Muitas vezes, sentimos falta de algo que não faz alusão ao cenário urbano e proporciona aquele gostinho campestre. Por isso, se você é aquela pessoa que gosta bastante da simplicidade e originalidade da vida no campo, a decoração rústica é ideal para ser usada em seu imóvel.

Com móveis produzidos em madeira, esse tipo de decoração irá transformar o apartamento em uma verdadeira casa de fazenda. Se você deseja adotar o estilo rústico em sua moradia, conheça mais sobre o assunto com base em algumas dicas selecionadas pelo Meu Imóvel!

Características do estilo rústico

Inspirada no estilo country, a decoração rústica nos remete à vida em ambientes rurais, mesmo estando na cidade grande ou no litoral. Isso é possível graças a mobília produzida em madeira, que proporciona mais conforto e aconchego, principalmente em dias frios.

Entretanto, cerâmica, ferro e outras matérias-primas também são muitos usadas em ambientes rústicos, principalmente em acessórios decorativos. Confira a seguir, algumas  características desse estilo e como as mesmas podem ser usadas em seu apartamento:

  • Cores quentes, como o marrom e pastel, são as que mais fazem alusão a um modelo rústico;
  • Papéis de parede listrados ou xadrez são excelentes opções para ambientes com clima rural;
  • Revestimentos de madeira, sejam em carpete ou porcelanato imitando o material, dão um charme a mais em todo o imóvel;
  • Cimento queimado também é uma excelente opção para revestir o chão;
  • Nas paredes, que tal usar tijolos de cerâmica? Assim, o ambiente fica ainda mais campestre;
  • Móveis e acessórios geralmente possuem a mesma cor das paredes e chão,
  • Portas de madeira, fabricadas com pinho, são as mais usadas em todos os cômodos.

Toque do campo em casa: piso rústico

Ao dar o acabamento rústico no apartamento, os pisos mais usados nesse estilo de decoração são aqueles revestidos em madeira, feitos com cimento queimado e concreto polido.

Apesar de também combinar com o estilo industrial, o piso rústico feito com cimento queimado possui baixo custo de implantação e alta durabilidade. Sua grande vantagem é o fato de não precisar ser rejuntado, como os demais revestidos.

Por outro lado, o piso de madeira, bastante comum na decoração rústica, pode ser encontrado em carpetes laminados ou porcelanatos que remetem a esse material.

Muito sensível ao contato com água, ter esse revestimento no imóvel requer alguns cuidados específicos com relação a limpeza, para evitar que fique manchado com o passar do tempo.

Tijolos aparentes na parede rústica

Sejam reais ou revestimentos, os tijolos aparentes dão um toque a mais em uma parede rústica de qualquer ambiente interno do apartamento.

Quando reais, os tijolinhos são produzidos com barro e podem ser pintados com quaisquer cores, desde que não percam sua originalidade no meio rústico. Geralmente, possuem textura áspera e alta durabilidade.

Agora, em situações em que a parede for decorada com revestimentos semelhantes a tijolos, na maior parte das vezes não possui muita diferença em relação a um azulejo comum. Nessa situação, os rejuntes tendem a ser mais finos e sua textura é mais lisa e escorregadia.

Clima de fazenda: cômodos rústicos

Cada cômodo de apartamento possui suas particularidades com relação a maneira em que o estilo de decoração será aplicado.

Mantendo as principais características marcantes da decoração rústica, saiba mais sobre como mobiliar cada cômodo do imóvel com esse estilo e deixá-los com um clima de fazenda!

Sala de estar

Porta de entrada do apartamento, a sala de estar é um dos principais ambientes para receber os amigos e familiares. Por isso, sua decoração precisa ser feita com o máximo de carinho e com o estilo que combina com o gosto do morador.

Ao criar a sala rústica no imóvel, uma das dicas é pintar as paredes com tintas opacas ou de tom pastel que combinam perfeitamente com esse estilo. Ainda, as mesmas podem ser contempladas com espelhos de moldura em madeira envernizada com o intuito de obter melhor amplitude no espaço.

Com relação aos móveis, a madeira pode ficar evidente em todos os itens do cômodo. Sofás com detalhes dessa matéria-prima e estofados na cor marrom; estantes constituídas por lenha de cerejeira; e relógio de parede são boas opções!

Sala de jantar

Cômodo onde as refeições diárias são feitas, a sala de jantar com detalhes rústicos precisa ser um ambiente aconchegante e inspirador.

Principal móvel do aposento, a mesa precisa ser produzida com o material mais usado em um estilo rústico: a madeira. Trabalhada com detalhes, lisa ou rugosa, a mesa precisa vir acompanhada de cadeiras feitas exclusivamente com essa matéria-prima.

Completando a sala de jantar, uma dica é colocar a cristaleira fabricada com madeira de demolição para armazenar as louças como nos velhos tempos.

Cozinha

A cozinha de estilo rústico lembra muito aquelas casas de interior, cujas panelas ficam penduradas por meio de um suporte colocado no teto.

Os armários planejados do ambiente podem ser esculpidos em matéria lisa ou detalhada, acompanhada do gabinete e pia também desse material. Vale ressaltar que o tampo da pia pode ser substituído por mármore, pois a combinação também fica perfeita.

Uma dica de decoração é instalar nichos e prateleiras em madeira rústica para acomodar alguns apetrechos decorativos. Se preferir, feche-os com vidro para dar um charme a mais.

Dormitórios

Completando a decoração do seu imóvel, o quarto rústico primeiramente pode ser composto pela cama de madeira, sendo esta natural ou de cunho nobre. Uma dica é colocar lençóis e colchas trabalhadas nela.

Ao lado, que tal colocar criados-mudos? A decoração rústica pede esses móveis no estilo tradicional, colocados no chão e com gavetas. Para acompanhar, coloque uma cômoda ou console embaixo de um espelho e decore-a com vasos de flores.

Poltronas de vime e tapetes também são bem-vindos no dormitório, cujo guarda roupa e mancebo também são constituídos de madeira, sendo que o primeiro pode vir acompanhado de espelho.

A decoração rústica irá deixar seu imóvel aconchegante e com clima de fazenda. Agora que você já sabe como criar esse estilo, que tal comprar um apartamento novo? Acesse já o site do Meu Imóvel e confira as nossas opções!