O centro de São Paulo tem passado por uma profunda revitalização nos últimos anos, o que tem atraído novamente a especulação imobiliária na região.

Fundada em 1554, a capital paulista teve seu desenvolvimento a partir do século XIX com o desenvolvimento da cultura cafeeira.

Mas, foi no século XX, que a maioria das construções icônicas foram erguidas e passaram a representar a imponência de São Paulo no cenário político e econômico do Brasil. Conheça a seguir, tudo sobre esses patrimônios históricos públicos abertos para visitação!

12 lugares que são parada obrigatória no centro da cidade

Ao longo de seus 4,4 km², o centro de São Paulo possui pontos turísticos para todos os gostos e idades, com visitação gratuita em horários pré-determinados.

Desde o primeiro arranha-céu, construído em 1929, até construções mais recentes, como a Galeria do Rock e o Copan, todos possuem um valor histórico-cultural para a cidade e são dignos de receberem nossas visitas! Explore ao máximo a capital paulista com as dicas abaixo!

Edifício Altino Arantes (Banespão)

Denominado, atualmente, como Torre Santander, o edifício Altino Arantes, batizado carinhosamente de Banespão pelos paulistanos, é o terceiro mais alto da cidade e integra a lista dos dez maiores do país.

Composto por 35 andares, erguidos em altura total de 161,22 m, o prédio, inaugurado em 1947, abrigou por mais de 50 anos a sede principal do banco Banespa (Banco do Estado de São Paulo).

Situado na rua João Brícola, 24, o empreendimento cuja arquitetura foi inspirada no norte-americano Empire State, fica próximo a estação Santo Bento (linha 1-Azul) do Metrô e a avenida do Estado.

Após ficar fechado por cerca de dois anos, atualmente o prédio abriga o Farol Santander, um centro de lazer equipado com pistas de skates, mirante e um loft de luxo que pode ser alugado por meio de diárias. As instalações foram inauguradas no aniversário de 464 anos de São Paulo, em 25 de janeiro de 2018.

O Altino fica aberto para visitação de terça à sábado, das 9h às 19h; e de domingo e feriado, das 9h às 17h. O melhor: a entrada é gratuita!

Galeria do Rock

Situada em uma das vias imortalizadas na canção “Sampa”, de Caetano Veloso, a Galeria do Rock está no número 439 da avenida São João, próximo ao metrô São Bento (linha 1-Azul) e ao shopping Light.

Inaugurado em 1962, o prédio atualmente abriga 450 lojas, sendo que a maioria é de artefatos musicais do gênero rock. Entretanto, ainda existem salões de beleza, estúdios de tatuagem e estabelecimentos que ainda prezam pela venda de LP´s.

Com exceção das quintas-feiras, domingos e feriados, a Galeria fica aberta das 10h às 18h30, e a entrada é gratuita.

Terraço Itália

Quem nunca desejou em comer uma pizza com uma taça de vinho  admirando a capital paulista toda iluminada e imponente, dentro do Terraço Itália?

Projetado pelo arquiteto Franz Heep, o majestoso edifício possui uma área de 56 mil m², divididos em 46 andares, cuja altura total é 165 m.

O prédio, inaugurado em 1966, está localizado na avenida Ipiranga, 344, a poucos metros da estação República, das linhas 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô e do condomínio Setim Downtown Repúbica. Além disso, também estão nas proximidades a praça Ramos de Azevedo e a biblioteca Mário de Andrade.

Para quem deseja visitar esse símbolo da cidade de São Paulo, o mesmo abre suas portas diariamente, das 15h às 19h. O valor simbólico do ingresso é de R$ 30 e te dá direito a degustar um drink do restaurante situado em seu terraço.

Mercado Municipal

Conhecido por todos os paulistanos devido ao seu famoso pastel de bacalhau e lanche com 300g de mortadela com queijo, o Mercado Municipal de São Paulo é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Ao longo de toda a sua extensão, é possível encontrar inúmeras opções de frutas exóticas e castanhas de diversos tipos, difíceis de serem encontradas em outro lugar da cidade.

Localizado na rua da Cantareira, 306, o prédio também possui acesso pela avenida do Estado e fica próximo do condomínio Viva Citaá. Além disso, na região se encontra a zona cerealista da capital, com laticínios e frutas a preços baixíssimos.

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, quando São Paulo completou 379 anos. Sua área total, dividida em dois pavimentos decorados com estilo eclético, é de 12.600 m².

Copan

Visível por todos os bairros do centro de São Paulo, o Copan é um dos edifícios que mais se destacam na região devido a sua icônica arquitetônica projetada na década de 1966 por Oscar Niemeyer.

Composto por 35 andares e 115 metros de altura, o Copan é aberto para visitação de segunda a sexta, das 10h às 10h30 e das 15h às 15h30. A entrada é gratuita!

Dentro do edifício é possível encontrar 1160 apartamentos com funções distintas: moradia, restaurantes de alta gastronomia e lojas de artefatos em geral.

Situado na avenida Ipiranga, 200, o prédio fica entre as estações República e Anhangabaú, das linhas 3-Vermelha e 4-Amarela do Metrô. Além disso, a menos de 500 metros você encontra a biblioteca Mário de Andrade e a praça Roosevelt.

Theatro Municipal

Conhecido por ter sediado a Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu grandes autores e artistas brasileiros, o Theatro Municipal é um dos principais palcos da capital paulista.

Construído em 1911, o prédio, também projetado por Ramos de Azevedo, possui um estilo eclético tanto na fachada quanto no interior.

No local, anualmente são feitas apresentações de diversos grupos musicais da cidade de São Paulo, com preços acessíveis para todos os bolsos. Destaque para a Orquestra Sinfônica Musical, Coro Lírico, Balé da Cidade, Coral Paulistano e Quarteto da Cidade.

Localizado em um ponto estratégico da cidade, o Theatro Municipal fica na praça Ramos de Azevedo, próximo ao viaduto do Chá e ao shopping Light. Além disso, o apartamento studio Setin Downtown São Luís fica a menos de 1 km do endereço, no cruzamento entre a rua da Consolação e a avenida São Luís.

Vale do Anhangabaú

Situado entre os viadutos do Chá e Santa Ifigênia, o Vale do Anhangabaú faz parte do processo de urbanização da cidade de São Paulo no final do século XIX.

Atualmente, é um dos principais cartões postais da capital e serve como palco para diversas apresentações e shows realizados ao ar livre durante o ano todo.

A título de curiosidade, vale ressaltar que, por ter sido construído sobre leitos de rios, por baixo do Anhangabaú ainda corre as águas do ribeirão de mesmo nome, que possui sua foz no Tamanduateí, próximo ao Mercadão.

Próximo ao condomínio To Be Free, o Vale ainda possui acesso para alguns prédios famosos da região, como o Martinelli, Matarazzo – onde é a prefeitura de São Paulo – e o Altino Arantes (Banespão).

Edifício Mirante do Vale

Por mais que não esteja localizado em um lugar alto, o Mirante do Vale é o maior edifício da cidade de São Paulo. Até 2014, também deteve o título do maior do Brasil, quando o Millenium Palace, em Santa Catarina, ocupou esse título.

Inaugurado em 1966, o Mirante possui incríveis 51 andares e, contando com o telhado, sua altura total é de 171 metros. Sua extensão total corresponde a 75.000 m², atendidos por doze elevadores sociais e de serviço.

Situado na avenida Prestes Maia, 241, dentro do edifício é possível encontrar salas comerciais, moradias e restaurantes. Tudo isso próximo a estação da Luz e de inúmeros apartamentos novos em construção na região.

Estação da Luz

Inaugurada em 1867, o prédio atual da estação da Luz foi construído em 1901, pela então companhia inglesa São Paulo Railway (SPR).

Atualmente, o prédio atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM e, no acesso subterrâneo, as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô. Mas, nem sempre foi assim! Ao longo do século XX, a estação era o principal ponto de partida para os trens de longa distância que ligavam a capital ao interior.

Situada na praça da Luz, 1, no Bom Retiro, a estação está a poucos metros do edifício SP Next Home, que oferece imóveis de 25 a 40 m². Além disso, sua localização privilegiada fornece um fácil acesso a Sala São Paulo e a rua José Paulino, importante via de comércio popular do bairro.

Até 2015, o prédio da Luz abrigou o museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio que danificou boa parte do seu acervo. Hoje em dia, suas instalações passam por uma profunda reformulação, bem como a parte correspondente a CPTM.

Edifício Martinelli

Em 1929, quando o Martinelli foi construído, não havia nenhum arranha-céu erguido em São Paulo, e os paulistanos da época jamais acreditariam que esse seria o primeiro dos milhares existentes na atualidade.

Construído em trinta andares a uma altura de 150 metros, o Martinelli desafiou a engenharia da época e hoje é considerado um dos maiores símbolos da cidade de São Paulo.

Na atualidade, a construção abriga a sede das Secretarias Municipais de Habitação e Planejamento, do Sindicato dos Bancários de São Paulo, dentre outras instituições municipais importantes.

Localizado na avenida São João, 35, o Martinelli possui um terraço em seu 26º andar de onde é possível avistar toda a cidade, a avenida Paulista e o pico do Jaraguá.

A visita nesse belíssimo edifício acontece de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h; de sábado, das 9h às 15h; e de domingo e feriado, das 9h às 13h.

Catedral da Sé

Se você olhar o mapa do centro de São Paulo, vai perceber que a Catedral da Sé está situada no marco zero da capital, no coração da região central.

Com uma arquitetura remetente ao estilo neogótico, a Sé demorou incríveis 54 anos para ser construída, entre 1913 e 1967. Entretanto, em virtude do quarto centenário da cidade, a mesma foi inaugurada inacabada.

Seu entorno decorado com palmeiras imperiais dão um charme a mais naquela considerada a principal basílica de São Paulo. Anualmente, diversas missas são ministradas no espaço, com destaque para a tradicional realizada todo 25 de janeiro, quando a cidade e a igreja completam aniversário.

Próximo à estação Sé, das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô, a Catedral Metropolitana fica a menos de 1 km da Faculdade de Direito, no largo São Francisco; do Poupatempo Sé e da praça Clóvis Bevilácqua.

Pinacoteca do Estado

A Pinacoteca do Estado de São Paulo foi o primeiro museu de arte da capital, fundado em 1905 e projetado pelos arquitetos Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi.

Seu acervo conta com mais de sete mil obras de arte produzidas nos séculos XIX e XX, que variam desde os tradicionais quadros até objetos e fotografias. Dentre as presentes no local, podemos citar “Leitura”, de Almeida Junior, e “Praia do Itararé”, de Benedito Calixto.

O prédio ainda possui uma construção semelhante, a poucos metros de distância: a Estação Pinacoteca. Nesse espaço, localizado na rua General Osório 66, está instalado o Memorial da Resistência de São Paulo e a biblioteca Walter Wey.

Para quem não sabe, a Pinacoteca está situada na praça da Luz, 2, ao lado da estação de mesmo nome, da Sala São Paulo e do condomínio Setin Downtown São João.

As construções do centro de São Paulo são realmente incríveis e sua arquitetura é única e icônica. Morando na região, você possui fácil acesso a elas e, ao mesmo tempo, a história da cidade. Se você ainda não encontrou seu apartamento novo, acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções no pedaço!