O bairro do Pari está situado no centro de São Paulo, em uma área de 2,9 km². Sua população atual é de, aproximadamente, 17 mil habitantes, com renda per capita média de R$ 1.344. Além disso, o IDH da região é de 0,863 – um número elevado pelos critérios do IBGE sobre qualidade de vida.

Administrado pela subprefeitura da Mooca, o distrito reúne uma completa infraestrutura com muitas opções de transporte e facilidade de acesso. Confira, neste post preparado pelo Meu Imóvel, mais informações sobre como é morar em um apartamento no Pari e alguns lançamentos na região disponíveis em nosso site.

Por estar no centro, o Pari possui infraestrutura completa

A ocupação do Pari ocorreu, inicialmente, nas margens dos rios Tietê e Tamanduateí, dois dos principais da cidade. Posteriormente, em 1867, a São Paulo Railway construiu o primeiro pátio de trens na região, cada vez mais desenvolvida por conta do surgimento das primeiras indústrias.

Enquanto na primeira metade do século XX a predominância era por descendentes de europeus, hoje não é difícil encontrar latino-americanos e asiáticos. Prova disso, é a quantidade de lojas no Pari de comércio popular cujos proprietários são, em maioria, bolivianos e coreanos.

O Pari faz fronteira com os bairros do Belém, Vila Guilherme, Brás, Santana e Bom Retiro, nas regiões central, norte e leste da cidade. Suas principais vias são as Ruas Silva Teles, Bresser, João Teodoro e a Av. Cruzeiro do Sul, onde se encontram estações da linha 1-Azul do Metrô.

Por ser um bairro surgido a partir das margens dos rios, a maioria de suas ruas costumam ser planas, oferecendo total mobilidade à pessoas com deficiência. Não à toa, este é um dos bairros preferidos por quem está a procura de apartamentos novos no centro da cidade.

Quando o assunto é educação, a região abriga diversas escolas, como a Santa Maria, duas unidades do Saint Clair, Frei Paulo Luigi e Ciranda do Saber. Além disso, na Av. Carlos de Campos, 841, está situada a sede da Secretaria de Estado da Educação.  

Fique pode dentro das opções de lazer da região

Dois dos principais pontos de referência do Pari é a Paróquia Santo Antônio e a Igreja Santa Rita de Cássia, Enquanto uma foi inteiramente restaurada após um grave incêndio atingir sua estrutura em 2006, a outra fica próximo da antiga garagem da CMTC, onde hoje funciona as instalações da SPTrans.

Assim como os vizinhos Brás e Bom Retiro, o Pari reúne uma grande variedade de comércio popular, com dezenas de lojas em suas principais vias. Inclusive, o bairro é um dos maiores pólos de confecções do Brasil e, por isso, atrai milhares de pessoas aos fins de semana e na época do Natal.

Próximo ao bairro, é possível encontrar o famoso Estádio do Canindé, pertencente à Portuguesa. Com capacidade para mais de 20 mil pessoas, o espaço recebe jogos regionais e, ao longo de sua história, já sediou diversas partidas marcantes com times tradicionais da cidade.

Shopping D: principal centro de compras do bairro

Um dos principais centros de compras do Pari é o Shopping D, situado na Av. Cruzeiro do Sul, ao lado da estação Portuguesa-Tietê (linha 1-Azul) do Metrô. O local oferece um amplo estacionamento, Wi-Fi a todos os clientes, fraldário, casas de câmbio, bicicletário, dentre outros serviços.

Centenas de lojas ocupam todo o prédio, oferecendo opções para todos os gostos e bolsos. No destaque estão a Barred’s, Central Surf, Hering, Le Postiche, Martinez, Montebello e Simulassão. Já na praça de alimentação, opções gastronômicas, como o Divino Fogão e o La Pasta Gialla, são algumas das principais opções.

Confira alguns lançamentos residenciais disponíveis no Pari

Acessando o site do Meu Imóvel, você encontra imóveis no Pari capazes de atender a diferentes estilos de vida. Desde studios até apartamentos maiores, todas as unidades são novas e foram construídas com os métodos mais avançados de tecnologia.

Confira a seguir, informações sobre alguns dos lançamentos disponíveis em nosso site!

Elev Brás

Situado na Rua Martim Burchard, 201, o Elev Brás é um empreendimento residencial com fácil acesso, ao lado da estação Brás do Metrô e CPTM. No total, são duas modernas torres de 17 andares, totalizando 400 unidades de 39 e 45 m².

A área de lazer do condomínio é composta por churrasqueira, espaço fitness externo, brinquedoteca, playground e outros ambientes capazes de proporcionar conforto e bem estar.  

Brás Clube

O Brás Clube é um condomínio com unidades de 31 a 74 m², compostas por uma, duas ou três suítes e uma ou duas vagas de garagem por morador. Sua área de lazer oferece espaços voltados para diferentes idades, tais como piscina, praça de piquenique, mini quadra gramada, churrasqueira e espaço fitness.

Por estar localizado na Rua Domingos Paiva, entre o Pari e o Brás, o empreendimento possui acesso facilitado pela estação do Metrô e da CPTM. Ainda, a poucos metros do local, é possível encontrar o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, um importante centro cultural da cidade.

Após conhecer mais informações sobre o bairro do Pari, que tal adquirir um novo apartamento na região? Acesse já o site do Meu Imóvel, confira diversas opções nesta região de São Paulo e feche um excelente negócio!