apartamentos novos no pedaço!