Reunir a família e os amigos para assistir os programas favoritos na sala de TV do apartamento é uma das melhores opções para quem quer se divertir e, ao mesmo tempo, economizar.

Ambiente extremamente apreciado pelos moradores do imóvel, muitos não sabem distingui-lo de uma sala de estar e confundem as funções desses dois ambientes. Por essa razão, o Meu Imóvel preparou algumas dicas de decoração específicas para esse ambiente, bem como uma seleção dos móveis que podem estar presentes nele. Confira!

Qual é a diferença entre sala de estar e sala de TV?

Antes de nos aprofundarmos nos móveis e dicas de decoração de uma sala de TV, que tal entender  a diferença entre esse cômodo e a sala de estar?

Apesar de terem funções e mobiliários parecidos, esses dois ambientes possuem algumas diferenças que precisam ser levadas em consideração para melhor bem estar de todos.

A primeira diferença é que a sala de estar, conhecida também como sala de visitas, é o cômodo onde você recebe todos os amigos, parentes e convidados. Em outras palavras, é a porta de entrada do seu apartamento.

Já a sala de TV é um cômodo separado, presente em muitos apartamentos novos, cuja função é ser um ambiente mais reservado onde seja possível assistir televisão sem ruídos externos.

Nela, as televisões costumam ser maiores e, geralmente, são acompanhadas por um home teather com o intuito de intensificar ainda mais o som por meio de caixas acústicas.

O que não pode faltar em uma sala de TV

Apenas três móveis e eletrônicos são o suficiente para se obter conforto e sofisticação em uma sala de TV: sofá, home theater e o próprio televisor.

Conheça abaixo tudo sobre esses itens e aproveite para conhecer alguns modelos existentes e suas funcionalidades!

Sofá

Prezando por um maior conforto, o sofá para sala de TV precisa ser escolhido com muita cautela para se obter um melhor descanso enquanto você assiste seu programa preferido.

Confeccionados em diversas estampas, tecidos e cores, o sofá ideal é aquele que melhor combina com o estilo de decoração do apartamento. Por exemplo: em ambientes com toques minimalistas, uma dica é usar estofados clarinhos.

Existem diversos tipos de sofás para uma sala de TV, sendo que cada um possui características distintas entre si. Por isso, convidamos você a conhecer mais sobre cada um e ver se eles se encaixam perfeitamente no tamanho desse aposento:

  • Sofá tradicional: modelo mais conhecido pelos brasileiros, esse modelo geralmente é encontrado em opções de dois e três lugares e combinam com quaisquer salas;
  • Sofá de canto: com formato em L, ele é muito usado em apartamentos compactos, onde qualquer economia de espaço é lucro. Geralmente, possuem uma maior quantidade de assentos, podendo chegar até seis lugares;
  • Sofá com chaise: semelhante ao de canto, nesse sofá um dos assentos da ponta são retráteis, ou seja, é ideal para esticar as pernas e relaxar;
  • Sofá-cama: como o próprio nome já diz, esse móvel tem dupla função, isto é, serve tanto para as pessoas sentarem, quanto para dormirem,
  • Sofá retrátil: sua função é parecida com a de um sofá-cama, entretanto, nesse modelo a inclinação dos assentos serve apenas para descansar e esticar as pernas.

Home theater

Ouvir músicas e assistir filmes com um som de alta qualidade é o sonho de muitos brasileiros que adquirem um home teather.

Junto com as caixas acústicas, há um receptor a ser engatado na parte de trás do televisor. Esse pequeno aparelho possui a função de dividir os sons emitidos por um filme ou série em cada um dos alto falantes, proporcionando um equilíbrio entre eles.

Contudo, existem diversos tipos de caixas em um único home para sala, sendo de responsabilidade do frontal transmitir os sons principais de um conteúdo. Há, ainda, um alto falante central, encarregado de equilibrar os ruídos emitidos tanto pelo acústico esquerdo, quanto pelo direito.

Por fim, as caixas acústicas traseiras desse móvel para TV será o que irá reproduzir os sons de fundo de uma música, filme ou atração televisiva. Por exemplo: barulhos da arquibancada de um estádio durante a transmissão de um jogo futebolístico.

Televisão

Além do som, ter uma imagem de qualidade também é essencial para aproveitar ao máximo uma novela ou filme. Por isso, cada vez mais os aparelhos de televisão passam por uma reinvenção, com o intuito de acompanhar o avanço da tecnologia do século XXI.

Na atualidade, a maioria dos aparelhos são de LED, sigla em inglês para Light Emitting Diode, e possuem alta definição graças às tecnologias Full HD e 4K. Além disso, as televisões já vêm equipadas com o serviço smart, isto é, permite o acesso a internet e a aplicativos por meio de um roteador que funciona via wi-fi.

Cinema em casa: qual o tamanho ideal do televisor?

Existem diversos tamanhos de televisão de LED, sendo os mais comuns aqueles com tela entre  24 e 55 polegadas. Mas, caso essas dimensões são sejam suficientes, é possível ainda encontrar aparelhos com 65 e até 70 polegadas.

Entretanto, a extensão da sala de TV precisa ser levada em conta ao escolher o tamanho de tela ideal para você aproveitar o melhor da imagem. Por exemplo: não adianta seu ambiente ser compacto e a televisão ser de 65 polegadas, dessa forma, só irá deixar as coisas desproporcionais.

Como decorar uma sala de TV?

Decorar uma sala de TV para deixá-la ainda mais aconchegante é uma tarefa bem simples de ser executada graças a algumas dicas fáceis de serem feitas e que não pesam no seu bolso.

Como dito anteriormente, apesar de serem ambientes semelhantes, esse espaço possui uma decoração pouco diferenciada da sala de visitas. Confira abaixo algumas dicas de como fazer o arranjo ideal no cômodo:

  • Painel em substituição às tradicionais estantes para acomodar a televisão, home theater e demais eletrônicos;
  • Ao invés de dois sofás em uma sala pequena decorada, opte por uma ou duas poltronas;
  • Utilize tapetes para acomodar aqueles que gostam de sentar no chão apoiado no sofá com uma almofada nas costas;
  • Nichos e prateleiras são excelentes itens para colocar estátuas, plantinhas e demais adornos;
  • Invista em espelhos para proporcionar uma ampliação do ambiente,
  • Insira uma cortina para a claridade da janela não interferir na tela da televisão.

Uma sala de TV é o ambiente perfeito para assistir suas séries favoritas com todo o aconchego e conforto que você merece. No site do Meu Imóvel, diversos apartamentos com esse cômodo separado da sala de estar estão disponíveis em todas as regiões de São Paulo. Acesse já!