A cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo, foi fundada oito anos antes da capital, em 1546. Sua área total de 280 km², é dividida em diversos bairros nas porções continental e insular (litoral, central, noroeste, portuária, morros e ilhas).

Pertencente a Região Metropolitana da Baixada Santista, a cidade detém hoje o título de 33º maior PIB do Brasil e um IDH de 0,840 — o terceiro mais alto do estado de São Paulo. Além disso, a população atual da região corresponde a pouco mais de 430 mil pessoas e sua economia é sustentada basicamente pela área portuária.

Morar em Santos significa residir em uma das cidades com melhor qualidade de vida de todo o Brasil e com completa infraestrutura. Conheça, neste post do Meu Imóvel, mais informações sobre esta cidade tipicamente litorânea.

Detalhes sobre a infraestrutura desta cidade litorânea

Santos possui o maior litoral de todo o estado de São Paulo, com cerca de 7 km de praias que atraem milhares de turistas em períodos de alta temporada. Seu desenvolvimento está inteiramente relacionado ao ciclo do café, quando foi construída a primeira ferrovia interligando a região ao planalto paulista.

Não à toa, até hoje, o Porto de Santos é considerado o maior do Brasil e, por meio dele, é feito o escoamento de quase 130 milhões de toneladas de carga todos os anos. Construído em uma área de 7,8 milhões de km², o espaço fundado em 1892 ainda recebe mais de 240 mil passageiros todos os anos.

Um dos principais meios de transporte da cidade é o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), inaugurado em 2014 e operado pela EMTU-SP. Mensalmente, mais de 250 mil passageiros são transportados pelo sistema, interligando o município aos demais da Baixada Santista.

Outra opção de transporte no município é a Travessia Santos-Guarujá, feito por balsas, em uma extensão de apenas 400 metros. De modo geral, a capacidade de cada balsa corresponde a 40 veículos de passeios e o trajeto de ligação entre as duas cidades costuma durar menos de dez minutos.

Quando o assunto é educação, Santos abriga dezenas de universidades capazes de atrair uma grande parcela de jovens. No destaque, estão a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), a Faculdade de Ciências Médicas de Santos e a ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação).

Opções de lazer na cidade de Santos

Próximo à alguns lançamentos de apartamento em Santos, está um dos maiores pontos turísticos de toda a cidade: o Museu do Café Brasileiro. Localizado próximo da antiga estação Valongo — marco zero da ferrovia — o local abrigou, até a década de 1970, a Bolsa Oficial de Café. Hoje, reúne um acervo histórico, contando a história do principal produto de exportação do século XIX.

Além deste, existem outros museus e centros históricos espalhados pelos quatro cantos da cidade. Dentre eles, podem-se citar o Museu da Arte Sacra de Santos, o Memorial das Conquistas, Museu do Porto, Museu de Pesca de Santos e Museu Pelé.

Assim como na capital, Santos possui alguns shoppings com dezenas de lojas, estrutura completa, salas de cinema e praças de alimentação com diversos restaurantes. No destaque, estão o Miramar, Parque Balneário, Pátio Iporanga, Center Gonzaga e Bulevar.

Características das áreas continental e insular

O município de Santos, basicamente, se divide em duas áreas geográficas: continental e insular. Enquanto uma possui quase toda a extensão dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental), a outra é onde mora a maioria da população da cidade.

Continental

A porção continental de Santos corresponde a 231,6 km², sendo que deste total, 70% é Área de Proteção Ambiental. Isso porque, boa parte desta área fica na divisa com o Parque Estadual da Serra do Mar e, por esse motivo, há resquícios de Mata Atlântica no local.

Inclusive, em alguns pontos específicos da porção continental da cidade, é possível encontrar quilombos e pequenos manguezais, vegetação típica de regiões litorâneas. Além disso, se engana quem pensa que Santos está totalmente no nível do mar: quase na nascente do Rio Itatinga, na Serra do Quilombo, a altitude é de cerca de 1.136 metros.

Insular

Mesmo tendo apenas 39,4 km², a porção insular de Santos é onde a maioria da população reside, em diversos apartamentos novos construídos todos os anos. Em toda sua extensão, a região possui altitudes de até 20 metros acima do nível do mar e, por isso, é classificada como planície.

A área insular se divide em algumas categorias: litoral, área central, zona noroeste, zona portuária, morros e ilhas. Conheça detalhes sobre as características de cada uma:

  • litoral: com cerca de 8 km de extensão, o litoral é o melhor lugar para morar em Santos. Inclusive, a orla de suas seis praias possui quase 220 mil m² de jardim urbano junto do calçadão;
  • área central: nesta porção da cidade, encontram-se os bairros Jabaquara, Valongo, Vila Mathias, Vila Nova, dentre outros;
  • zona noroeste: abriga alguns dos bairros mais novos da cidade de Santos, como o Bom Retiro, Rádio Clube, São Manoel e Vila Progresso;
  • zona portuária: abriga o maior porto do Brasil e alguns dos seus bairros são: Outeirinho, Porto Ponta da Praia e Porto Valongo;
  • morros: estão localizados entre o centro e a região noroeste de Santos e abriga os bairros Morro Jabaquara, Morro Cantareira, Morro Marapé, dentre outros,
  • ilhas: são três ilhas situadas na porção insular do município: Urubuqueçaba, Diana e Barnabé.

Empreendimentos residenciais em Santos disponíveis no Meu Imóvel

Se você está em dúvida sobre onde morar em Santos, fique ligado em alguns lançamentos residenciais da cidade presentes no site do Meu Imóvel. Todos os empreendimentos estão situados em pontos estratégicos da cidade, com total infraestrutura e facilidade de acesso. Confira!

Unlimited Ocean Front

Situado na Av. Presidente Wilson, 92, no bairro José Menino, o Unlimited Ocean Front é um moderno condomínio residencial situado em frente ao mar. Nos arredores, encontram-se os shoppings Miramar e Parque Balneário e o Restaurante e Pizzaria Van Gogh.

Este empreendimento, incorporado pela Yuny, possui apartamentos com metragens entre 44 e 193 m² e compostos por um, dois ou três dormitórios, com uma ou duas suítes. Sua área de lazer é equipada com diversos ambientes coletivos, como churrasqueira, espaços fitness e gourmet e piscinas adulto e infantil.

Quality House Ana Costa

Condomínio residencial com apartamentos de 73 e 88 m², o Quality House Ana Costa fica próximo do maior jardim de orla do mundo, na Dr. Arnaldo de Carvalho, 64. Além de todas as unidades serem equipadas com terraço gourmet, a área de lazer do prédio é formada por salão de festas, quadra poliesportiva, playground, dentre outros ambientes capazes de proporcionar bem-estar a todos.

Após conhecer tudo sobre esta cidade litorânea, chegou o momento de comprar apartamento em Santos de acordo com seu estilo de vida. Para isso, acesse já o site do Meu Imóvel e fique por dentro de lançamentos residenciais nos quatro cantos deste município!