Você já ouviu falar em penthouse? Provavelmente não, uma vez que é um conceito não muito popular nos prédios brasileiros. É possível, ainda, que você tenha confundido esse tipo de apartamento com as coberturas, que são as mais conhecidas.

Se você não sabe o que é penthouse, não se preocupe! Neste texto, o Blog Meu Imóvel traz todas as informações sobre esse tipo de apartamento, como as características principais e as diferenças entre outras estruturas, que podem ser facilmente confundidas.

Afinal, o que são apartamentos penthouse?

penthouse

Poucas pessoas sabem, realmente, o que são as penthouses e como surgiram. Ela é um tipo de apartamento — como os padrões, duplex, coberturas e afins — localizado na cobertura de um edifício, onde a última laje do prédio não é o teto do apartamento ou a sua área de lazer, mas, sim, o solo da residência.

O conceito surgiu nos Estados Unidos, na década de 20, quando alguns arquitetos notaram a possibilidade de aproveitar o espaço no topo dos prédios. O telhado do icônico Hotel Plaza, em Nova Iorque, foi o primeiro a receber uma penthouse.

A inovação dessa estrutura do Hotel Plaza fez com que o estilo se tornasse um conceito, que passou a ser copiado em várias outras regiões. No Brasil, é difícil encontrar edifício com penthouse, uma vez que a ideia não se tornou muito popular no país como em outras regiões do mundo.

Características de uma penthouse

Saber o que é um apartamento penthouse vai além do seu conceito. Assim como os demais tipos de unidades residenciais, ele possui características únicas, mas que podem causar confusão em quem está começando a conhecer o estilo.

Por conta de sua localização — em cima da última laje de um prédio —, as penthouses acabaram proporcionando uma das características mais agradáveis e únicas entre os tipos de apartamento: as janelas grandes, que podem se transformar, facilmente, em uma parede de vidro e dar um toque especial à unidade.

Outra característica, que complementa a primeira, é o pé-direito alto, que pode ser duplo. Esse ponto, inclusive, é um dos principais responsáveis pela confusão entre penthouses e lofts. O segundo estilo de apartamento carrega referências industriais, como tijolos e encanamento aparentes, o que não acontece com o primeiro.

Os ambientes da penthouse são integrados, como os studios, e têm maior incidência solar, por estar em um local muito alto. Além disso, a vista dos moradores é privilegiada e única.

A área de lazer da também é privilegiada. Muitas vezes, consiste em um espaço aberto, que pode ser um terraço com piscina, churrasqueira ou outras opções confortáveis para os convidados de uma confraternização.

Vantagens de morar em uma penthouse

penthouse

Há muitas vantagens em morar em uma penthouse e todas graças à sua localização. Além da vista panorâmica, os moradores desse tipo de unidade contam com um espaço que protege sua privacidade, mesmo com as janelas grandes e a área de lazer aberta.

Sua área útil costuma ser maior, proporcionando a possibilidade de um apartamento térreo, bem como um de dois andares. Nessas construções, a criatividade de composição de ambientes está liberada. Para finalizar, todas essas vantagens contam com a segurança e o conforto que um condomínio pode oferecer a seus moradores.

Acompanhe o Blog Meu Imóvel

Agora que você já sabe o que significa penthouse e todas as suas vantagens e características, que tal acompanhar as publicações do Blog Meu Imóvel? Aqui você encontra informações sobre outros tipos de apartamentos, além de dicas de decoração, organização e as principais tendências de design. Confira!