Se você gosta de inovar e levar mais sofisticação aos ambientes da sua casa, a decoração moderna é uma excelente alternativa. Seja sala de jantar, quarto, cozinha ou até banheiro, é possível modernizar e levar muito charme para todos os cômodos.

Pensando nisso, a equipe do blog Meu Imóvel preparou esse artigo repleto de informação para quem quer adotar esse estilo. Confira e saiba o que é, por que investir e como encontrar o melhor caminho para atualizar a decoração do seu imóvel!

Decoração moderna: o que é?

decoração moderna

Caracterizada pela sobriedade, a decoração de casas modernas é voltada para o simples, então as peças e móveis se destacam justamente pelo toque sútil. Inspirada no movimento modernista, surgido no século XX, essa decoração traz o conceito de “menos é mais” à tona.

Nesse estilo, os espaços ganham características funcionais, e a decoração, além de transmitir beleza, tem a praticidade como peça-chave. Por isso, é importante não exagerar nos objetos dispostos nos locais e buscar aqueles que são úteis no dia a dia.

Geralmente, decorar um lugar no estilo moderno é valorizá-lo somente com o essencial, apostando em detalhes suaves e evitando excessos. Dessa forma, charme e sofisticação não vão faltar.

Por que investir em uma decoração moderna?

Como foi dito, a decoração moderna é ideal para quem deseja mais praticidade no dia a dia. Por isso, explorar esse conceito é dispor dos benefícios de uma casa funcional, com espaços decorados para garantir mais comodidade aos moradores.

Um bom exemplo disso são as cozinhas modernas. Se você gosta de cozinhar e ter tudo no devido lugar, nessa decoração, cada móvel deve ser pensado como facilitador, tornando os afazeres ainda mais práticos e a arrumação mais dinâmica.

Aliás, investir na modernização é ter as novidades do mercado perto de você. Por isso, a tecnologia é colocada em evidência e ambientes inteligentes com aparelhos de última geração, como assistentes virtuais, ganham espaço e oferecem mais conforto ao cotidiano.

Não se limitando às vantagens palpáveis, outro ponto forte da decoração moderna é a sofisticação. Apostando em elementos mais clean, os lugares ganham ainda mais elegância e um clima requintado, perfeito para uma casa para lá de charmosa.

Dicas para modernizar a decoração da sua casa

Ficou interessado por todas as vantagens e deseja experimentar esse tipo de decoração? Então, confira as dicas a seguir e garanta esses benefícios para cada cômodo da sua casa:

Invista em tons neutros

Como os outros elementos de um local moderno, a paleta de cores deve seguir a ideia de simplicidade. Nesse caso, os tons neutros, como branco, cinza ou preto, funcionam muito bem em diferentes cômodos.

Em áreas mais internas, como um quarto de casal moderno, a dica é apostar nessa neutralidade e mesclar elementos em cores mais vibrantes, como amarelo ou laranja. Aplicadas em alguns pontos, essas cores proporcionam mais estilo ao ambiente, sem deixar a sutileza escapar.

Procure móveis e peças funcionais

Ao escolher os móveis de uma casa moderna, é necessário pensar na funcionalidade. Assim, sabendo que é importante cada peça ter um motivo para estar ali, fica mais fácil não exagerar e tomar as decisões corretas.

Nesse caminho, a dica é optar por móveis multifuncionais. Por exemplo, em uma sala de estar moderna, um sofá-cama, além de decorar e ser usado diariamente, pode acomodar visitas caso o local não tenha um quarto de hóspedes.

Cuide bem da iluminação

A iluminação é um elemento essencial na decoração, porque evidencia e valoriza os demais elementos presentes no local. Por isso, na hora de pensar em uma decoração moderna, é importante investir para que todo o espaço receba a luz necessária.

Pesquisar sobre os diferentes tipos de iluminação para cada ambiente também pode ser a chave para uma boa decoração. Um bom exemplo disso é o hall de entrada moderno. O local, geralmente composto por poucos elementos, ganha evidência com lâmpadas de luzes amarelas, que são aconchegantes e convidativas.

decoração modernaAposte nas linhas e formas geométricas

Na decoração moderna, as formas e linhas geométricas se destacam e proporcionam ainda mais inovação aos lugares. Seja nos móveis, como escrivaninhas, ou nos objetos decorativos, como espelhos, apostar nesses designs é garantir mais personalidade para o ambiente.

Por isso, até mesmo em uma sala rústica moderna, que valoriza principalmente o conforto, essas peças podem sutilmente incrementar a decoração com muito charme.

Confira mais dicas de decoração com o blog Meu Imóvel

Sabendo de tudo isso, que tal começar a modernizar os cômodos da sua casa? Se precisar de ajuda, é só conferir as publicações do blog Meu Imóvel e ficar por dentro de todas as novidades na categoria de decoração e design!