Se você sonha em começar uma vida a dois, ou ainda está morando com os pais porque não sabe como comprar um imóvel com renda baixa, fique tranquilo. Em muitos casos, por conta dos salários menores no começo da carreira, o sonho da casa própria acaba sendo atrasado.

Para que esse desejo se torne realidade, você precisa conhecer algumas estratégias e treinar bastante o seu foco nessa meta. Para isso, entenda as principais dicas para comprar um imóvel que podem fazer toda a diferença ao longo dessa jornada.

1. Deixe o seu orçamento em ordem

educação financeiraPara saber como comprar um imóvel com renda baixa, é essencial saber que o planejamento é um fator definitivo. Por isso, fazer o planejamento das suas finanças possibilita que você compreenda o valor exato dos seus gastos, sua receita final e seu montante disponível para conseguir investir no seu próprio apartamento. 

Esse planejamento também serve para quem quer comprar um imóvel à vista, porque despesas como IPTU e condomínio são fixas. Caso você ainda não tenha o devido controle do seu orçamento, nem sabe qual costuma ser o seu gasto mensal, ou até não consegue guardar dinheiro, está na hora de mudar isso.

2. Comece a economizar e investir

Ter objetivos de médio e longo prazo, como a compra de um imóvel de baixa renda, ajuda a ter sucesso. Por isso, poupar é essencial para juntar o valor necessário para comprar uma casa ou apartamento. Nesse sentido, investimentos como fundos de renda fixa e títulos do Tesouro Direto são boas opções para iniciantes.

Deixar o dinheiro parado não é uma boa estratégia. Por conta disso, aplicar os valores poupados acaba sendo uma ótima forma de fazer o seu dinheiro render. Existem várias opções de investimentos disponíveis, com valores bem acessíveis, mas o mais importante é conhecer seus riscos antes de fazer a sua escolha.

3. Escolha um imóvel correspondente com sua realidade

Selecione um imóvel que corresponda com sua renda, fazendo do pagamento uma etapa tranquila, mesmo presente na sua vida por alguns anos. Você também precisa considerar seus projetos. Isso porque, para ter uma família ou mudar de emprego, será necessário pensar em detalhes como localização ou número de cômodos. 

Ao saber como comprar um imóvel com renda baixa, lembre que apartamentos na planta são encontrados com condições especiais de pagamentos, mas é necessário esperar a conclusão da obra. Outra recomendação seria procurar por um imóvel que está há muito tempo à venda no mercado e tem maior chance de ser negociado. 

4. Faça o valor de entrada ser acumulado

Nem sempre há como financiar o valor total do imóvel. Por isso, a maior parte das linhas de crédito imobiliário precisam de uma entrada mínima de 20% do valor final do empreendimento. Desse modo, é importante ter uma boa reserva financeira, pois quanto maior for o valor de entrada, melhores são as condições de financiamento.

5. Tenha uma quantia guardada

As prestações da casa própria comprometem uma grande parte da renda da família, por isso você precisa evitar instabilidades na hora de saber como comprar um imóvel com renda baixa. Por isso, comece a economizar, assim você cria o hábito de separar uma porcentagem do pagamento para o imóvel. 

6. Esteja preparado para gastos extras

Você precisa pagar o valor de entrada e também incluir, no seu planejamento financeiro, as parcelas desse imóvel, além de se lembrar de outros gastos incluídos na compra de um imóvel. Desde taxas de transferências até impostos, você deve ter um dinheiro considerável reservado para não atrapalhar sua negociação.

7. Considere um financiamento

O financiamento imobiliário é uma das formas de comprar um apartamento. Muito usada e acessível, é a opção de muitas pessoas na hora de escolherem o imóvel. Para isso, veja as condições do seu banco, que costumam variar conforme a renda mensal. 

Seja com ou sem entrada, saber como comprar um imóvel financiado pode ser a solução mais adequada para quem tem renda baixa. No entanto, o primeiro passo para isso é analisar todas as taxas, os prazos, as parcelas e o valor mínimo de entradas.

Confira outras dicas no blog Meu Imóvelconjunto residencial

Curtiu saber mais sobre como comprar um imóvel com renda baixa? Então, não esqueça de conferir as outras publicações do blog Meu Imóvel. Aqui, você acompanha dicas para encontrar o seu lar dos sonhos!

Caso você esteja buscando um novo imóvel para ter mais bem-estar com a sua família, confira as opções disponíveis em nosso catálogo. Com o Meu Imóvel, você encontra o apartamento ideal para ter uma vida ainda melhor!