Se você está a procura de um imóvel novo, saiba que comprar um apartamento na planta é uma das opções mais vantajosas para se fechar um bom negócio.

Apesar do tempo de espera para o empreendimento ser construído, os benefícios se sobressaem desde as melhores opções de financiamento, até o valor total a ser pago pelo futuro proprietário.

Confira a seguir as vantagens de comprar apartamento na planta e descubra os motivos para fechar esse tipo de negócio e realizar o sonho da casa própria!

Apartamentos na planta são mais fáceis de serem financiados

Ao comprar um novo imóvel, muitos brasileiros optam por financiá-lo com o intuito de obterem melhores condições de pagamento.

Contudo, antes de solicitar o financiamento, na maioria das situações, o futuro proprietário precisa ter em mãos 30% do valor total do apartamento para dar como entrada. A grande vantagem nesse caso é poder quitar essa quantia de forma parcelada e diretamente com a construtora, sem intermédio de alguma instituição financeira.

O restante, pode ser subsidiado por algum banco, desde que a pessoa comprove que há renda mensal suficiente para quitar as parcelas.

Vale ressaltar que não é preciso terminar de pagar as parcelas antes da entrega das chaves. O financiamento pode ser feito em até vinte anos, dependendo da situação.

A documentação é menos complicada e burocrática

Muitas vezes, ao fechar negócio em um imóvel usado, as pessoas enfrentam problemas com a documentação do antigo proprietário. Nos apartamentos novos isso não irá acontecer! Devido ao fato de você ser o primeiro morador, a papelada é entregue toda em dia pela construtora após prévia análise de um agente financeiro.

Dentre os problemas mais comuns enfrentados pelas pessoas quando fecham negócio em um apartamento seminovo, podemos citar:

  1. Os trâmites de inventário;
  2. Atrasos no pagamento de IPTU e demais impostos,
  3. Problemas de documentação incompleta no registro de imóveis da cidade.

Imóveis na planta tendem a valorizar mais ao longo do tempo

Essa vantagem é voltada para aquelas pessoas que compram imóveis na planta como forma de investimento e, quando recebem as chaves, revendem por um valor mais elevado.

Estima-se que, em média, os apartamentos comprados ainda em fase de projeto podem valorizar de acordo com o reajuste inflacionário e da atual situação do mercado imobiliário.

Além disso, caso a região onde o empreendimento foi construído estiver em um processo de valorização devido a chegada do metrô, por exemplo, a lucratividade do investidor será ainda maior.

É mais simples personalizar um imóvel na planta

Apartamentos na planta são mais fáceis de serem personalizados de acordo com os gostos do futuro proprietário. Isso é possível pelo fatos do imóvel ainda não ter sido construído.

Geralmente, as alterações plausíveis sugeridas pelo novo proprietário e atendidas pela empreiteira envolve a parte de acabamento do empreendimento em geral. Além disso, dependendo da construtora, também é possível até sugerir alterações no projeto.

O grande diferencial é o fato de, em imóveis prontos para morar, o proprietário não consegue modificar muita coisa além de precisar desembolsar dinheiro para pagar a reforma.

Melhor planejamento até a mudança

A maioria dos empreendimentos na planta costuma demorar, aproximadamente, dois anos para ficar pronto. Nesse meio tempo, o futuro morador consegue se planejar melhor financeiramente até a mudança.

Merece destaque o fato de, em algumas situações de financiamento, é possível ter mais de 50% do valor do imóvel pago antes mesmo dele ser habitado, o que pode ser um grande alívio.

Além disso, há tempo suficiente para ir planejando a decoração do novo lar, bem como os móveis que serão usados em cada ambiente. Assim, evita-se a famosa correria existente durante os períodos de mudanças.  

Maior liquidez em relação a apartamentos prontos para morar

Um imóvel na planta, quando localizado em um ponto estratégico de determinado bairro, possui uma maior liquidez perante o mercado imobiliário.

Outro fator levado em consideração é com relação a planta do apartamento. Nas situações em que o projeto do edifício não apresenta nenhuma falha, é possível revendê-lo sem preocupações.

Instalações novas, modernas e seguras

Por fim, um apartamento na planta possui todas as instalações novinhas em folha. Isso significa que os usuais problemas de encanamento, instalação elétrica e vazamentos possuem menos probabilidade de ocorrer.

Contudo, ao assinar o termo de entrega de chaves, é dever do proprietário fazer a vistoria em todos os ambientes do apartamento e verificar se não há nenhuma falha estrutural, como rachaduras, em sua extensão.

Caso aconteça esses ou outros inconvenientes, a construtora responsável precisa ser informada dentro do prazo de garantia previsto por lei para poder executar os reparos gratuitamente.

No site do Meu Imóvel, você encontra diversos apartamentos em São Paulo e cidades próximas ainda na planta. Acesse já e verifique qual é o mais adequado para seu estilo de vida!