O jardim vertical em apartamento se mostrou uma prática maneira de cultivar área verde tendo pouco espaço disponível. Mas, além de embelezar o ambiente, a também chamada parede verde é um ótimo isolante térmico e acústico.

Além disso, o jardim ainda oferece maior sensação de conforto e bem-estar ao apartamento. Confira, a seguir, como montar uma parede verde e quais as espécies mais recomendadas para isso.

Espaço

O jardim vertical é uma opção de integrar a natureza ao espaço urbano. É, também, uma forma de modernizar a área verde da casa. Por conta de sua estrutura, não exige muito espaço para ser montado.

Além disso, os materiais utilizados para sua confecção são fáceis de achar. Alguns dos exemplos mais comuns são pallets, canos PVC, prateleiras, e até mesmo garrafas PET.

Essa opção de cantinho verde é muito indicada para quem mora em apartamento e não abre mão do cultivo das plantas. Ele pode ser construído em espaços externos, como varandas, ou então dentro do imóvel, mesmo em ambientes com pouca luz.

Como montar

jardim vertical

Montar um jardim vertical em apartamento é muito simples. São diversas opções de bases, que podem variar entre estruturas de madeiras, bambu ou treliças. O que vai definir qual o material e estrutura mais indicados é o ambiente em que o jardim vai ser instalado.

Geralmente, esse tipo de jardim é composto por um mix de flores, folhagens e ervas/temperos. Para definir quais as melhores espécies, é necessário saber em qual lugar a parede verde, artificial ou não, será construída.

Independentemente do ambiente, porém, certifique-se de que os vasos consigam escoar a água. Atente-se, ainda, às espécies que pretende cultivar, para saber se a estrutura aguentará o peso dos vasos, areia e afins.

Escolhendo as espécies

Se o seu espaço é muito pequeno, procure cultivar plantas com raízes superficiais, como trepadeiras e cactos. Em áreas externas, como varandas, suculentas são uma boa opção, por serem pequenas e se adaptarem bem a qualquer ambiente.

No caso de áreas internas, tome cuidado ao optar por uma erva, como orégano, por exemplo. Dependendo do tamanho do espaço e da quantidade plantada da espécie, seu perfume pode acabar incomodando.

Para manter o local sempre limpo e seco, pense em um sistema de drenagem eficiente, para que as regas não se transformem em um problema. Uma dica é fazer uma base de cacos de telha, argila expandida e areia grossa.

Mantendo o jardim

Procure fazer uma composição com espécies que demandem o mesmo cuidado. Dessa forma, será mais fácil de cuidar de seu jardim vertical para apartamento. A rega e o adubo das plantas devem ser feitas com periodicidade.

Se você não tem muito tempo para cuidar de sua área verde, opte por plantas que exijam menos cuidados. Aquelas que se adaptam facilmente a vários ambientes e climas também são uma boa escolha.

Opção diferenciada

jardim vertical

Cultivar uma pequena horta no seu apartamento é uma ideia para quem não quer se preocupar em criar diversas espécies de plantas. Além do perfume que deixa no ambiente, dá um ar todo especial para a cozinha ou a varanda.

Independentemente da composição, ter um jardim vertical em apartamento não é difícil. Além de dar um ar mais moderno e aconchegante ao seu lar, pode ser uma opção versátil, como o caso da horta.

Para mais dicas como esta, não deixe de acompanhar o nosso blog. E se o que você procura é apartamento, fique de olho em nosso catálogo. Com certeza temos o lar ideal para seu estilo de vida e necessidades!