Situado no centro da cidade de São Paulo, o bairro da Liberdade é conhecido pelos paulistanos devido a forte presença da cultura japonesa ao longo dos seus 3,7 km².

Atualmente, o distrito conta com uma população de quase 70 mil habitantes, com uma renda per capita média de R$ 2.333,34. Além disso, seu IDH de 0,858 é considerado elevado graças a infraestrutura que o mesmo oferece.

Pertencente a Prefeitura Regional da Sé, o bairro é atendido pelas estações Liberdade, Vergueiro e São Joaquim da linha 1-Azul do Metrô e por diversas linhas de ônibus interligando diversos pontos da capital.

Se você ficou curioso e deseja saber mais sobre a maior colônia japonesa do mundo, não deixe de conferir a seguir um guia sobre as melhores informações sobre a região!

A história do bairro japonês de São Paulo

A história da Liberdade remete aos séculos XVII e XVIII, quando ainda não havia o fluxo de imigração que se intensificou no fim do século XIX. No período colonial, o tradicional bairro oriental possuía hectares de plantação de chá e sediava o Pelourinho, lugar onde os escravos eram torturados.

Mas, engana-se quem pensa que o bairro tinha esse nome desde essa época. A denominação Liberdade surgiu em 1905, quando a avenida Liberdade e a rua Vergueiro se dividiram e passaram a pertencer a distritos diferentes.

A partir de 1908, há exatos 110 anos, o navio Kasato-Maru ancora no porto de Santos trazendo os primeiros imigrantes japoneses que, ao subir a serra em direção a capital, se instalaram aos poucos na Liberdade.

Durante as décadas de 1930 e 1940 a urbanização tomou conta do distrito com o alargamento da avenida Liberdade. Posteriormente, os primeiros edifícios foram ganhando espaço em meio ao aumento da população oriental que não parava de crescer.

Já nos anos 1960 e 1970 o bairro começou a receber as características das tradicionais cidades japonesas. Merece destaque as lanternas suzaranto, famosos postes de rua vermelho instalados nas principais vias da região.

Na atualidade, além de descendentes japoneses, há uma grande concentração de coreanos espalhados ao longo de toda a extensão do distrito. Além disso, é possível encontrar inúmeros restaurantes tradicionais, com destaque para as temakerias de dar água na boca.

O que fazer na Liberdade?

Na Liberdade, é possível encontrar inúmeras atrações que ganham destaque por todas as suas ruas. A tradicional feirinha, com venda de alimentos e artesanato; a grande variedade de restaurantes; dentre outros atrativos destacam esse distrito em meio ao centro da metrópole.

Se você ainda está em dúvida sobre o que fazer na Liberdade, conheça alguns lugares que são parada obrigatória para quem visita o bairro!

Feirinha da Liberdade

Criada em 1985 na avenida Liberdade, 385, a tradicional Feira da Liberdade possui mais de trinta anos de história no bairro e é considerada uma das principais atrações da região.

Integrante do projeto Viva Liberdade, a Feirinha possui um diferencial: os expositores explicam detalhadamente o produto que estão comercializando, pois muitos ainda são novidade no Brasil.

Assim como em toda feira livre, lá são encontradas inúmeras opções da gastronomia chinesa e japonesa, com destaque para os sushis e o doce de feijão (azuki) – um dos preferidos dos visitantes. Para acompanhar, que tal um saquê? A tradicional bebida oriental também bate carteirinha nesse comércio popular.

Há, ainda, barracas com artesanatos e louças em geral expostas para quem gosta de encontrar esses itens do cotidiano a um preço acessível. Dentre todos os produtos, destacamos o conhecido tsuru, passarinho de papel feito com origami.

Jardim Oriental

Aberto aos sábados, das 9h às 17h, o Jardim Oriental da Liberdade está localizado na rua Galvão Bueno, 72, e é uma pequena área verde situada no meio do bairro, junto ao montante da prédios e ruas asfaltadas.

Em seu interior, há um pequeno lago onde habitam alguns peixes e carpas e uma grande variedade de plantinhas com flores para respirar um pouco de ar puro. Além disso, é possível encontrar uma pequena feirinha gastronômica com o melhor da culinária oriental.

Nas proximidades, há inúmeras barracas e lojinhas de artefatos em geral para quem deseja guardar uma lembrança do único jardim oriental da capital paulista.

Restaurantes

Se tem uma coisa que não falta na Liberdade são restaurantes! Apesar do bairro possuir temakerias como a opção gastronômica mais numerosa, é possível encontrar restaurantes típicos de outros países, como a Itália. Conheça abaixo algumas opções culinárias existentes no pedaço:

  • Ban: especializado em culinária japonesa, o Ban está localizado na rua Tomás Gonzaga, 18. Aberto de terça a sexta, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h30. Aos sábados e domingos, o almoço se estende até 15h30;
  • Lamen Kazu: restaurante japonês situado na rua Tomás Gonzaga, 51. Aberto todos os dias, das 11h às 15h30 e das 17h30 às 22h30. Aos domingos, o restaurante fecha mais cedo, às 21h;
  • Sendai: especializado em comida japonesa, está localizado rua da Glória, 148. Aberto de segunda à sábado, das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h30. Aos sábados, abre das 12h às 15h no almoço;
  • Sushi Lika: restaurante japonês localizado na rua dos Estudantes, 152. Aberto de segunda à sábado, das 11h30 às 14h30, e das 18h30 às 23h30. Aos sábados, o horário de almoço é das 12h às 15h;
  • Restaurante Dú Mend’s: self-service com comida cotidiana localizado na rua da Glória, 52. Aberto de segunda à sexta, das 7h às 18h,
  • Chopperia Nova Era: barzinho situado na rua Vergueiro, 709. Aberto de terça à domingo, das 10h30 às 2h.

Curiosidades sobre o bairro da Liberdade

Assim como a maioria dos bairros da cidade que nunca dorme, a Liberdade possui inúmeras curiosidades tanto históricas, quanto atuais. Entretanto, algumas peculiares fazem desse, o distrito com a maior população de descendentes japoneses do Brasil.

Se você é amante de livros e revistas e está afim de ler textos escritos em outro idioma, a livraria nipônica Fonomag, situada na rua da Glória, 242, é o estabelecimento perfeito! Com mais de 35 anos de história, esse estabelecimento só vende conteúdos escritos em japonês.

Conheça alguns apartamentos situados na Liberdade

Andando pela Liberdade, é possível encontrar inúmeros apartamentos novos em construção, de todos os modelos, tamanhos e quantidade de dormitórios.

Isso acontece pelo fato do bairro estar situado na região central de São Paulo, de onde partem diariamente ônibus municipais no metrô Liberdade e na praça Almeida Junior. Confira a seguir alguns empreendimentos novos no pedaço a venda no site do Meu Imóvel!

Start Up

O Start Up é um condomínio localizado na rua Pandia Calogeras, 84, próximo ao metrô São Joaquim e às universidades FMU e Uninove (Universidade Nove de Julho). Além disso, fica a menos de 1 km do hospital Beneficiência Portuguesa.

Com apartamentos de 41 a 59 m², o edifício é equipado com churrasqueira, piscina, espaço fitness, brinquedoteca, dentre outros ambientes de lazer para todas as idades.

Hum Liberdade

Situado na rua da Glória, 153, o Hum Liberdade é um condomínio com imóveis compactos que variam de 26 a 31 m², com um ou dois dormitórios, voltado para pessoas que prezam em conforto e comodidade.

Sua área de lazer é completa e possui bicicletário, espaço fitness, pomar, brinquedoteca para a criançada se divertir, salão de festas para eventos e confraternizações, dentre outros espaços.

Construído em uma das vias mais tradicionais do bairro da Liberdade, o edifício fica a menos de 200 metros da estação Liberdade, da linha 1-Azul do Metrô. Para quem vem de carro, o acesso ocorre facilmente por meio do viaduto do Glicério.

A Liberdade é um dos bairros mais amados pelos paulistanos devido a forte presença da cultura oriental em todos os cantos do distrito. Se você deseja ter um maior contato com os costumes asiáticos dentro da capital paulista, acesse já o site do Meu Imóvel e encontre as melhores opções de apartamentos na região e se mude já!