Negociar uma propriedade pode ser complicado para alguém sem muitos conhecimentos sobre contrato de compra e venda de imóvel, por isso é comum surgirem dúvidas. Na hora de adquirir ou negociar uma nova residência, é importante ter atenção a todos os detalhes necessários.

Se você está passando por esse processo, entenda os principais passos e como funciona a negociação de imóvel com contrato de compra e venda. Para isso, acompanhe este conteúdo especial feito pela equipe do Blog do Meu Imóvel.

negociação imobiliáriaO que é um contrato de compra e venda de imóvel?

O contrato de compra e venda de imóvel serve como um compromisso entre o vendedor e o comprador, que registra a intenção do primeiro de entregar a propriedade para o segundo. Além disso, quem compra precisa ter disponível uma quantia proporcional ao valor da residência adquirida.

A venda só se concretiza quando a lavratura da escritura é feita por um tabelião no cartório de registro, uma etapa seguinte à assinatura do contrato. É possível determinar um valor entre os negociantes, condições especiais e formas de pagamento, como um contrato de compra e venda com financiamento bancário.

Essa é uma ferramenta jurídica que faz parte do mundo dos negócios, desde que as partes envolvidas tenham condições e bens lícitos. Quando a transação for assinada pelos lados do processo e registrada em cartório, o direito real da compra da propriedade está estabelecido e não podem mais ocorrer reparações.

Para que serve esse tipo de contrato de compra e venda?

O contrato de promessa de compra e venda é um instrumento importante, que garante o cumprimento dos direitos e deveres dos envolvidos na relação comercial. No caso dos imóveis, a relevância dele tem a ver com assegurar a venda pela passagem de uma escritura.

Pensando em como fazer um contrato de compra e venda de imóvel, lembre-se de registrá-lo em cartório para o acordo entre as partes ser firmado sem prejuízos. Se uma das partes não cumprir as obrigações, é possível processá-la, exigindo reparação por quaisquer problemas causados no descumprimento do acerto.

O que não pode faltar nesse contrato de compra e venda?

Várias informações importantes devem estar no documento para que ele seja mais uma garantia de direitos. A primeira exigência é conter nomes, profissões, nacionalidades, profissões e endereços das partes da negociação.

Se o comprador for casado, o cônjuge precisa apresentar seus dados para eles estarem no contrato, além de assinar a escritura. Fora isso, os dados da residência necessitam estar nesse documento, incluindo endereço, número, data de registro da prefeitura, descrição, características e dimensões do imóvel.

Quando é necessário fazer esse contrato de compra e venda?

Esse tipo de contrato de compra e venda de imóvel à vista é necessário quando há correções e juros moratórios a serem feitos sobre o saldo devedor desse imóvel. Além disso, devem ser incluídas as taxas praticadas e o índice indexador aplicado, no caso de alguma das parcelas combinadas atrasar, por exemplo

Se estiver localizado dentro de um condomínio, esse contrato de compra e venda de imóvel serve para assegurar a proteção de quem adquire e vende, além de conter todas as limitações urbanísticas. Por isso, se a residência for obtida na planta, o contrato deve incluir dados essenciais, como:

  • data de início e término da obra;
  • valor total da propriedade e condições de pagamento, como consórcio ou financiamento;
  • dados completos de comprador, construtora e representantes da edificação;
  • prazo de carência para desistência do contrato;
  • multa por atraso de pagamentos;
  • localização da propriedade;
  • metragem total da propriedade.

Acompanhe outras novidades do blog Meu Imóvelcompromisso imobiliário

Gostou de saber os detalhes sobre contrato de compra e venda de imóvel? Então, confira outros conteúdos tão bacanas como esse! Para isso, não deixe de acompanhar as novas publicações. Fique bem informado sobre as novidades do mercado imobiliário aqui no blog Meu Imóvel!