Antes de sair em busca de um imóvel novo, é essencial conhecer os tipos de apartamentos disponíveis no mercado para definir qual é o mais adequado para o seu estilo de vida.

Existem moradias de diversos tamanhos, sendo que cada uma possui características distintas e únicas, tendo em vista um melhor bem-estar de cada morador.

Para te ajudar a selecionar o apartamento ideal, o Meu Imóvel preparou uma seleção com os principais modelos de imóveis, suas principais características e vantagens. Confira!

Loft: um conceito industrial

Os primeiros lofts surgiram nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, reaproveitando os antigos galpões de indústrias abandonados.

Dentre suas características estão a presença de um pé direito duplo, formando uma espécie de mezanino; e um ambiente marcado pela ausência de paredes divisórias em toda sua extensão.

Geralmente, um apartamento loft possui em torno de 50 m² e todos os aposentos em uma mesma área. Por ser derivado das antigas fábricas, é visível a maioria das colunas para sustentar toda a estrutura da construção.

Apesar de todas essas peculiaridades, os lofts brasileiros estão cada vez mais se distanciando do conceito original. Com o objetivo de se adequar a vida contemporânea, novos modelos de decoração e acessibilidade são facilmente aplicados nesse tipo de imóvel.

Studio: facilidade em ter os cômodos integrados

Os apartamentos studio estão localizados, em suma maioria, próximos ao centro expandido das grandes cidades e de regiões universitárias. Geralmente, seu público-alvo são jovens estudantes e pessoas solteiras que moram sozinhas.

Com uma metragem de, aproximadamente, 30 m², esse tipo de imóvel possui seus cômodos integrados, semelhante ao loft, e possui toda a compactibilidade que alguém precisa para viver bem.

Alguns studios, como o Magical Home, situado na rua Pereira do Lago, 162, na Cidade Universitária, possuem uma pequena varanda para reunir a galera em confraternizações. Além disso, costumam ser equipados com um espaço coletivo completo, com lavanderia, piscina e salão de festas.

Quitinete: espaço compacto e aconchegante

Formado por uma cozinha integrada com a sala, quarto e banheiro, o apartamento quitinete possui área total entre 20 e 40 m² e é muito usado por universitários.

A quitinete é o imóvel ideal para quem deseja conforto pois, apesar de compacto, seu interior permite a criação de uma decoração moderna e, ao mesmo tempo, prática.

Uma excelente dica é instalar móveis práticos para aproveitar melhor o espaço e ainda facilitar a montagem e desmontagem, Por exemplo: um balcão em substituição a mesa é uma excelente opção para separar a sala da cozinha e, ao mesmo tempo, fazer as refeições.

Padrão: o mais conhecido

O modelo de apartamento padrão é o mais conhecido dentre os brasileiros. Presente na maioria das cidades do país, esse imóvel possui uma planta cujos cômodos são bem definidos e de diversos tamanhos.

Os cômodos principais de um padrão são: sala, cozinha, banheiro e dormitório. Alguns empreendimentos mais completos oferecem, ainda, a opção de dois, três ou quatro suítes e varanda gourmet.

Se você está procurando um imóvel padrão para morar, não deixe de conferir o Sophis Santana! Localizado na alameda Afonso Schmidt, 555, em Santana, o empreendimento possui apartamentos de 260 m², equipados com 4 suítes, 5 a 8 vagas de estacionamento e uma área de lazer completa.

Térreo: uma nova tendência

Esse tipo de imóvel é feito especialmente para pessoas que desejam morar em apartamentos novos e seguros, sem deixar de lado as praticidades de uma casa.

Ao residir em um apartamento térreo, você consegue aproveitar o espaço a céu aberto em forma de quintal e montar uma mini-horta ou jardim com diversas espécies de vegetais.

Para quem busca praticidade em realizar a mudança, esse modelo de apartamento é ideal, pois não é necessário usar o elevador do edifício para transportar as mobílias. Outra vantagem é não ter que subir tamanhas escadas em casos de queda de energia.

Entretanto, morar no térreo pode ser incômodo para algumas pessoas que prezam por um maior silêncio e tranquilidade ao dormir e descansar. Além disso, não é possível obter a conhecida vista privilegiada da cidade, devido a inexistência de uma altura suficiente para tal feito.

Duplex: sofisticação e conforto em um único lugar

Um sonho de consumo para muitos brasileiros, o apartamento duplex nada mais é do que um imóvel com dois andares, cujo design e estrutura lembra muito um sobrado.

Alguns duplex podem ter todos os cômodos habituais de uma residência comum situados no primeiro andar. Quando isso acontece, o piso superior pode ser transformado em um espaço de lazer, em que seja possível reunir os amigos sob um olhar ímpar da cidade grande.

Uma excelente opção de imóveis nesse modelo é o condomínio Soul Jardins, duplex com 346 m², quatro suítes e terraço gourmet. Tudo isso na rua Caçapava, 54, no Jardins, próximo a avenida Nove de Julho e a diversos bares e restaurantes da região.

Cobertura: aviste de cima toda a cidade

Por fim, vamos falar de apartamento na cobertura, um imóvel conhecido pelo fato de estar situado no andar mais alto de um edifício.

Algumas coberturas permitem a instalação de uma piscina individual, para os moradores convidarem os amigos e darem um mergulho, sem dependerem das regras da coletiva instalada na área coletiva no prédio.

Além disso, ao morar no último piso do edifício é possível ter uma vista privilegiada da capital paulista e seu montante de arranha-céus iluminados à noite.

Agora que você já conheceu quais são os principais tipos de apartamentos existentes, ficou mais fácil de escolher qual é o ideal para seu estilo de vida, não é? Por isso, acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções!