Fazer um financiamento de imóveis é a solução para muitas pessoas que sonham em comprar uma casa, mas não têm a condição financeira adequada. Por isso, instituições financeiras, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, facilitam a conquista desse benefício.

Então, como obter crédito de maneira mais fácil e organizar as finanças? A seguir, acompanhe algumas dicas para dar entrada no financiamento de maneira simples e facilitada.

condomínio residencialCompare as condições dos bancos

Saiba que nem sempre um banco popular pode ser o mais indicado para o investimento que você quer realizar. Geralmente, ele tem facilidades e condições diferentes, de acordo com o grupo em que você se encaixa.

Por isso, realize simulações em todas as instituições que garantem o financiamento de imóveis, comparando as condições. Analise os juros e os descontos, além de estudar as suas finanças para tomar uma boa decisão.

FGTS não é uma garantia

O Fundo de Garantia (FGTS) pode ser usado na compra de moradias. Essa opção é considerada atrativa, principalmente para aqueles que pretendem fazer um financiamento de imóveis em curto prazo. Apesar disso, no momento, o FGTS só pode ser usado na compra de propriedades novas, no valor de R$ 1,5 milhão, e usadas, de até R$ 950 mil.

Então, se você quer comprar um imóvel com valor acima desses mencionados, não vai ser possível usar o montante do FGTS. Fora isso, o recurso também não pode ser usado se o solicitante já for dono de um imóvel em outro lugar.

Carta de crédito

Sabia que é possível ter a aprovação do seu financiamento de imóveis antes mesmo de escolher a propriedade? As instituições financeiras possibilitam que você comece o processo mesmo sem ter o local decidido. Porém, lembre-se de avaliar as vantagens e as desvantagens, verificando se essa é a opção ideal para você.

Assim, os bancos funcionam como uma espécie de carta de crédito para, depois, você solicitar sua aprovação no financiamento de imóvel. Esse é um documento que garante o pagamento do outro empreendimento, quando o cliente acha a residência desejada e tem até três meses para realizar a compra.

Tipos de financiamento de imóveis

Você precisa conhecer os detalhes sobre as possibilidades de pagamentos para saber como funciona o financiamento de imóveis. Eles podem ser variados, então, para quem quiser ter crédito imobiliário com os bancos, é essencial considerar as diferenças e as semelhanças de cada um.

Sistema PRICE

Esta opção conta com prestações fixas, juros decrescentes e amortizações crescentes. Assim, você paga o mesmo preço, com parcelas de juros diferentes e amortizações da dívida. É possível pagar menos juros, pois os pagamentos são corrigidos conforme a inflação com base na taxa de juros para financiamento de imóveis.

Sistema SAC

Refere-se a um sistema de amortizações decrescentes que conta com a redução das parcelas a longo prazo. A diminuição ocorre porque há uma variação nos juros, que acabam baixando com o tempo pela amortização da dívida. As primeiras parcelas são altas, mas, depois, a dívida acaba sendo paga com menor valor e juros reduzidos.

Sistema SACRE

Este é um sistema de amortização crescente que segue a lógica de que as prestações diminuem por um tempo. Quando o preço a ser pago pelas parcelas for aumentando até alcançar um ponto específico, ocorre a redução dos juros.

Sistema SFH

Este sistema não depende de decisões tomadas pelo banco, pois o Governo tem alguns subsídios para quem deseja comprar um imóvel usando esse crédito. Aqui, é permitido que você participe do programa de habitação seguindo as orientações em torno do valor do imóvel e do prazo da dívida.

Minha Casa, Minha Vida

Trata-se de um crédito imobiliário que democratiza a aquisição de moradia. Planejado para famílias de renda baixa, correspondente a certas faixas salariais, proporcionando condições facilitadas, aumento percentual do crédito que pode ser financiado e redução de juros da taxa anual para financiamento de imóveis

Financiamento completo

Neste montante relacionado ao financiamento, é possível incluir gastos extras, como taxas, impostos e outras despesas contratuais. Esses valores chegam até 3% do preço total da propriedade. Aqui, uma sugestão é usar um simulador de financiamento de imóveis

Assim, você terá ideia de como calcular o valor do financiamento de imóveis e o número de parcelas.

Atente-se à idade

Conforme a legislação atual, o contratante não pode ter mais de 80 anos no pagamento da última parcela. Como esse processo pode levar até 35 anos para ser pago, uma pessoa com idade acima de 45 anos pode ter dificuldades para quitá-lo.

Por isso, não faça o cálculo exato para financiamento de imóveis apenas com base nos custos. Fique atento à sua idade e, se for entrar em um crédito junto de outra pessoa, some a idade de todos os integrantes. Assim, fica mais fácil saber como calcular o valor do parcelamento.

Tenha uma conta na instituição

Ter uma conta aberta no banco em que você deseja fazer o financiamento de imóvel ajuda muito na hora de ter o crédito aprovado. Quanto mais antigo o cliente, maior será o histórico para analisar a movimentação bancária.

Saber a circulação exata de dinheiro na conta faz com que a instituição analise a aprovação do crédito com maior cuidado. Essa é outra maneira de comprovar sua renda para essa instituição financeira.

Faça convênios

mulher calculando despesasCertos bancos têm convênios com empresas públicas e privadas. Então, se você trabalha em uma companhia assim, é possível ter um crédito exclusivo, com juros mais baixos ou até ausência de entrada para financiamento de imóveis.

Você curtiu conhecer maiores detalhes sobre financiamento de imóveis? Nesse caso, confira outras novidades com os conteúdos especiais do blog do Meu Imóvel! Também dê uma olhada no catálogo do site. Por lá, você encontra o empreendimento ideal para toda a família.