O bairro de Santana está situado na porção norte de São Paulo em uma área de 13,14 km². Atualmente, sua população corresponde a mais de 110 mil habitantes com renda per capita média de R$ 2.507.

Seu IDH de 0,925 é o maior entre todos os distritos pertencentes à zona norte e integra o ranking dos 20 melhores da cidade de São Paulo. Isso porque, a região é composta por total infraestrutura, facilidade de acesso e forte onda de valorização, levando as construtoras a investirem em apartamento em Santana.

Conheça, neste post feito pelo Meu Imóvel, mais informações sobre como é morar neste típico distrito da zona norte e fique por dentro de alguns lançamentos disponíveis na região!

Conheça a infraestrutura de Santana

Santana tem sua origem datada em 1782, em alusão à chamada Fazenda Sant’Ana, existente na região. Ao longo do século passado, o bairro era ponto de passagem do extinto Tramway da Cantareira e, na década de 1970, foi um dos primeiros a ser contemplado com o Metrô de São Paulo.

Hoje, o bairro é administrado pela Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi e é considerado um dos dez com menores índice de homicídios na cidade, de acordo com a Folha de São Paulo. Este fator, inclusive, desperta muito o interesse de morar na região e prezar por melhor qualidade de vida.

As principais vias do distrito são as Avenidas Engenheiro Caetano Álvares, Zaki Narchi, Brás Leme, Imirim, Cruzeiro do Sul, Luiz Dumont Villares, além da Marginal Tietê. Todas fornecem fácil acesso aos bairros próximos de Santana, como Tucuruvi, Bom Retiro, Mandaqui, Pari, Casa Verde e Vila Guilherme.

Quando o assunto é educação, Santana detém o título de bairro com o maior número de colégio particulares da cidade. Outros destaques são a ETEC Parque da Juventude e o Aeroclube de São Paulo — a principal escola de pilotagem da capital.

Opções de transporte é um dos diferenciais desta região

Percorrendo a Av. Cruzeiro do Sul, você encontra as estações Portuguesa-Tietê, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Carandiru e Santana da linha 1-Azul do Metrô. Com isso, é possível ter fácil acesso à região central de São Paulo e a bairros da zona sul, como Jabaquara e Saúde.

Complementando o sistema sobre trilhos, o bairro é servido pelo Terminal Rodoviário Tietê, considerado o principal de São Paulo e o maior da América Latina. Composto por uma área de 120 mil m², o espaço possui 89 plataformas de onde partem ônibus com destino a vários estados do Brasil e países vizinhos, como Chile e Peru.  

Fique por dentro das opções de lazer do bairro

Diante da total infraestrutura, você deve estar se perguntando: o que fazer em Santana? A resposta desta questão é bem simples! Ao longo das principais vias do bairro, é possível encontrar uma variedade de restaurantes, bares e outros espaços capazes de proporcionar diversão a todos os moradores.

A principal área verde do bairro é o Parque da Juventude, situado ao lado da estação Carandiru do Metrô. Ao todo, são mais de 240 mil m² dividido em três áreas: a Esportiva, com pistas de cooper e quadras; a Central, equipada com trilhas; e a Institucional, onde situa-se a ETEC, a Biblioteca de São Paulo e outros espaços.

Já o Complexo do Anhembi é um dos maiores palcos de exposições e eventos em São Paulo. Além de abrigar o famoso desfile das escolas de samba no Carnaval, nele acontece a Feira do Automóvel aos fins de semana e demais eventos capazes de reunir um grande público.

As Avenidas Engenheiro Caetano Álvares, Luiz Dumont Villares e Braz Leme, concentram a maioria dos bares em Santana, atraindo um grande público à noite. Um dos destaques é o Caetano’s Bar, com música ao vivo e um cardápio variado de petiscos e pratos típicos de boteco.

Aos amantes de compras, a Rua Voluntários da Pátria reúne uma grande variedade de estabelecimentos populares em toda sua extensão. Ainda, o Santana Parque Shopping é formado por mais de 150 lojas, salas de cinema da rede UCI e uma praça de alimentação com dezenas de restaurantes.

Confira alguns lançamentos residenciais na região

O bairro de Santana reúne um grande número de apartamentos novos capazes de atender a diferentes perfis e estilos de vida. Seja em fase de lançamento, na planta ou prontos para morar, você encontra diversas opções no site do Meu Imóvel. Confira!

Grande Nord

Localizado na Rua Santo Egídio, 684, o Grand Nord é um lançamento de empreendimento em Santana com unidades entre 108 e 167 m². Cada apartamento é composta por três ou quatro dormitórios (uma a três suítes), e uma, duas ou três vagas de garagem.

Sua área de lazer é composta por piscina, brinquedoteca, churrasqueira, playground e outros ambientes coletivos capazes de proporcionar diversão a toda família.

Origens Santana

O Origens Santana é um empreendimento residencial com apartamentos cujas metragens variam entre 52 e 121 m². A área de lazer do condomínio possui vários ambientes coletivos, como salão de festas, de jogos e de ginástica, brinquedoteca, bicicletário, praça gourmet, etc.

Aproveite estes e outros imóveis no bairro de Santana disponíveis no site do Meu Imóvel e faça um excelente negócio naquele mais adequado ao seu perfil!