Tradicional região comercial de São Paulo, o bairro do Brás está situado entre as zonas leste e central da capital em uma área de 3,5 km². Sua população de quase 30 mil pessoas possui uma renda per capita média de, aproximadamente, R$ 1,2 mil.

O bairro é administrado pela Prefeitura Regional da Mooca e possui infraestrutura completa com eficiente rede de transporte público e ampla variedade de lojas populares. Conheça, a seguir, mais informações sobre esse bairro paulistano e descubra porque morar nele pode ser vantajoso.

História deste tradicional bairro da capital

As origens do Brás remetem ao século XVIII, quando foi construída uma capela em homenagem ao Bom Jesus do Matosinho na antiga chácara pertencente a José Braz. Essa propriedade era situada nas proximidades da atual avenida Rangel Pestana — uma das principais vias do bairro.

No século XIX, a região era considerada uma das mais nobres da cidade por fazer parte da rota cafeeira atendida pela ferrovia. Nessa época, residiram no pedaço o engenheiro Carlos Bresser e a Marquesa de Santos, famosa por ser considerada amante de Dom Pedro I, ex-imperador do Brasil.  

Por volta da década de 1870, o Brás recebeu a Hospedaria dos Imigrantes, com o intuito de receber os europeus que começavam a chegar em massa no país. Ao mesmo tempo, diversos galpões industriais se instalaram na região e passaram a empregar os milhares italianos residentes no pedaço.

Já no século XX, com a predominância ferroviária pelas antigas EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil) e SPR (São Paulo Railway), a região passou a abrigar diversos estabelecimentos. A partir daí, o bairro passou a ganhar a estrutura atual com um amplo comércio popular em suas ruas e avenidas.

Conheça a infraestrutura completa do Brás

O Brás, hoje, é atendido pelas linhas 3-Vermelha, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM, além de diversas linhas de ônibus operadas pela SPTrans. Recentemente, passou a ser atendido pelo serviço Connect da linha 13-Jade, interligando o bairro ao Aeroporto Internacional de Guarulhos em menos de 30 minutos.

Seu fácil acesso se dá por meio das avenidas Celso Garcia, Rangel Pestana e a Radial Leste, por onde trafegam milhares de pessoas todos os dias. Além disso, as ruas Bresser, Maria Marcolina, Oriente e Silva Teles possuem diversas lojas de roupas e sacarias que recebem um grande público principalmente aos fins de semana.

Vale ressaltar que o Brás faz fronteira com os distritos do Belém, Cambuci, Mooca, Sé, Pari e Bom Retiro, pertencente às regiões sul, leste e central de São Paulo.

Opções de lazer e entretenimento no bairro

Morar no Brás só irá fazer você ter acesso a diversas opções de lazer que remetem um pouco da história da região. A festa Nossa Senhora de Casaluce, por exemplo, é a mais antiga festividade italiana de São Paulo. Realizada desde 1900, o evento acontece nos fins de semana de maio na rua Caetano Pinto.

Outra festa importante do bairro é a de São Vito, que completou 100 anos em 2018. Nela, diversas barracas com pratos tipicamente italianos e a tradicional fogazza preparada pelas mamas atraem milhares de pessoas todos os anos.

Museu da Imigração: um pouco de história

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo está situado no prédio da antiga Hospedaria dos Imigrantes, na rua Visconde de Parnaíba, 1316, ao lado da estação Bresser-Mooca do Metrô. O local conta com um acervo que relata  um pouco sobre a história dos imigrantes e migrantes que vieram para a capital em busca de melhores condições de vida.

Aos fins de semana, ocorrem passeios de Maria Fumaça no denominado Trem dos Imigrantes. A bordo de uma antiga locomotiva a vapor restaurada pela ABPF, os visitantes têm acesso à história da ferrovia paulista e sua importância no desenvolvimento de São Paulo.

Restaurantes

Assim como muitos bairros da cidade, o Brás abriga diversos restaurantes com pratos típicos de diversos países. Conheça alguns deles:

  • Cantina do Gigio: rua do Gasômetro, 254. Horário de funcionamento: diariamente, das 11h30 às 23h;
  • Ripa na Brasa: rua Oriente, 500. Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 11h30 às 15h15; e de sábado, das 11h30 às 14h;
  • Jack Pizzas: rua Piratininga, 341. Horário de funcionamento: de 2ª a sábado, das 11h às 23h; e de domingo, das 18h às 23h;
  • Abu-zuz: rua Miller, 622. Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª, das 7h30 às 16h; e de sábado, das 7h30 às 17h,
  • Restaurante Presidente: rua Visconde de Parnaíba, 2438. Horário de funcionamento: de 3ª a domingo, das 11h às 16h.

Conheça alguns lançamentos imobiliários no Brás

Percorrendo as ruas do Brás, diversos lançamentos imobiliários são encontrados para atender as necessidades de todas as pessoas à procura de um novo lar. Conheça alguns desses apartamentos novos disponíveis no site do Meu Imóvel!

Praças da Cidade

Localizado na rua Piratininga, 833, o Praças da Cidade é um empreendimento residencial situado ao lado de diversas lojas do Brás de caráter popular. Seu fácil acesso se dá por meio das avenidas Alcântara Machado e do Estado e da rua Visconde de Parnaíba.

O empreendimento é formado por apartamentos com metragens entre 36 e 68 m², compostos por até três dormitórios. Sua área de lazer é completa e equipada com churrasqueira, brinquedoteca, quadra gramada, espaço pet, salões de festas e de jogos, dentre outros ambientes.

Morar no bairro do Brás e estar próximo da região central de São Paulo nunca foi tão fácil! No site do Meu Imóvel, você confere diversos empreendimentos novos na região que atendem a diferentes estilos de vida. Por isso, não perca mais tempo e acesse já!